Descubra verdades e mitos sobre o e-mail marketing

Em um passado não muito distante, diversos mitos sobre o e-mail marketing circulavam na internet.

Haviam diversas “regras” quanto a melhores horários fixos para envio, sobre como escrever o assunto e o conteúdo da mensagem, dentre outras.

Mas no mundo digital, a realidade muda rapidamente e o que era “lei” ontem pode não valer mais hoje.

A escolha do melhor horário para disparo do e-mail, por exemplo, deve considerar todas as características e comportamentos da base presente no CRM, e muitos outros fatores.

Também é importante compreender com detalhes os diferentes tipos de campanhas (newsletters, anúncios de promoções, campanhas de aniversário etc.).

Descobrir o momento exato de mandar o e-mail é uma tarefa que exige a combinação perfeita desses pontos.

Mitos sobre o e-mail marketing

Algumas regras para envio de campanhas caíram por terra.

Uma delas estabelecia que o horário do almoço apresentava excelente retorno. Uma pesquisa da Informz com empresas do Reino Unido, dos Estados Unidos e Canadá analisou 600 milhões de e-mails.

open rate desse horário foi de 33,9% – muito próxima dos 32% registrados no período compreendido entre o fim da tarde e o início da noite. 

De acordo com o estudo, o horário ideal para envio de mensagens era a parte da manhã. A taxa de abertura de emails chegou a 39%.

Uma das explicações para o índice se baseava no fato de a pessoa ter maior disponibilidade para checar a caixa de entrada do correio eletrônico ao chegar ao trabalho. 

Mesmo o parâmetro tido como clássico – envio entre terça e quinta-feira pela manhã – pode não funcionar com tanta eficiência em determinados casos.

Hoje já há registros que apontam uma crescente taxa de abertura de e-mails nos fins de semana. O que teria provocado a mudança? Há algumas teorias que buscam explicar o fenômeno.

A primeira aponta o menor número de mensagens recebidas nos sábados e domingos, o que daria destaque às mensagens de campanhas.

Outra tese indica a massificação dos smartphones, que permite ao usuário acessar com mais facilidade e a qualquer momento sua caixa de correio eletrônico.

O melhor momento para cada caso

O sonho de todo analista de CRM é encontrar a fórmula que indique qual o melhor momento para enviar o e-mail de sua campanha. Só que ela não existe.

Apenas a análise detalhada do perfil do usuário e a realização de sucessivos testes permitirão escolher o horário adequado.

O perfil do usuário pode ser traçado com o auxílio de ferramentas de inteligência analítica, que conjugam dados demográficos, sociais e de comportamento online para direcionar mensagens automáticas, inteligentes e personalizadas.

Informações como histórico de compras, hábitos de navegação, produtos pesquisados no site, idade, sexo, profissão e localização geográfica permitem segmentar a base de clientes.

Tal análise ajuda a definir o momento ideal de envio de e-mail marketing.

Novos cenários e oportunidades

Os dispositivos móveis alteraram radicalmente a forma de utilizar a internet.

Segundo estudo do Ibope Ratings, o número de acessos à web por meio de smartphones e tablets já supera o registrado com desktops e laptops. Hoje, qualquer tempo disponível é utilizado para navegação.

O novo cenário ajuda a tornar ainda mais complexa a definição da estratégia de envio de mensagens.

Assim, o profissional de marketing precisa estar atento às oportunidades que surgem. Eis 3 exemplos simples sobre aproveitar as chances de fechar novos negócios.

  • Previsão de chuva no fim de semana: O restaurante delivery envia no sábado pela manhã ofertas de pratos especiais, ressaltando a comodidade de receber a comida em casa.
  • Vitória no futebol: quarta, sábado e domingo são dias de rodadas nos campeonatos de futebol em todo o país. Lojas de material esportivo podem saber para qual clube o cliente torce. Se venceu? Aproveite o estado de euforia do consumidor e envie ofertas de produtos como camisa do clube, calção, meiões etc. Mande a mensagem logo após o encerramento da partida.
  • Ingresso: o histórico do cliente no site de ingressos mostra que ele costuma adquirir entradas para o cinema às sextas-feiras. Aproveite a oportunidade e consolide o hábito de compra. Dispare mensagens nesse dia anunciando os filmes do gênero preferido de cada pessoa. Pense em ofertas especiais para fidelizar o comprador.

Mesmo não havendo “fórmula mágica” para definir de forma geral o melhor momento de envio de campanhas de e-mail marketing, é possível detectar em cada caso o horário mais adequado.

O importante é conhecer a sua data-driven persona e se adequar às peculiaridades dos segmentos.

Como você planeja o envio de e-mail marketing? Sua empresa segue alguma estratégia? Conte-nos sobre os resultados obtidos no campo de comentários abaixo.

