Veja como organizar o cadastro de clientes!

Fichas incompletas, duplicadas e/ou com dados errados. Essas são as principais “dores” do varejista que precisa descobrir, urgentemente, como organizar o cadastro de clientes.

Se estes também forem os seus problemas, siga na leitura, pois esse artigo contém uma série de sugestões práticas para te apoiar.

Vem com a gente?

Ferramenta “Dedo-Duro”

O varejista que está enfrentando as dificuldades mencionadas na introdução, geralmente, já tem uma base grande de consumidores no ERP, o que torna impossível organizar o cadastro de clientes sem uma ferramenta para esse fim.

Diante deste cenário, muitos deles optam por utilizar a feature “Dedo-Duro”, desenvolvida pela Dito CRM.

O Dedo-Duro é uma solução que aponta, automaticamente, o volume de transações onde o cadastro dos clientes foi preenchido corretamente, assim como a quantidade de cadastros incompletos.

Além disso, o Dedo-Duro também evidencia a origem dos cadastros, ou seja, fica claro no relatório da ferramenta quais são as lojas que estão fazendo um bom trabalho e quais não estão no que tange à captura dos dados dos clientes.

A partir dessa informação valiosa, você poderá, por exemplo:

  • Entender e registrar as boas práticas exploradas pelas lojas que estão com a qualidade dos cadastros elevada e compartilhar entre aquelas que estão pecando neste aspecto;
  • Premiar as lojas e vendedores que estão se destacando, tal como chamar a atenção e treinar quem não está conseguindo realizar bem essa tarefa;
  • Organizar “corridas de recuperação de cadastros”, focadas nas lojas que estão com baixa qualidade nas fichas de consumidores;

Em suma, a ferramenta Dedo-Duro tem ajudado muitas marcas a recuperar e a organizar o cadastro dos clientes; o que aumenta o conhecimento sobre a base e facilita a segmentação para ações de marketing digital.

Integrar o ERP e Plataforma de E-commerce

Outro ponto que reflete negativamente no cadastro é a não integração entre o ERP e a plataforma de e-commerce, afinal, se um cliente se cadastrar na loja física e na virtual, os dados não vão se cruzar, gerando assim, fichas duplicadas.

Uma solução para esse caso é buscar um CRM para o varejo de qualidade e solicitar um estudo de viabilidade técnica, para garantir que os sistemas que você opera podem ser integrados à essa ferramenta.

Sendo possível, os benefícios serão enormes e o problema de fichas duplicadas será resolvido. Um bom CRM, por meio do confronto de dados como e-mail ou CPF, conseguirá unificar e organizar o cadastro de clientes.

CDP (Customer Data Platform)

Vinculado ao tópico anterior, quem almeja organizar o cadastro de clientes, necessita ter em seu CRM, um CDP com grande capacidade de processamento de dados e que entregue as informações de forma célere, intuitiva e segmentada.

Pense com a gente: imagine que você integrou várias lojas físicas e um e-commerce a um CRM e que dados de compras e de clientes estão chegando aos montes a cada segundo.

Nesse contexto, se a sua plataforma de dados não estiver preparada para suportar essa operação, ela pode “cair” e, até mesmo, misturar dados que não têm relação um com o outro. E, no fim, o que deveria organizar, termina por desorganizar.

Assim sendo, quando estiver conversando com o fornecedor de CRM, o questione também sobre a capacidade do CDP que ele está te oferecendo.

Mudança de cultura

Para organizar o cadastro de clientes é essencial que você mude a cultura da empresa e reelabore o discurso dos seus vendedores.

Sendo mais claro, no momento atual do varejo, a exigência dos dados dos consumidores é ainda somente uma formalidade para concluir a compra, contudo, isso deve ser repensado.

O cliente, durante a conversa com o vendedor, precisa entender que a cessão de dados não é unicamente para fechar o pedido, mas sim, para receber benefícios especiais que só estarão disponíveis para quem tem cadastros completos.

É crucial ficar explícito que se a marca conhece melhor o cliente através de fichas bem preenchidas, naturalmente, ele receberá ofertas mais customizadas, descontos exclusivos e/ou experiências VIPS.

E então, o que achou destas dicas? Caso queira saber mais sobre o Dedo-Duro, CRM ou CDP, nós podemos agendar uma consultoria gratuita para responder às suas questões. Para agendá-la, basta clicar no banner abaixo. Até breve!

Fale com um especialista da Dito

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *