O que é e como fazer a segmentação de clientes?

A segmentação de clientes no CRM, se feita de forma inteligente, facilita a personalização das ações de marketing. E, quando realizada explorando features de enriquecimento de dados, os resultados tendem a ser ainda melhores.

Assim sendo, o objetivo deste artigo é explicar o que é segmentação de clientes no contexto do varejo, qual a importância dessa atividade e, como soluções de enriquecimento de dados, contribuem para a qualidade dos segmentos.

Vem com a gente conferir?

O que é segmentação de clientes?

A segmentação de clientes, basicamente, consiste no agrupamento dos consumidores cadastrados no CDP, considerando, por exemplo, as suas características e comportamentos.

Existem 4 tipos de segmentação de mercado, porém, para que todas elas funcionem bem, o varejista deve ter fichas de clientes completas e, se possível, contar com soluções que agreguem dados estratégicos aos segmentos.

Qual a importância da segmentação de clientes?

Segundo um estudo da Harvard Business Review (HBR), 85% dos 30 mil novos lançamentos de produtos nos EUA não geraram a receita desejada pela falta de uma boa segmentação.

Esse dado evidencia que a segmentação de clientes é o “coração” da estratégia de CRM, afinal, segmentando corretamente, você irá customizar mais as suas campanhas de marketing e, consequentemente, enviar ofertas e os conteúdos certos para cada base de clientes impactada.

E falando em customização, conforme uma Pesquisa da Opinion Box, em parceria com a Dito CRM, 73% dos consumidores preferem comprar de marcas nas quais já tiveram experiências personalizadas, logo, a segmentação do público é extremamente importante.

E vale ressaltar ainda que o uso de “mensagerias genéricas” apresentam performances inferiores quando comparadas à sua utilização associada à segmentação de clientes.

Essa afirmação se baseia em um estudo do MailChimp onde, após analisar 09 milhões de campanhas de e-mail marketing, foram obtidos os seguintes resultados:

  • Abertura: + 14,31%
  • Abertura única: + 10,64%
  • Cliques: + 100,95%
  • Bounce: – 4,65%
  • Taxa de rejeição: – 3,90%
  • Descadastro: – 9,37%

Segmentação de clientes com enriquecimento de dados

Para enriquecer a sua base, você pode importar informações manualmente para ela, utilizar softwares que captam dados de outros sites e contar com ferramentas como o “Dito Inteligência”.

O “Dito Inteligência”, além dos dados presentes no seu ERP e Plataforma de E-commerce, agrega outras características e comportamentos dos seus clientes aos segmentos do CRM, a fim deixá-los ainda mais estratégicos.

Dentre as principais características e comportamentos, podemos destacar as que seguem abaixo.

Propensão de compra

Por meio de Inteligência Artificial (Dito IA), conseguimos segmentar no CRM os consumidores com “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa  Propensão” e/ou “Sem Propensão” para efetuar compras, no momento em que o segmento está sendo criado.

RFV (Recência, frequência e valor)

O Dito Inteligência, aplicando a metodologia de RFV (ou RFM), também agrupa os consumidores levando em conta a sua periodicidade e frequência de compras, tal como o montante (R$) comprado nos últimos 12 meses.

Preferências e comportamentos de consumo

E outra possibilidade do Dito Inteligência é trazer para dentro dos segmentos informações valiosas como a loja e o vendedor de preferência dos clientes, e seus canais de comunicação preferidos.

Conheça o Dito Inteligência

Agora que chegamos na reta final deste texto, se você acha importante fazer a segmentação de clientes de maneira estratégica e quer conhecer o Dito Inteligência, basta clicar no banner abaixo e agendar uma consultoria gratuita.

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