vender no natal

Como vender mais no natal? Veja essas sugestões!

Se o ano não foi como a sua marca esperava e você precisa descobrir estratégias para vender mais no natal, fique tranquilo, pois esse artigo vai te ajudar.

Segundo uma pesquisa da Fecomércio, os varejistas estão considerando o natal a data mais importante do 2° semestre, então, essa é a oportunidade ideal para “correr atrás” das metas não batidas e se recuperar.

Essa expectativa se baseia no fato de que, em 2023, as vendas do varejo durante o natal deverão ser 5,6% maiores em comparação à 2022 (Fonte: CNN).

E assim sendo, nós decidimos preparar esse guia com as melhores estratégias de CRM e marketing para vender mais no natal.

Vem com a gente conferir?

Segmentação da base de clientes

O sucesso das estratégias de CRM se inicia pela segmentação da base de clientes, especialmente, quando se fala de campanhas natalinas.

O varejista deve ter em mente que os consumidores, pouco antes do começo de dezembro, passaram por dois grandes eventos, a Black Friday e a Cyber Monday, logo, enviar campanhas massivas e iguais para todos, é um erro enorme.

Assim sendo, é sugerido criar segmentos separados, considerando o momento de compra de cada grupo da base. Nesse sentido, confira abaixo alguns exemplos de possíveis segmentações e estratégias de comunicação.

Abriu e/ou clicou, mas, não comprou

Logo no limiar de dezembro, é interessante que você segmente no CRM todas as pessoas que abriram ou clicaram nas suas campanhas nos últimos 30 dias, mas, não compraram e também não se descadastraram.

No resultado deste segmento, surgirá o público que engajou e demonstrou interesse pelas suas ações da Black e da Cyber Monday, porém, por motivos diversos, não fechou um pedido.

Essa demonstração de interesse pela sua marca é um indício que faltou apenas o incentivo certo para a conclusão de uma compra, então, colocar os vendedores para abordar esses clientes, diretamente pelo WhatsApp, é uma boa ideia para customizar a conversa e oferecer o necessário para que uma conversão aconteça.

Navegação confusa no e-commerce

Essa segmentação é similar à anterior, porém aqui, você irá criar no seu CRM para o varejo um segmento das pessoas que navegaram nas páginas do e-commerce nos últimos 30 dias, mas também, não compraram.

Esse público pode não ter fechado um pedido devido à simples indecisão de não saber o que comprar ou porque não encontrou o que queria.

Assim sendo, para eles, é legal enviar uma campanha de e-mail marketing, usando o gatilho mental da “novidade”, apresentando, por exemplo, os 05 presentes de natal mais comprados na loja virtual na última semana.

Ou ainda, caso você tenha um histórico de compras mais completo desse grupo, faça uma lista de 05 produtos que são lançamentos para o natal, porém, que tenham relação com itens similares comprados no passado.

Descadastrou do e-mail, mas tem telefone ativo

Graças ao excesso de SPAM que chega durante a Black Friday e Cyber Monday, muitos consumidores acabam se descadastrando do canal de e-mail. Contudo, o mesmo comportamento não se repete no canal de SMS.

Por essa razão, especialmente quando se fala em SMS para e-commerce, essa mídia é muito eficaz para aumentar o faturamento online, por meio das compras feitas por impulso.

Perante esse fato, crie no seu CRM uma segmentação simples de pessoas que descadastraram o e-mail nos últimos 30 dias e não compraram, mas que têm telefone ativo.

Dispare para elas um SMS aplicando o gatilho mental da “urgência” e deixe claro que elas serão direcionadas para a página da loja virtual que contém as melhores ofertas para o natal deste ano.

Comprou pela última vez há 12 meses

Outra possibilidade que a sua marca deve explorar é a comunicação com quem está inativo há 12 meses, ou seja, com os clientes que compraram pela última vez no natal do ano anterior.

Já que esse público manifestou interesse pelas suas ofertas natalinas no passado, o mesmo comportamento pode acontecer novamente, desde que o incentivo correto seja oferecido.

Portanto, após configurar esse segmento na sua plataforma de CRM, envie para esses consumidores algumas campanhas com descontos mais agressivos e/ou reforce benefícios que a sua marca disponibiliza, como o cashback, por exemplo.

Pós-venda consultivo

Lembre-se que no relacionamento entre empresas e clientes, nem sempre o objetivo de um contato deve ser a venda. Claro que se a recompra ocorrer, excelente, entretanto, o diálogo para ouvir feedbacks também é crucial.

Diante disso, em dezembro, segmente na sua ferramenta de CRM os consumidores que compraram em novembro e envie para eles uma Pesquisa CSAT ou NPS.

Essas pesquisas vão te ajudar a compreender como o cliente avalia a experiência recente de compra, tal como, qual é a percepção geral dele no que diz respeito à sua marca.

E o melhor! Tendo posse de um software de CRM, você poderá segmentar os detratores e promotores, assim como planejar tratativas personalizadas para cada um desses grupos.

Dica bônus

E para você que chegou até aqui, nós reservamos uma sugestão especial. Recentemente nós publicamos um e-book com dicas de especialistas em varejo para vender mais no natal.

Esse material é gratuito e pode ser acessado clicando neste link. Quando finalizar a leitura, o compartilhe com os seus pares de trabalho e no Linkedin. Até breve!

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