UX ecommerce

Veja 4 boas práticas de UX para e-commerce!

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A User Experience (UX) visa aperfeiçoar as interações entre uma marca e os clientes. Isso inclui a navegação na loja virtual, os contatos em mídias físicas e digitais e etc. Assim sendo, investir em estratégias de UX para e-commerce é essencial.

Quando o varejista virtual tem um time focado em proporcionar experiências perfeitas para os consumidores, ele tende a aumentar o engajamento nos seus conteúdos e nos canais de venda, o que, consequentemente, “alimentará” o CRM com dados relevantes sobre a sua audiência.

Além do benefício citado acima, quem aplica esforços em UX para e-commerce também irá melhorar a “receptividade” da loja virtual para pessoas que estão a visitando pela primeira vez e fidelizá-las no médio-longo prazo.

Sem falar que, interligado a essa vantagem, o tráfego qualificado orgânico e a indexação de palavras-chave devem evoluir, tal como o alinhamento com as Core Web Vitals do Google.

Apresentadas essas justificativas, neste conteúdo nós listamos 4 boas práticas avançadas que podem aprimorar a UX do seu e-commerce.

Vem com a gente?

Design de comportamento

Chamado de Behavioural Design, consiste em métodos para descobrir as razões por trás das ações das pessoas. Esse conceito nasceu do cientista comportamental B.J. Fogg, fundador da Behavior Design Lab em Stanford.

Segundo ele, a lógica dessa estratégia segue a seguinte fórmula:

Comportamento = motivação + habilidade + estímulo

Onde:

  • Motivação: fato que motiva o usuário a tomar uma ação (efetuar uma compra, por exemplo). Essas motivações podem ser sentimentos, necessidades, uma dor, desejo de se encaixar em um grupo social etc.;
  • Habilidade: consiste na habilidade do usuário em concretizar compras. Você deve tornar o processo o mais fácil possível. Quanto menos esforço for necessário para que o cliente compre, maior será a probabilidade da conversão;
  • Estímulo: são aspectos que fazem o usuário tomar a ação. Eles podem ser internos, como pensamentos, ou externos, como um alerta na página com uma chamada para ação. Exemplo: um CTA de “compre já” ou “baixe agora”.

Headless commerce

Headless commerce integra o front-end (parte frontal) visto pelo usuário com o back-end (infraestrutura interna) da sua plataforma. Essas duas camadas são separadas e conectadas por uma API.

Com isso o back-end consegue entregar conteúdos para diferentes ambientes front-ends, porém, de forma otimizada. Exemplo: uma página do e-commerce que se adapta, automaticamente, à tela de um smartphone.

Para que as informações sejam levadas ao ambiente frontal, não é preciso realizar grandes modificações no ambiente back-end. Isso torna o processo mais eficiente, ao mesmo tempo que entrega conteúdos personalizados aos usuários.

Análise colaborativa

A responsabilidade dos profissionais de UX para e-commerce não é apenas gerar insights através dos dados coletados pelo seu sistema.

Esses indivíduos devem julgar o que é relevante entre as informações colhidas e comunicá-las aos tomadores de decisão. Na sequência, as atualizações prioritárias deverão ser aplicadas pelos designers do projeto.

Esses atores devem estar alinhados aos mesmos objetivos, compreender exatamente as mudanças que devem ser feitas e os resultados esperados. Isso pode ser feito com o seguinte fluxo de trabalho:

  • O analista identifica padrões, estuda feedbacks e faz anotações relevantes;
  • designer analisa o trabalho e estipula como as novas ideias podem ser implementadas na prática;
  • O tomador de decisão confere se as implementações do designer estão de acordo com as recomendações do analista e decide as alterações;

CRM versus UX para e-commerce

É crucial que a plataforma de CRM da sua empresa evolua juntamente com as novas estratégias de UX para e-commerce. Manter ferramentas ultrapassadas pode fazer com que dados não sejam coletados e armazenados eficientemente.

E se isso acontecer, insights relevantes podem não ser percebidos e você não irá acompanhar as transformações no comportamento dos seus clientes.

Diante disso, quando for aplicar as estratégias de UX para e-commerce, considere contratar um fornecedor de CRM que esteja alinhado com as tecnologias e tendências atuais.

E então, o que achou deste conteúdo? Se quiser continuar aprendendo mais sobre o universo das lojas virtuais, agora leia este outro artigo sobre SEO para e-commerce! Esperamos que goste! Até breve!

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