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Segmentação
Varejo

dez

12, 2019

Como segmentar campanhas efetivamente para o Natal

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O Natal é a data mais importante para as vendas no varejo, e segundo uma pesquisa conduzida pelo CNDL e SPC Brasil, esse ano deve movimentar R$ 60 bilhões na economia.

Esse valor é a soma do que foi movimentado em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças deste ano. 

Por isso, vale redobrar a atenção nas campanhas para essa data tão aguardada, na qual 119,8 milhões de brasileiros devem ir às compras este ano.

Os consumidores ouvidos pelo levantamento devem adquirir, em média, quatro presentes. Já o ticket médio, ou seja, o valor a ser gasto pelo consumidor com cada item comprado, será de R$ 124,99, e sobe para R$ 143,26 entre os consumidores das classes A e B e cai para R$ 119,11, entre consumidores de baixa renda. 

De modo geral, 37% dos consumidores acreditam que vão gastar mais no Natal deste ano na comparação com 2018. 

Para potencializar suas vendas neste Natal, separamos algumas dicas para suas campanhas arrasarem na segmentação:

Conheça seu público

Já falamos anteriormente sobre ter uma visão 360 da sua base de consumidores e porque isso é tão importante para suas vendas. É primordial para segmentar suas campanhas. 

Por isso, colete dados e estude o comportamento de compra dos seus consumidores. 

Normalmente, quanto a periodicidade de compra existem os 3 clusters básicos: 

  • Os Desengajados: aqueles que não compram há muito tempo;
  • Os Engajados: aqueles que compraram dentro de 60 dias ou menos;
  • Os Top Clientes: aqueles que sempre compram com a marca, têm um ticket médio mais alto.

Dentro de cada um desses clusters existem milhares de outros grupos, que possuem suas próprias experiências e preferências. 

Esses dados devem ser extraídos e estudados para criar segmentos coerentes com seu público e produtos. A ideia é entregar o produto certo para o cliente certo.

Crie segmentos

Para criar os segmentos é necessário ter em mente alguns critérios, como o perfil do consumidor, dados demográficos e de comportamento, além de aspectos sobre a sua marca e produtos.

Produtos similares

Nesta primeira situação, imagine uma campanha para consumidores que já compraram determinados produtos com ofertas de outros produtos que são similares ou de uma mesma categoria. 

Exemplos: 

  1. Pessoas que compraram sapatilha: oferte outros modelos de sapatilha, sapatos sem salto ou saltos mais baixos.
  2. Pessoas que compraram camiseta branca: envie uma coleção de camisetas em tons mais claros, nudes e/ou tons pastéis. 
  3. Pessoas que compraram jogos de panelas: seleção de utensílios de cozinha.

Produtos complementares

No caso dos produtos complementares a ideia é “comprou X, talvez você também precise de Y”.

Exemplos: 

  1. Pessoas que compraram blusas, envie ofertas de calças, saias, shorts. E vice versa.
  2. Pessoas que compraram celular: seleção de capinhas e películas protetoras para o modelo que o cliente comprou.
  3. Pessoas que compraram bolsas: seleção de carteiras.

Por comportamento: navegou na categoria X e não comprou

Através do comportamento do consumidor é possível traçar alguns padrões, entender qual tipo de produto ele estaria mais interessado, e, assim, chegar com a oferta certa para ele.

Exemplos:

  1. Pessoas que navegaram na categoria “Tênis de Corrida” e não compraram: envie uma seleção de tênis de corrida, e outros acessórios que ele possa se interessar: boné, viseira, meias, entre outros.
  2. Pessoas que navegaram na categoria “Maquiagem para Olhos” e não compraram: envie sombras, delineador, rímel, primer, e outros produtos desta categoria.

Reposição de produtos

No caso de produtos que têm tempo médio de consumo, como cosméticos, por exemplo, lembre seu cliente que seu produto pode estar acabando e precisa de reposição.

Por localização geográfica

Essa opção é interessante para ofertas específicas para uma região (frete grátis apenas para região Sudeste, por exemplo) ou caso sua marca possui lojas físicas, assim você consegue direcionar os consumidores para a loja mais próxima.

Presentes para o Natal

Sabemos que o Natal é, principalmente, uma data em que as pessoas vão presentear alguém querido. Os mais lembrados serão as mães (48%), cônjuges (46%), filhos (40%) e sobrinhos (24%), aponta a pesquisa do CNDL e SPC Brasil. 

O ranking dos produtos que os consumidores mais procuram no Natal são:

  1. Vestuário (58%)
  2. Brinquedos (40%)
  3. Perfumes e cosméticos (34%)
  4. Calçados (32%)
  5. Acessórios (25%)
  6. Livros (17%)
  7. Smartphones (14%)

Vale fazer uma seleção de presentes para toda a família.

No caso dos brinquedos, que são um dos mais procurados no natal, é interessante fazer um acompanhamento da idade da criança, para ofertar brinquedos condizentes.

Brinquedos como jogos de tabuleiro, podem ser ofertados como diversão para toda a família.

Outros pontos importantes

Na hora de preparar suas campanhas para o Natal, além de segmentar é importante se atentar com os pontos abaixo:

Periodicidade: para não ser considerado um chato do e-mail marketing, entenda, de acordo com cada cluster da sua base de consumidores, qual a periodicidade ideal para cada um deles. 

Clientes mais engajados tendem a responder melhor a um contato frequente, ao contrário dos desengajados. 

Personalização: para conferir uma proximidade do consumidor a sua marca, personalize as notificações chamando o cliente pelo primeiro nome, isso pode aumentar suas taxas de abertura. 

Emojis: quando usados corretamente, os emojis podem dar maior visibilidade aos seus e-mails, e, com isso, ajudar na taxa de abertura.

Layout: se preocupe com o layout dos seus e-mails, se ele é responsivo, se possui uma combinação de textos e imagens, para que a taxa de entrega não seja comprometida. 

Além disso, no que tange o visual, preocupe com a qualidade das fotos dos produtos, e também com a organização das ofertas e informações.

Ofereça também, conteúdos para seus consumidores. Comprar presente para outra pessoa pode ser uma tarefa difícil, que tal fazer um blog post com dicas de presentes para namorado(a), mãe, pai, filhos e sobrinhos?

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