No atual contexto do Varejo, o termo “Clienteling” está ganhando cada vez mais relevância. Conhecer esse assunto é crucial para proporcionar experiências memoráveis aos consumidores e aumentar a retenção.
Sumário
Hoje em dia, somente atender bem os clientes não é mais suficiente. O varejista precisa, obrigatoriamente, hiperpersonalizar todos os pontos de contato durante a jornada de compra, especialmente, as interações com os Personal Shoppers nas lojas físicas.
E é justamente essa a proposta do Clienteling: criar abordagens customizadas para engajar os consumidores e construir relacionamentos de longo prazo, por meio de comunicações fortemente relevantes.
Esse tipo de estratégia ganhou destaque no varejo de luxo internacional.
E aqui no Brasil, marcas como a FARM, Track&Field, Grupo Sacada, dentre várias outras, também estão conseguindo replicar diversas práticas e executar boas ideias.
A “coração” da estratégia de Clienteling são os dados do cliente (gênero, idade, local de moradia, compras anteriores, loja e vendedor de preferência, histórico de navegação e etc.).
Para hiperpersonalizar contatos e comunicações é primordial dispor de cadastros super completos onde estejam registradas as características e comportamentos históricos dos consumidores.
Algumas empresas têm fichas bem preenchidas no ERP e/ou plataforma de e-commerce. Contudo, é essencial que as informações se encontrem integradas, deduplicadas e centralizadas em um Software de CRM.
Esse ponto é bastante importante, afinal, essa plataforma permitirá configurar inúmeras segmentações avançadas de clientes e isso irá contribuir para realizar campanhas de marketing melhor direcionadas e mais eficazes.
Como dissemos na introdução, a estratégia de Clienteling pode abarcar múltiplos pontos de contato da jornada de compra. Entretanto, a interação com os vendedores de loja física tem peso especial, dada a possibilidade de se aproximar mais do cliente e de humanizar as conversas.
Neste sentido, é fundamental empoderar toda a equipe de vendas com tecnologias como o aplicativo Dito Agenda.
Esse APP entrega “na mão dos vendedores” listas segmentadas de consumidores com vários dados históricos que ajudarão a hiperpersonalizar o atendimento.
Veja a seguir exemplos de listas que podem ser criadas:
São inúmeras as oportunidades. O segredo é focar naquelas que serão mais rentáveis e benéficas para o seu negócio.
O contato em loja física é parte importante da estratégia de Clienteling, porém, o aplicativo Dito Agenda possibilita também a sequência do relacionamento entre vendedor e consumidor através do WhatsApp.
Dentre as premissas do Clienteling, uma é manter a recorrência de interações, e como nem sempre é possível fazer isso presencialmente, esse canal digital torna tudo mais fácil e rápido.
Para concluir esse texto, nós gostaríamos de te convidar para conhecer o aplicativo Dito Agenda.
As informações que apresentamos aqui foram somente um pequeno “aperitivo” e com uma demonstração gratuita, a estratégia de Clienteling pode se tornar mais clara para você.
Portanto, clique no banner abaixo para visitar o nosso site, preencha o formulário de contato e aguarde a ligação de um dos nossos especialistas. Até breve!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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