Encontrar um bom analista de CRM em uma entrevista não é uma tarefa fácil. Muitas vezes porque as empresas não sabem ao certo o que procurar e, é comum, não entenderem exatamente o que é um CRM.

Afinal, o que é essencial para a contratação de um profissional que será responsável por manusear e operar uma ferramenta CRM? Neste artigo, você saberá mais sobre:

  • As principais habilidades e experiências desejáveis nesse profissional;
  • Como será a rotina dele;
  • Quais serão suas responsabilidades;
  • Qual o perfil desejado.

Quais qualificações buscar em um analista de CRM?

Uma das principais competências que você deve procurar na pessoa que ocupará essa posição é um mindset data-driven. Ou seja, é importante ter habilidade com números, além de senso crítico e analítico para a tomada de decisões.

Por isso, caso o candidato não tenha experiência prévia com CRM, ter vivência com atividades relacionadas a análise de dados, tais como relatórios e acompanhamento de métricas, pode ser um bom ponto de partida.

O ideal é que a pessoa já tenha uma “bagagem” prévia com a criação de estratégias de e-mail marketing e monitoramento de métricas. Noções do mercado varejista e conceitos básicos de marketing e design também são altamente recomendados.

É importante também compreender qual o nível de maturidade que sua empresa espera desse profissional (estágio, Junior, Pleno ou Sênior).

Como será a rotina desse profissional?

A rotina de um analista de CRM consiste basicamente em:

  • Analisar perfis de clientes (compras e padrões de comportamento), definir personas e clusters;
  • Desenvolver e otimizar fluxos automatizados com foco em conversão;
  • Analisar e implementar melhorias para otimizar métricas;
  • Planejar, desenvolver e estruturar campanhas de e-mail marketing e/ou outros canais tais como: SMS, push mobile, browser push, entre outros;
  • Acompanhar os resultados e métricas das campanhas, observando se estão de acordo com os indicadores definidos previamente;
  • Aprimorar e otimizar as campanhas com base nos resultados, fazendo testes A/B, por exemplo;
  • Gerar relatórios semanais e mensais com insights de melhorias buscando otimizar cada vez o budget;

Vale lembrar que aprimorar e otimizar as campanhas é um trabalho diário e que demanda persistência, disciplina e capacidade analítica. Sempre tem algo que pode ser melhorado, e, para isso, devem ser feitos muitos testes.

Como encontrar um perfil adequado à vaga?

Como encontrar um perfil adequado à vaga?

O primeiro ponto é sempre desenhar uma persona. Dessa forma, será mais fácil elencar os principais requisitos que o candidato deve atender. Seja específico, não poupe detalhes na descrição. Neste momento, é interessante mapear todas as informações necessárias identificar quem será o candidato ideal para a vaga.

Nível de senioridade

Como mencionado, é necessário avaliar o contexto da sua marca.

Seu time de Marketing já possui uma estratégia de CRM com ao menos um profissional sênior e precisam dar maior tração aos processos operacionais? É provável que um estagiário ou um analista júnior (dependendo do volume de trabalho) sejam mais adequados.

Caso a empresa ainda não tenha uma equipe de marketing estruturada e precise acelerar este processo, o melhor caminho é contratar um profissional com maior nível se senioridade. Ele poderá estruturar e operar a estratégia com maior autonomia.

Se o caso for de dar passos menores e tem o iniciar alguns testes mais pontuais com a estratégia de CRM, recomenda-se a contratação de um profissional júnior/pleno.

É válido ressaltar que é fundamental desenhar suas personas com base na maturidade da empresa e nos projetos que vocês pretendem iniciar com relação a CRM, estratégias de e-mail marketing e retenção/fidelização de clientes.

Passamos pelas habilidades que são desejáveis e na rotina que ele irá desempenhar. Junte esses pontos e construa sua persona. Deste modo ficará, sem sombra de dúvidas, mais fácil contratar a pessoa ideal para conduzir ou fortalecer sua estratégia de relacionamento com clientes.

