O que é Cashback

Entenda o que é Cashback e como esse benefício funciona!

O Cashback, ou “dinheiro de volta”, é um benefício disponibilizado por algumas empresas com o objetivo de fidelizar os clientes, mas também, de incentivá-los a fazer novas compras o mais breve possível.

Talvez a cessão de Cashback soe para alguns como uma estratégia recente. No entanto, ela foi executada pela primeira vez nos Estados Unidos, no ano de 1986, pela Rede de Varejo Sears.

Naquela época, a Sears já havia desenvolvido o seu próprio cartão de crédito. Porém, com a enorme concorrência dos bancos que ofereciam o mesmo serviço, a varejista entendeu que precisava se diferenciar de alguma maneira.

E assim sendo, a empresa criou o Cashback com uma regra simples. Os utilizadores do cartão ganhavam de volta uma percentagem do que gastavam como crédito na fatura.

Daí em diante, o Cashback se tornou um verdadeiro sucesso. Muitos concorrentes da Sears adotaram variações do programa, inclusive, as próprias instituições financeiras que também trabalhavam com a oferta de cartões de crédito.

Segundo o Portal Valor Econômico, não há uma data exata em que o Cashback tenha chegado ao Brasil. Contudo, estima-se que ele se popularizou por volta do ano de 2007. Os bancos digitais e os grandes varejistas atuantes no comércio eletrônico contribuíram para isso.

Hoje em dia, conceder Cashback no Varejo já virou praticamente uma regra, afinal, os consumidores passaram a observar se as marcas liberam ou não esse benefício para decidir onde farão as suas compras. 

Ratificando a afirmação acima, com base em dados do SEBRAE, em torno de 6,4 milhões de empresas brasileiras já oferecem Cashback aos clientes. E segundo a CNDL, 17% dos consumidores preferem comprar de marcas que já disponibilizam a vantagem do “dinheiro de volta”.

Incrível, não é mesmo? Diante da relevância deste assunto, siga a leitura para aprofundar o seu conhecimento sobre o Cashback.

O que é Cashback e como funciona?

O Cashback, ou “dinheiro de volta”, é um benefício cedido ao consumidor logo após ele realizar uma compra; seja em loja física ou no e-commerce. Trata-se de um percentual financeiro sob o valor total do pedido fechado.

Exemplo fictício: a Joana, cliente do Grupo Lins Ferrão, navegou na loja virtual das Lojas Pompeia e concluiu uma compra pelo montante de R$ 250,00. Deste valor, ela recebeu 10% de Cashback, ou seja, R$ 25,00. Essa quantia poderá ser usada como desconto em compras futuras feitas pela Joana.

A porcentagem que é devolvida ao cliente é determinada pela empresa. Entretanto, um dos grandes problemas atuais vividos pelos varejistas são as regras “engessadas” impostas pelas Plataformas de Cashback.

A maioria das ferramentas disponíveis no mercado não permitem, por exemplo, customizar o percentual que é liberado para os consumidores com base no perfil de cada loja.

Contudo, quando a marca dispõe de um CRM como o da Dito, ela poderá criar e configurar inúmeras regras de geração e de resgate de Cashback, personalizando estratégias variadas com base no cenário individual dos canais de venda.

Sobre esse tema, um exemplo real que foi configurado recentemente por um dos nossos clientes do Varejo foi a customização do percentual de Cashback de acordo com a forma de pagamento.

Se o consumidor pagar a compra com o cartão fidelidade da marca, o valor ganho de Cashback será maior em comparação a meios de pagamento com o PIX ou cartão de crédito convencional.

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Quem tem direito a receber Cashback?

No contexto do Varejo, qualquer consumidor que concluir uma compra em uma marca que oferece Cashback, estará apto para receber o benefício.

Apesar disso, como dissemos no tópico anterior, com o apoio do nosso CRM, é possível configurar e automatizar regras customizadas para a geração e resgate de Cashback, então, dependendo da estratégia, você poderá determinar quais segmentos de clientes devem (ou não) receber Cashback.

Vale ressaltar que é importante criar normas claras e deixá-las disponíveis para a fácil consulta do público, afinal, você não vai querer criar algum mal entendido, certo?

Como oferecer Cashback para meus clientes?

Para oferecer Cashback aos seus clientes, o recomendado é fazer isso através de um Software de CRM que tenha essa solução integrada.

Se você contratar um sistema de Cashback que tenha somente essa função, provavelmente, irá se deparar com regras “travadas”, além de uma plataforma que “não conversa” com as demais ferramentas da sua empresa.

E do contrário, quando você adquire uma solução completa como o CRM, será possível clusterizar os consumidores, além de hiperpersonalizar estratégias e campanhas de marketing para a cessão de Cashback.

Benefícios

Os varejistas que implementam um Programa de Cashback observam vários ganhos para o negócio. Veja abaixo os principais:

  • Aumento da taxa de recompra e de retenção;
  • Elevação do LTV (Lifetime Value) e redução do Churn;
  • Crescimento do ticket médio e do gasto anual por cliente;
  • Notas mais altas no NPS e CSAT;
  • Queda no volume de consumidores inativos;

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Dúvidas frequentes sobre Cashback

Confira a seguir as principais perguntas (e respostas) dos consumidores acerca do Cashback.

Qual a tradução de cashback?

Para tornar mais fácil o entendimento sobre o significado de cashback, basta “cortar a palavra ao meio”, a separando em duas: “cash” e “back”.

Feito isso, se traduzirmos ambas do inglês, teremos então “dinheiro” e “voltar”. E a partir disso, adaptamos aqui no Brasil o significado para “dinheiro de volta”, visto que não há uma tradução exata na nossa língua.

Portanto, entenda o cashback como um “dinheiro que o cliente recebe de volta”, a partir do montante da compra realizada.

Quais são os tipos de cashback?

Existem 04 tipos principais de cashback: o direto, o indireto, aquele que é recebido em cartão de crédito e o social.

Basicamente o que os diferencia é como o cliente recebe o benefício, podendo variar entre dinheiro digital, pontos ou destinado para doações, por exemplo.

Cada empresa adota uma estratégia de liberação e resgate, então, é crucial que o consumidor consulte as regras da loja onde irá comprar.

Quais são as formas de receber cashback?

No varejo, o consumidor, geralmente, recebe cashback após concluir uma compra em uma empresa que ofereça esse benefício, seja em lojas físicas ou no comércio eletrônico.

Algumas marcas comunicam o saldo de cashback via SMS, outras por meio do WhatsApp, e há aquelas que usam aplicativos específicos para esse fim.

No entanto, como sabemos, não são somente varejistas que disponibilizam cashback. Empresas dos mais variados segmentos, como os bancos, por exemplo, oferecem essa vantagem. Então é essencial consultar caso a caso.

Como saber se tenho cashback no meu CPF?

Apesar de haver plataformas onde o saldo pode ser consultado, nós sugerimos que o cliente faça contato direito com a empresa onde deseja comprar e questione se há cashback disponível.

Estamos trazendo essa sugestão, pois pode acontecer das informações presentes nas plataformas estarem desatualizadas. E quando você consulta a empresa diretamente, mesmo que não tenha saldo livre, pode acabar sendo agraciado com um presente para fazer a próxima compra.

Quais são os melhores cashbacks?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois as marcas que utilizam o CRM da Dito, por exemplo, personalizam os percentuais de cashback de acordo com o canal de vendas, com base nos perfis dos consumidores e etc.

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