Demonstração Gratuita do CRM para Varejo da Dito

No atual cenário do varejo, onde a concorrência cresce cada vez mais, otimizar o e-commerce é crucial para se manter competitivo e vender mais.

Para ilustrar, segundo a Abcomm, em 2023, o faturamento total das loja virtuais bateu R$ 185 bilhões; valor 9% maior em comparação a 2022.

Esse resultado é bem positivo, mas, ao mesmo tempo, passa uma mensagem clara: a concorrência está cada vez maior.

Além das marcas que já atuam no varejo digital, várias outras também estão aderindo a este canal para conquistar clientes.

E uma consequência natural desse movimento é observarmos algumas falhas que comprometem a qualidade e a experiência do usuário.

Diante disso, neste artigo, nós listamos a seguir, 05 boas práticas que você deve se atentar para otimizar o seu e-commerce.

Confira!

Usabilidade

Para além de um canal de vendas, um e-commerce funciona também como uma vitrine.

Se buscamos cada vez mais a integração entre on e off, não é aceitável que uma marca possua uma loja física sofisticada e uma virtual sem uma estrutura à altura, por exemplo.

Opte por plataformas de e-commerce confiáveis e invista em UX.

Avalie se os menus estão organizados, se o e-commerce é intuitivo, se a navegação é fluida, se os processos apresentam barreiras para serem concluídos (como inserir um produto no carrinho e concluir a compra).

É fundamental que seu e-commerce seja responsivo, ou seja, adeque-se às dimensões de qualquer tela e que transmita ao visitante segurança.

Outra dica importante é contar com integrações seguras, confiáveis e que auxiliarão na experiência do cliente no seu e-commerce.

Opções limitadas

Neste caso, nos referimos principalmente à entrega e a formas de pagamento.

Se o cliente deve ser a prioridade número 1 das marcas, nada mais justo que ele tenha a opção de escolher se deseja receber em algum endereço ou retirar presencialmente.

Lembre-se que é estratégico para o negócio criar a cultura de unidade entre on e off para o consumidor omnichannel

Em relação a meios de pagamento, é comprovado que muitos clientes “esbarram” nessa questão na hora de concluir uma compra.

Não estamos falando necessariamente dos tradicionais meios (crédito, débito, boleto).

Ouça sua base de clientes para entender se mais opções de pagamento devem ser disponibilizadas ou se a marca deveria considerar ampliar a quantidade de parcelas permitidas.

Atualmente, existem várias formas de realizar transações financeiras e as marcas devem acompanhar essas evoluções, entendendo se o consumidor está se adaptando e aderindo a essas novidades. 

Processos de compra complexos

É super desafiador conduzir o visitante de um e-commerce ao final do funil de vendas.

Para evitar que ele seja perdido justamente nessa fase final do processo de compra, a recomendação é facilitá-lo ao máximo.

Algumas formas de descomplicar essa etapa são: oferecer a conclusão da compra com poucos cliques, não exigir cadastros longos, possibilitar a inclusão de mais produtos no carrinho de forma prática e não ter incluir conteúdo na página de pagamento.

Informações incompletas

É comum que alguns consumidores sintam-se inseguros ao realizar compras online. Afinal, não é possível experimentar o produto.

Por esse motivo, seu e-commerce deve estar sempre completo e atualizado com o descritivo dos produtos disponíveis. 

Utilize fotos de boa qualidade, faça uso de tutoriais em vídeo, descreva a mercadoria com a maior riqueza de detalhes que puder (dimensões, cores, materiais), inclua tabela de medidas e demais referências.

Algumas marcas de moda, por exemplo, informam as medidas do (a) modelo que está vestindo a peça de roupa para facilitar a identificação por parte do consumidor.

Atenção ao atendimento

Não é porque e-commerces são 100% self service que as marcas devem negligenciar o atendimento de boa qualidade.

Se você disponibiliza canais para que o consumidor entre em contato (WhatsApp, E-mail, Telefone), ele vai aguardar um retorno. 

Sempre mantenha à vista do visitante do seu e-commerce a política de atendimento e um FAQ.

Para marcas mais robustas, que possuem alto tráfego em sua loja virtual, é recomendado que um chatbot seja utilizado para prestar um atendimento com agilidade.

E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

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Como otimizar um e-commerce? Veja aqui!