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Quais habilidades um analista de CRM precisa ter? Veja!

Encontrar um bom analista de CRM em uma entrevista não é uma tarefa fácil. Muitas vezes porque as empresas não sabem ao certo o que procurar e, é comum, não entenderem exatamente o que é um CRM.

Afinal, o que é essencial para a contratação de um profissional que será responsável por manusear e operar uma ferramenta CRM? Neste artigo, você saberá mais sobre:

  • As principais habilidades e experiências desejáveis nesse profissional;
  • Como será a rotina dele;
  • Quais serão suas responsabilidades;
  • Qual o perfil desejado.

Quais qualificações buscar em um analista de CRM?

Uma das principais competências que você deve procurar na pessoa que ocupará essa posição é um mindset data-driven. Ou seja, é importante ter habilidade com números, além de senso crítico e analítico para a tomada de decisões.

Por isso, caso o candidato não tenha experiência prévia com CRM, ter vivência com atividades relacionadas a análise de dados, tais como relatórios e acompanhamento de métricas, pode ser um bom ponto de partida.

O ideal é que a pessoa já tenha uma “bagagem” prévia com a criação de estratégias de e-mail marketing e monitoramento de métricas. Noções do mercado varejista e conceitos básicos de marketing e design também são altamente recomendados.

É importante também compreender qual o nível de maturidade que sua empresa espera desse profissional (estágio, Junior, Pleno ou Sênior).

Como será a rotina desse profissional?

A rotina de um analista de CRM consiste basicamente em:

  • Analisar perfis de clientes (compras e padrões de comportamento), definir personas e clusters;
  • Desenvolver e otimizar fluxos automatizados com foco em conversão;
  • Analisar e implementar melhorias para otimizar métricas;
  • Planejar, desenvolver e estruturar campanhas de e-mail marketing e/ou outros canais tais como: SMS, push mobile, browser push, entre outros;
  • Acompanhar os resultados e métricas das campanhas, observando se estão de acordo com os indicadores definidos previamente;
  • Aprimorar e otimizar as campanhas com base nos resultados, fazendo testes A/B, por exemplo;
  • Gerar relatórios semanais e mensais com insights de melhorias buscando otimizar cada vez o budget;

Vale lembrar que aprimorar e otimizar as campanhas é um trabalho diário e que demanda persistência, disciplina e capacidade analítica. Sempre tem algo que pode ser melhorado, e, para isso, devem ser feitos muitos testes.

Como encontrar um perfil adequado à vaga?

Como encontrar um perfil adequado à vaga?

O primeiro ponto é sempre desenhar uma persona. Dessa forma, será mais fácil elencar os principais requisitos que o candidato deve atender. Seja específico, não poupe detalhes na descrição. Neste momento, é interessante mapear todas as informações necessárias identificar quem será o candidato ideal para a vaga.

Nível de senioridade

Como mencionado, é necessário avaliar o contexto da sua marca.

Seu time de Marketing já possui uma estratégia de CRM com ao menos um profissional sênior e precisam dar maior tração aos processos operacionais? É provável que um estagiário ou um analista júnior (dependendo do volume de trabalho) sejam mais adequados.

Caso a empresa ainda não tenha uma equipe de marketing estruturada e precise acelerar este processo, o melhor caminho é contratar um profissional com maior nível se senioridade. Ele poderá estruturar e operar a estratégia com maior autonomia.

Se o caso for de dar passos menores e tem o iniciar alguns testes mais pontuais com a estratégia de CRM, recomenda-se a contratação de um profissional júnior/pleno.

É válido ressaltar que é fundamental desenhar suas personas com base na maturidade da empresa e nos projetos que vocês pretendem iniciar com relação a CRM, estratégias de e-mail marketing e retenção/fidelização de clientes.

Passamos pelas habilidades que são desejáveis e na rotina que ele irá desempenhar. Junte esses pontos e construa sua persona. Deste modo ficará, sem sombra de dúvidas, mais fácil contratar a pessoa ideal para conduzir ou fortalecer sua estratégia de relacionamento com clientes.

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