CDP (Customer Data Platform)

O que é CDP (Customer Data Platform) no varejo?

No atual cenário do varejo, onde a efetividade das estratégias de marketing omnichannel depende cada vez mais de dados e insights relevantes sobre os clientes, os varejistas enfrentam desafios significativos na coleta, unificação e utilização eficiente dessas informações.

Nesse contexto, o Customer Data Platform (CDP) surge como uma solução poderosa para resolver essa dor das marcas.

Neste artigo, exploraremos detalhadamente o significado e o poder do CDP, destacando como essa plataforma de dados pode ser utilizada para gerar inteligência e segmentações avançadas para impulsionar resultados.

O que é CDP?

Um Customer Data Platform (CDP) é uma plataforma projetada para coletar, unificar, gerenciar e enriquecer dados e informações sobre os clientes de uma empresa.

Ele atua como um ponto central que reúne dados provenientes de diversas fontes, como interações online, compras, atendimento ao cliente e mídias sociais.

Ao unificar essas informações, um CDP cria perfis detalhados de clientes, proporcionando uma visão holística e abrangente de cada indivíduo.

Fale com um especialista da Dito

As “dores” do varejista

Dificuldades na coleta e utilização de dados

Antes do aparecimento do CDP, os varejistas enfrentavam dificuldades na coleta e utilização eficiente dos dados dos clientes.

As informações ficavam dispersas em diferentes sistemas e canais, resultando em uma visão fragmentada e incompleta do público-alvo.

Além disso, a falta de integração entre os sistemas dificultava a realização de segmentações avançadas e a criação de estratégias de marketing direcionadas e personalizadas.

Com isso, olhar para a base de consumidores de uma forma organizada e inteligente era algo extremamente desafiador e praticamente inviável, afinal, para isso seria necessário ter uma estrutura robusta e complexa ou até depender de muito trabalho manual.

Como o CDP “cura” essas dores?

Coletar dados

Um CDP elimina a dor do varejista ao oferecer uma solução completa para a coleta de dados dos clientes. 

Ao integrar-se a diferentes fontes de dados (ERPs, Plataformas de E-commerce, APPs e outras bases que contenham dados sobre comportamento e/ou características do consumidor), o CDP permite que as empresas capturem informações valiosas em tempo real, garantindo que os perfis dos clientes estejam sempre atualizados e completos. 

Além disso, também possibilita buscar dados relacionados ao comportamento dos consumidores para com as marcas como, por exemplo, compras, navegação no e-commerce, geração e utilização de cashback, programas de fidelidade, entre outros.

Unificar perfis

A funcionalidade central de um CDP é a unificação dos perfis dispersos dos clientes. 

Ao conectar dados provenientes de diferentes fontes, o CDP elimina silos de informação e cria uma visão única e consistente de cada cliente. 

Isso permite que as empresas tenham uma compreensão precisa do comportamento, das preferências e do histórico de compras de cada indivíduo, resolvendo a dor do varejista em relação à falta de visão holística dos clientes.

Gerenciar dados e informações

O CDP não apenas armazena dados, mas também oferece recursos avançados de gerenciamento e organização das informações. 

Com a capacidade de classificar, indexar e marcar os dados, o CDP facilita o acesso e a pesquisa posterior.

Dessa forma, o profissional de CRM pode localizar rapidamente informações relevantes e utilizá-las para a criação de campanhas personalizadas e direcionadas, sendo também um grande aliado no cumprimento da LGPD.

Enriquecer perfis

Além de unificar dados, um CDP permite o enriquecimento dos perfis dos clientes. 

Ao se integrar a fontes externas de dados, como provedores de dados de terceiros, o CDP agrega informações adicionais aos perfis existentes. 

Com o enriquecimento de dados, as empresas obtêm uma compreensão ainda mais profunda dos clientes, incluindo interesses, comportamentos e preferências, resolvendo a dor do varejista em relação à falta de insights detalhados sobre seu público-alvo. 

CDPs mais avançados utilizam inteligência artificial e modelos estatísticos próprios para dar mais insumos aos perfis dos consumidores.

Segmentações avançadas e estratégias de clusterização

O CDP possibilita a realização de segmentações avançadas, resolvendo a dor do varejista no que tange à falta de direcionamento e customização nas estratégias de marketing.

Com base nos dados coletados e unificados pelo CDP, as empresas podem segmentar os clientes embasadas em características específicas, como perfil demográfico, comportamento de compra e engajamento. 

Além disso, estratégias de clusterização de consumidores, como a análise RFM ou RFV, podem ser aplicadas para identificar grupos de clientes com maior potencial de compra e engajamento, o que potencializa a estratégia de comunicação com base em modelos estatísticos e em comportamentos.

Resumindo

O Customer Data Platform (CDP) é a resposta para a dor do varejista em relação à coleta, unificação e utilização eficiente de dados no marketing.

Ao resolver essas dificuldades, o CDP proporciona uma visão holística dos clientes, permitindo segmentações avançadas e estratégias de clusterização eficazes. 

Com um CDP, as empresas têm acesso à inteligência de dados necessária para impulsionar resultados excepcionais no marketing, direcionando suas estratégias de forma personalizada.

Ao resolver a questão relacionada à gestão de dados e segmentação, o CDP se torna uma ferramenta indispensável para empresas que desejam maximizar o potencial de suas ações de marketing e alcançar resultados significativos.

Que tal conhecer o CDP da Dito CRM?

No CDP da Dito você encontrará soluções para conhecer e aproveitar ao máximo o potencial da sua base ativa de consumidores, possibilitando uma taxa de recompra maior. 

Também será possível aproveitar qualquer fonte de dados de comportamentos e características. Temos uma estrutura baseada em APIs, que favorece integrações de forma simples e rápida.

Ecossistema único e integrado

Hoje em dia, o varejo utiliza cada vez mais soluções descentralizadas para conseguir abranger todas as interações dos consumidores com as marcas, afinal, esse é um dos grandes desafios em ser omnichannel.

Dentro do nosso CDP, é possível trazer todos esses dados e integrar tudo no mesmo lugar. Acesso simples, prático e organizado.

Perfil unificado

É muito comum haver fichas de clientes duplicadas em outras plataformas.

Com base em parâmetros, é possível unificá-las para que a gestão do relacionamento com o consumidor seja mais completa e eficiente, permitindo que os dados de diversas fontes sejam contemplados no mesmo perfil.

RFM / RFV

O RFM / RFV se trata de um dos modelos mais eficientes para o varejo.

Essa metodologia estatística leva em consideração 03 pilares para construir clusters de consumidores: Recência, Frequência e Valor Monetário. 

Com base nestes parâmetros, é possível aprofundar o conhecimento sobre os diversos perfis de clientes presentes na sua base.

Segmentação sob medida

Entendemos que apesar de agregarmos informações preciosas para uma segmentação mais eficiente, quem realmente conhece o consumidor é a própria marca, afinal, é ela quem dita conceitos e mexe com o “sonho” do cliente.

Por isso, oferecemos todo o nosso poder de segmentação em tempo real para que o time de CRM possa explorar a base ativa da melhor forma possível, utilizando qualquer dado de comportamento ou característica, como os clusters do RFM ou o Dito Score, por exemplo, e consiga extrair o máximo de resultado de suas campanhas, comunicando com o consumidor certo, do jeito certo, na hora certa.

E então, o que achou deste artigo e do CDP da Dito? Deixe a sua opinião nos comentários.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *