Saiba mais sobre Marketing Holístico no varejo

No atual contexto do varejo, demandas como a integração de canais de venda e a criação de estratégias focadas no consumidor omnichannel, são mais facilmente atendidas quando o varejista adota o marketing holístico.

Para tornar essa proposta mais clara, nós precisamos, em uma fase inicial, analisar como as empresas estão, geralmente, organizadas nos dias atuais.

O departamento de marketing, por exemplo, em boa parte das marcas, ainda trabalha de forma “isolada” ou, no máximo, mais próximo de algumas áreas específicas como CRM, Comercial e/ou Diretoria.

E quando olhamos para o negócio como um todo, há setores totalmente distantes uns dos outros, ou seja, sem o menor “diálogo” entre eles.

Nesse sentido, a recomendação do marketing holístico é reformular essa estrutura e cultura, fazendo com que todos os departamentos passem a estar conectados, unidos por uma missão e rumo ao mesmo objetivo.

Quando o varejista aplica essa metodologia, diversos benefícios são percebidos. Confira abaixo alguns deles!

Principais benefícios do marketing holístico

Se considerarmos marcas que têm uma estrutura robusta (loja física, virtual, franquias e etc.), é comum haver “ruídos” nos processos e/ou atores caminhando em sentidos opostos.

Na nossa experiência de 15 anos no varejo, nós já vimos de tudo:

  • Franqueados de um mesmo grupo utilizando diferentes plataformas de CRM;
  • Times de e-commerce criando estratégias apartadas das equipes focadas em lojas físicas;
  • Vendedores de lojas físicas conflitando com pares da loja virtual;
  • Coordenadores de CRM e de Marketing que mal se olham;

E no fim, quem mais “sofre” com isso são os clientes, afinal, graças a essas divergências entre áreas, pessoas e processos, são eles que se deparam com atendimento de baixa qualidade, ofertas nada customizadas, SPAM nos seus canais de comunicação, dentre outros.

Por essa razão, a ideologia do marketing holístico traz como um dos principais benefícios a resolução de todos os problemas citados acima, além da redução (ou eliminação) de custos, burocracias e desentendimentos.

Como aplicar o marketing holístico

O primeiro passo é a alta gestão “educar” todas as áreas da empresa sobre o que é marketing holístico e quais são os pilares desta estratégia.

Na sequência é interessante estipular um calendário de ritos fixos que devem ser promovidos para unir, integrar e colocar todas as áreas na mesma página. Esses ritos podem ser, por exemplo:

É importante também estabelecer OKRs e KPIs que vão ajudar a direcionar e mensurar o sucesso das ações de marketing holístico. Aqui vale aquela famosa máxima “se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.

E, concluindo, é fundamental contar tecnologias que vão suportar essa estratégia. O marketing holístico deve estar apoiado por plataformas de CRM, de gestão de pessoas, de rotinas comerciais, dentre outras.

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