Demonstração Gratuita do CRM para Varejo da Dito

No atual cenário do varejo, onde a concorrência cresce cada vez mais, otimizar o e-commerce é crucial para se manter competitivo e vender mais.

Para ilustrar, segundo a Abcomm, em 2023, o faturamento total das loja virtuais bateu R$ 185 bilhões; valor 9% maior em comparação a 2022.

Esse resultado é bem positivo, mas, ao mesmo tempo, passa uma mensagem clara: a concorrência está cada vez maior.

Além das marcas que já atuam no varejo digital, várias outras também estão aderindo a este canal para conquistar clientes.

E uma consequência natural desse movimento é observarmos algumas falhas que comprometem a qualidade e a experiência do usuário.

Diante disso, neste artigo, nós listamos a seguir, 05 boas práticas que você deve se atentar para otimizar o seu e-commerce.

Confira!

Usabilidade

Para além de um canal de vendas, um e-commerce funciona também como uma vitrine.

Se buscamos cada vez mais a integração entre on e off, não é aceitável que uma marca possua uma loja física sofisticada e uma virtual sem uma estrutura à altura, por exemplo.

Opte por plataformas de e-commerce confiáveis e invista em UX.

Avalie se os menus estão organizados, se o e-commerce é intuitivo, se a navegação é fluida, se os processos apresentam barreiras para serem concluídos (como inserir um produto no carrinho e concluir a compra).

É fundamental que seu e-commerce seja responsivo, ou seja, adeque-se às dimensões de qualquer tela e que transmita ao visitante segurança.

Outra dica importante é contar com integrações seguras, confiáveis e que auxiliarão na experiência do cliente no seu e-commerce.

Opções limitadas

Neste caso, nos referimos principalmente à entrega e a formas de pagamento.

Se o cliente deve ser a prioridade número 1 das marcas, nada mais justo que ele tenha a opção de escolher se deseja receber em algum endereço ou retirar presencialmente.

Lembre-se que é estratégico para o negócio criar a cultura de unidade entre on e off para o consumidor omnichannel

Em relação a meios de pagamento, é comprovado que muitos clientes “esbarram” nessa questão na hora de concluir uma compra.

Não estamos falando necessariamente dos tradicionais meios (crédito, débito, boleto).

Ouça sua base de clientes para entender se mais opções de pagamento devem ser disponibilizadas ou se a marca deveria considerar ampliar a quantidade de parcelas permitidas.

Atualmente, existem várias formas de realizar transações financeiras e as marcas devem acompanhar essas evoluções, entendendo se o consumidor está se adaptando e aderindo a essas novidades. 

Processos de compra complexos

É super desafiador conduzir o visitante de um e-commerce ao final do funil de vendas.

Para evitar que ele seja perdido justamente nessa fase final do processo de compra, a recomendação é facilitá-lo ao máximo.

Algumas formas de descomplicar essa etapa são: oferecer a conclusão da compra com poucos cliques, não exigir cadastros longos, possibilitar a inclusão de mais produtos no carrinho de forma prática e não ter incluir conteúdo na página de pagamento.

Informações incompletas

É comum que alguns consumidores sintam-se inseguros ao realizar compras online. Afinal, não é possível experimentar o produto.

Por esse motivo, seu e-commerce deve estar sempre completo e atualizado com o descritivo dos produtos disponíveis. 

Utilize fotos de boa qualidade, faça uso de tutoriais em vídeo, descreva a mercadoria com a maior riqueza de detalhes que puder (dimensões, cores, materiais), inclua tabela de medidas e demais referências.

Algumas marcas de moda, por exemplo, informam as medidas do (a) modelo que está vestindo a peça de roupa para facilitar a identificação por parte do consumidor.

Atenção ao atendimento

Não é porque e-commerces são 100% self service que as marcas devem negligenciar o atendimento de boa qualidade.

Se você disponibiliza canais para que o consumidor entre em contato (WhatsApp, E-mail, Telefone), ele vai aguardar um retorno. 

Sempre mantenha à vista do visitante do seu e-commerce a política de atendimento e um FAQ.

Para marcas mais robustas, que possuem alto tráfego em sua loja virtual, é recomendado que um chatbot seja utilizado para prestar um atendimento com agilidade.

E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

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