Postagens similares

Descubra verdades e mitos sobre o e-mail marketing

Em um passado não muito distante, diversos mitos sobre o e-mail marketing circulavam na internet.

Haviam diversas “regras” quanto a melhores horários fixos para envio, sobre como escrever o assunto e o conteúdo da mensagem, dentre outras.

Mas no mundo digital, a realidade muda rapidamente e o que era “lei” ontem pode não valer mais hoje.

A escolha do melhor horário para disparo do e-mail, por exemplo, deve considerar todas as características e comportamentos da base presente no CRM, e muitos outros fatores.

Também é importante compreender com detalhes os diferentes tipos de campanhas (newsletters, anúncios de promoções, campanhas de aniversário etc.).

Descobrir o momento exato de mandar o e-mail é uma tarefa que exige a combinação perfeita desses pontos.

Mitos sobre o e-mail marketing

Algumas regras para envio de campanhas caíram por terra.

Uma delas estabelecia que o horário do almoço apresentava excelente retorno. Uma pesquisa da Informz com empresas do Reino Unido, dos Estados Unidos e Canadá analisou 600 milhões de e-mails.

open rate desse horário foi de 33,9% – muito próxima dos 32% registrados no período compreendido entre o fim da tarde e o início da noite. 

De acordo com o estudo, o horário ideal para envio de mensagens era a parte da manhã. A taxa de abertura de emails chegou a 39%.

Uma das explicações para o índice se baseava no fato de a pessoa ter maior disponibilidade para checar a caixa de entrada do correio eletrônico ao chegar ao trabalho. 

Mesmo o parâmetro tido como clássico – envio entre terça e quinta-feira pela manhã – pode não funcionar com tanta eficiência em determinados casos.

Hoje já há registros que apontam uma crescente taxa de abertura de e-mails nos fins de semana. O que teria provocado a mudança? Há algumas teorias que buscam explicar o fenômeno.

A primeira aponta o menor número de mensagens recebidas nos sábados e domingos, o que daria destaque às mensagens de campanhas.

Outra tese indica a massificação dos smartphones, que permite ao usuário acessar com mais facilidade e a qualquer momento sua caixa de correio eletrônico.

O melhor momento para cada caso

O sonho de todo analista de CRM é encontrar a fórmula que indique qual o melhor momento para enviar o e-mail de sua campanha. Só que ela não existe.

Apenas a análise detalhada do perfil do usuário e a realização de sucessivos testes permitirão escolher o horário adequado.

O perfil do usuário pode ser traçado com o auxílio de ferramentas de inteligência analítica, que conjugam dados demográficos, sociais e de comportamento online para direcionar mensagens automáticas, inteligentes e personalizadas.

Informações como histórico de compras, hábitos de navegação, produtos pesquisados no site, idade, sexo, profissão e localização geográfica permitem segmentar a base de clientes.

Tal análise ajuda a definir o momento ideal de envio de e-mail marketing.

Novos cenários e oportunidades

Os dispositivos móveis alteraram radicalmente a forma de utilizar a internet.

Segundo estudo do Ibope Ratings, o número de acessos à web por meio de smartphones e tablets já supera o registrado com desktops e laptops. Hoje, qualquer tempo disponível é utilizado para navegação.

O novo cenário ajuda a tornar ainda mais complexa a definição da estratégia de envio de mensagens.

Assim, o profissional de marketing precisa estar atento às oportunidades que surgem. Eis 3 exemplos simples sobre aproveitar as chances de fechar novos negócios.

  • Previsão de chuva no fim de semana: O restaurante delivery envia no sábado pela manhã ofertas de pratos especiais, ressaltando a comodidade de receber a comida em casa.
  • Vitória no futebol: quarta, sábado e domingo são dias de rodadas nos campeonatos de futebol em todo o país. Lojas de material esportivo podem saber para qual clube o cliente torce. Se venceu? Aproveite o estado de euforia do consumidor e envie ofertas de produtos como camisa do clube, calção, meiões etc. Mande a mensagem logo após o encerramento da partida.
  • Ingresso: o histórico do cliente no site de ingressos mostra que ele costuma adquirir entradas para o cinema às sextas-feiras. Aproveite a oportunidade e consolide o hábito de compra. Dispare mensagens nesse dia anunciando os filmes do gênero preferido de cada pessoa. Pense em ofertas especiais para fidelizar o comprador.

Mesmo não havendo “fórmula mágica” para definir de forma geral o melhor momento de envio de campanhas de e-mail marketing, é possível detectar em cada caso o horário mais adequado.

O importante é conhecer a sua data-driven persona e se adequar às peculiaridades dos segmentos.

Como você planeja o envio de e-mail marketing? Sua empresa segue alguma estratégia? Conte-nos sobre os resultados obtidos no campo de comentários abaixo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *