DMP

O que é Data Management Platform e como funciona?

Em tempos onde o omnichannel se consolida cada vez mais no varejo, o gerenciamento eficaz de dados de clientes e de transações comerciais se tornou crucial para o sucesso de qualquer negócio. Nesse sentido, uma Data Management Platform (DMP) é uma solução interessante para suportar esse processo.

Esta plataforma permite que os varejistas coletem, armazenem, analisem e usem dados para melhorar a operação.

Além disso, as DMPs também auxiliam na criação de campanhas de marketing mais eficazes, pois os dados captados podem ser usados para segmentar públicos e entregar mensagens mais relevantes.

Ao longo deste artigo, vamos discutir as principais vantagens de se usar uma DMP para o gerenciamento de dados no varejo, bem como suas aplicações práticas.

O que é Data Management Platform e como usá-la?

Uma Data Management Platform (DMP) é uma plataforma de gerenciamento de dados que permite a coleta, organização, análise e utilização de dados de várias fontes para melhorar a experiência do usuário.

As fontes mencionadas acima podem ser, por exemplo, sites, aplicativos, redes sociais, dispositivos móveis e etc.

A DMP é usada para ajudar as marcas a obter uma compreensão mais profunda de seus clientes, a fim de serem mais assertivas na comunicação, ao ponto de antecipar comportamentos e personalizar experiências.

Por exemplo, após capturar dados de canais diversos, será possível criar campanhas de remarketing de acordo com o comportamento de compra de cada cliente, oferecendo produtos relacionados aos itens já adquiridos, maximizando assim, as chances de realizar novas vendas.

Além disso, a DMP também pode ser usada para apoiar as marcas a criar segmentos de usuários mais específicos e direcionar mensagens mais relevantes para eles.

A DMP auxilia também na criação de modelos de clusters mais avançados, na customização de copies de anúncios, de CTAs para e-mail marketing e na geração de insights para fluxos de conversão.

Como funciona uma data management platform

A DMP usa várias tecnologias para coletar dados, incluindo:

  • Cookies;
  • Pixels;
  • Tags;
  • APIs.

Estes dados poderão, então, ser aplicados ​​para entender melhor o comportamento do público e criar campanhas de ADS mais assertivas, por exemplo.

Benefícios da data management platform

O uso de uma DMP no seu e-commerce pode trazer diversos benefícios, entre eles:

Maior visibilidade dos dados

Uma data management platform (DMP) permite que os gestores de e-commerce acessem e analisem seus dados de forma mais eficiente, permitindo a visualização de todas as informações em um único lugar.

Isso ajuda a melhorar a tomada de decisão e aumentar a eficiência operacional.

Melhor segmentação de clientes

Uma DMP permite que a marca segmente seus clientes de acordo com seus interesses, categorias fins do e-commerce, comportamentos e preferências.

Isso ajuda a direcionar os esforços de marketing para os clientes certos, o que aumenta a eficácia das campanhas.

Maior personalização de públicos

Uma DMP possibilita definir públicos alinhados à estratégia de conversão das campanhas, tudo personalizado com o ICP. Isso ajuda a aumentar a satisfação do cliente e a fidelidade à marca.

Maior eficiência operacional e redução de custos

Uma DMP permite que a marca acesse e analise seus dados de forma mais eficiente, o que otimiza os processos operacionais e reduz custos vinculados à prospecção.

Mais insights e criatividade assertiva

Uma DMP proporciona a obtenção de insights valiosos sobre os consumidores, o que ajuda a melhorar a tomada de decisão e aumentar a eficiência criativa.

DMP e CDP são a mesma coisa?

Não, DMP (Data Management Platform) e CDP (Customer Data Platform) não são a mesma coisa.

Embora DMP e CDP sejam usados para ajudar as marcas a gerenciar seus dados de clientes, eles são usados em momentos diferentes.

As DMPs são usadas para ampliar e melhorar a prospecção, e os CDPs ajudam a envolver e personalizar todas as fases da experiência do cliente.

CDP

Uma plataforma de dados do cliente (CDP) é uma ferramenta que ajuda a criar um retrato completo e unificado de cada cliente.

Ela reúne dados de diversas fontes, como sites, aplicativos móveis, ERPs de lojas físicas e DMPs.

Esses dados são usados para criar uma imagem completa dos clientes, fornecendo informações detalhadas sobre como impactá-los no momento e no canal certo.

DMP x CDP

Enquanto o DMP é focado na coleta de dados e comportamentos, o CDP tem a função primária de integrá-los, unificá-los e organizá-los.

No entanto, ambos os sistemas são usados para ajudar as marcas a entender melhor os clientes e aprimorar a estratégia do funil de vendas.

Otimize seu gerenciamento de dados

Ao gerenciar seus dados de maneira eficiente, você pode aproveitar as vantagens de ter uma base de dados consolidada e completa para otimizar campanhas de marketing.

Além disso, uma plataforma de gerenciamento de dados pode ajudar você a tomar decisões baseadas em ICP (Ideal Customer Profile, ou Perfil de Cliente Ideal) e a ter um melhor entendimento do seu fluxo de prospecção e jornada de compra.

Para saber mais sobre como obter o máximo dos seus dados, leia o nosso último post sobre CRM para o varejo e veja como essa solução pode te ajudar a aumentar a taxa de fidelização e de recompra.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *