SEO para ecommerce

Descubra 3 estratégias de SEO para e-commerce

Antes de entendermos detalhadamente o que é SEO para e-commerce e falar sobre algumas estratégias, é preciso ter o conceito de SEO bem claro em mente, assim como compreender a sua importância de maneira geral.

O que é SEO?

SEO quer dizer Search Engine Optimization.

Traduzindo de forma aproximada para o português, podemos dizer que o SEO é um conjunto de estratégias que visam otimizar um site para que ele ranqueie nas primeiras posições de um buscador como o Google ou Bing.

Aprofundando um pouco mais, numa estratégia de SEO são elencadas várias boas práticas que, se aplicadas, vão gerar como resultado o aumento do tráfego qualificado orgânico, da indexação de palavras-chave e, potencialmente, das vendas na sua loja virtual.

Nesse sentido, o SEO para e-commerce é a implementação dessas práticas para que o público encontre o site da sua marca, preferencialmente, na primeira página da SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados dos Motores de Busca).

A título de conhecimento, a SERP do Google, por exemplo, consegue exibir mais de 10 resultados (links) orgânicos e a “briga” para aparecer nas posições iniciais costuma ser grande.

Isso acontece, pois, conforme dados do próprio Google, 60% das pessoas não passam do terceiro link orgânico da primeira página e 90% finalizam a procura até o décimo link apresentado.

Diante destas informações, você não vai querer que o e-commerce da sua empresa fique longe das primeiras posições, não é?

Portanto confira a seguir o que fazer para dominar a SERP dos buscadores.

Pirâmide de prioridades do SEO para E-commerce

Agora que já é notório o quão relevante é estar nas primeiras posições da SERP, nós já podemos falar sobre estratégias específicas de SEO para e-commerce.

Assim sendo, o primeiro passo é básico, porém, precisamos relembrá-lo. Para que a sua estratégia de SEO seja efetiva, é crucial conhecer a Data-Drive Persona da sua empresa, tal como mapear a intenção de busca dela.

Além disso, é imprescindível descobrir tanto as palavras-chave (keywords) que os internautas aplicam para fazer pesquisas em todas as etapas do funil de vendas, quanto aquelas que os seus concorrentes diretos ou indiretos estão “atacando”. 

Para fazer essa tarefa, você pode utilizar ferramentas como o SEM RUSH (paga) ou  Google Keywords Planner e Ubersuggest que são gratuitas.

Cumpridas estas etapas primárias, é necessário, na sequência, estabelecer uma ordem de prioridade de ações, considerando a “pirâmide de prioridades do SEO para e-commerce” que abarca o SEO Técnico, o SEO on Page e o SEO off Page.

Logo abaixo vamos trazer o significado de cada um destes termos.

SEO técnico

Como base da pirâmide, temos o SEO técnico. Portanto, comece priorizando-o.

O SEO técnico, como o próprio nome sugere, é o conjunto de práticas adotadas na parte técnica do site e das páginas, que irão permitir que elas sejam indexáveis e ranqueadas. Enfim, são os “bastidores” da performance.

Para analisar o SEO técnico você pode começar realizando uma auditoria em pontos que são considerados como requisitos essenciais pelos buscadores. São eles:

  • A velocidade de carregamento das páginas;
  • A existência de sitemaps;
  • Páginas com erro 404;
  • Responsividade;
  • Segurança (protocolos);
  • Arquitetura;
  • Tamanhos e formatos das imagens;
  • Conteúdos duplicados

Para facilitar o trabalho da sua equipe de TI, outra ferramenta bem útil (e gratuita) que apoia o SEO técnico é o Google Search Console.

SEO On Page  

A próxima fase da pirâmide é constituída pelo SEO On Page, que é o que faz com que o conteúdo das páginas performe por meio de elementos que estarão visíveis aos usuários.

Os mecanismos de busca estão cada vez mais exigentes com o fator “experiência do usuário”. E para que eles tenham uma boa experiência, alguns itens devem estar evidentes no conteúdo de uma página.

Esses são alguns exemplos de recursos que são definidos como requisitos de SEO On Page para rankeamento de um e-commerce no Google:

  • Qualidade dos conteúdos (tamanho, relevância, acessibilidade);
  • Descrição completa e clara dos produtos;
  • Otimização de imagens;
  • Criação de URLs amigáveis;
  • Links internos;
  • Title tag;
  • Meta-description;
  • Heading tags;
  • Densidade de palavras-chave;
  • Destaque para as avaliações dos clientes;

SEO Off Page

Por último, mas não menos importante, temos o SEO Off Page no topo da pirâmide de prioridades de SEO.

O SEO Off Page é o trabalho realizado “fora do site” para que ele ganhe autoridade. Essa atividade abrange a estratégia de link building, os conteúdos para as mídias sociais que direcionam para o site, dentre outros.

Quando o algoritmo do Google “percebe” que há muitos links externos de qualidade ou canais “indicando” um determinado site, ele entende que o conteúdo da página em questão tende a ser valioso, logo, merece estar nas primeiras posições de SERP.  

Quanto maior a autoridade do domínio, maior a probabilidade dele ser exibido nos resultados de busca. Importante destacar que isso não acontece “da noite para o dia”. É um trabalho diário para obter bons resultados.

E falando em algoritmo do Google…

É sempre uma tarefa desafiadora interpretar o algoritmo do Google. As frequentes atualizações que ele sofre costumam impactar fortemente as estratégias de SEO para e-commerce.

E o maior problema por trás disso é que, boa parte das vezes, o Google não deixa claro quais foram as atualizações realizadas. À medida que o tempo passa, os experts da área até conseguem desvendá-las, contudo, quase nunca na totalidade.

Como exemplo destas atualizações, podemos citar a “Core Web Vitals”. Foi a partir dela que o fator “experiência do usuário” passou a ser supervalorizado e indicadores como a velocidade e estabilidade das páginas dos sites se tornaram focais.

Para ficar ciente destas atualizações, não há “receita de bolo”. O segredo é ficar de olho em conteúdos produzidos por especialistas da área como o Felipe Bazon, Victor Peçanha e outros.

Concluindo

Saiba que aplicando as estratégias de SEO para e-commerce que comentamos até aqui, a tendência é que você indexe um volume maior de palavras-chave e, consequentemente, também maximize o tráfego orgânico da sua loja virtual.

E isso é excelente e muito estratégico, afinal, se o seu site começar a receber tráfego gratuito de palavras-chave que antes eram atacadas apenas por meio de mídia paga (ADS), com o decorrer dos dias, você passará a economizar e poderá direcionar maior esforço financeiro para outras áreas do negócio.

E, como percebemos, a concorrência pelas primeiras posições nos buscadores está cada vez mais alta. Se não nos atentarmos e aplicarmos as estratégias de SEO para e-commerce, podemos ficar para trás, enquanto os concorrentes vendem mais e ganham maior autoridade.

E para concluir o nosso papo de hoje, agora que você já desvendou os mistérios do SEO para e-commerce, te convidamos  a continuar o aprendizado lendo um conteúdo relacionado a esse assunto: a UX para e-commerce.

Esperamos que goste! Até breve!

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