Se a sua marca tem um e-commerce e precisa criar e/ou aprimorar estratégias de CRM para a Cyber Monday, saiba que este artigo é para você.

Essa data comemorativa tem se tornado cada vez mais importante. Para justificar, segundo a NielsenIQ|Ebit, em 2022, a Cyber Monday gerou o faturamento de R$ 737 milhões, com o ticket médio de R$ 493,95.

E o potencial de expansão é enorme! As vendas virtuais no varejo norte-americano, por exemplo, bateram o recorde de US$ 11,3 bilhões, de acordo com dados da Adobe Analytics (Fonte: CNN Brasil).

Perante esses números e perspectivas positivistas, nós decidimos preparar esse conteúdo para auxiliar quem ainda não conhece as melhores estratégias de CRM para a Cyber Monday.

Vem com a gente conferir?

Reativação de base com cashback

Caso a sua empresa já tenha adotado a cessão de cashback há um tempo, essa é a hora de utilizar esse artifício para vender mais durante a Cyber Monday.

Nesse sentido, nós te aconselhamos a segmentar no seu CRM para varejo todos os seus melhores clientes que tem cashback vencendo e que, preferencialmente, não compraram durante a Black Friday.

Feito esse agrupamento, é interessante que os vendedores abordem essas pessoas lembrando deste benefício e mencionando que há ainda no e-commerce produtos com preços da Black.

Como o cashback está prestes a vencer, aplique nas mensagens de WhatsApp os gatilhos mentais da urgência e da escassez. A soma destes ingredientes, pode ajudar a converter mais consumidores na loja virtual.

Caso você queira impactar também quem tem cashback vencendo, mas comprou durante a Black Friday, é sugerido enviar uma mensagem em tom de relacionamento, ou seja, apenas agradecendo pelas compras recentes.

Entretanto, neste ensejo, aproveite a oportunidade para dar ênfase ao montante de cashback disponível. Essa informação pode induzir o cliente a querer ver e adquirir produtos complementares aos adquiridos na Black.

Desconto em produtos específicos + benefício extra

Outra estratégia que costuma gerar bons resultados é manter os preços da Black Friday em produtos específicos, porém, agregando um benefício extra como o frete grátis.

Esse tipo de campanha é uma excelente opção, especialmente para as marcas que não bateram as metas de vendas e que precisam “queimar” o excesso de estoque parado.

Portanto, selecione os produtos que tiveram um giro inferior ao esperado e, logo nas primeiras horas da segunda-feira, envie por meio do seu CRM, campanhas de SMS, usando gatilhos de “surpresa” e “urgência”.

Exemplo de copy: “Fulano, veja essa lista de produtos surpresa com desconto de Black Friday + frete grátis. Expira em 8 horas”.

Apesar de estarmos fazendo essa proposta, faça as contas e analise a viabilidade de realizar esse tipo de campanha, afinal, tantos descontos mais o custo do SMS, podem gerar prejuízo, principalmente, se o frete for para regiões do Brasil distantes dos seus pontos de distribuição.

Pós-venda com pesquisa de opinião

Lembre-se que na relação entre marcas e consumidores, nem sempre deve-se focar em estratégias que estimulam a recompra.

Em alguns momentos é saudável criar campanhas para ouvir o cliente e captar feedbacks para melhorar a operação. E, neste sentido, as Pesquisas CSAT e NPS são as melhores ferramentas para cumprir esse fim.

Quando você for configurá-las no seu CRM, aproveite para agregar na tela de agradecimento pela resposta, uma mensagem curta dizendo que as ofertas de Cyber Monday já estão rolando no e-commerce.

Os clientes promotores que responderem a pesquisa, com certeza, vão ficar curiosos e querer “dar um pulo” na loja virtual para conferir. Esse tipo de ação, além de produzir insights valiosos, pode acabar também gerando alguns pedidos extras.

E então, o que achou destas sugestões? Aproveite esse momento para conhecer outras estratégias que os grandes varejistas estão aplicando agora! Clique aqui para baixar, gratuitamente, o material que fala sobre esse tema.

Até breve!

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Cyber Monday: veja estratégias para vender mais na data

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E o potencial de expansão é enorme! As vendas virtuais no varejo norte-americano, por exemplo, bateram o recorde de US$ 11,3 bilhões, de acordo com dados da Adobe Analytics (Fonte: CNN Brasil).

Perante esses números e perspectivas positivistas, nós decidimos preparar esse conteúdo para auxiliar quem ainda não conhece as melhores estratégias de CRM para a Cyber Monday.

Vem com a gente conferir?

Reativação de base com cashback

Caso a sua empresa já tenha adotado a cessão de cashback há um tempo, essa é a hora de utilizar esse artifício para vender mais durante a Cyber Monday.

Nesse sentido, nós te aconselhamos a segmentar no seu CRM para varejo todos os seus melhores clientes que tem cashback vencendo e que, preferencialmente, não compraram durante a Black Friday.

Feito esse agrupamento, é interessante que os vendedores abordem essas pessoas lembrando deste benefício e mencionando que há ainda no e-commerce produtos com preços da Black.

Como o cashback está prestes a vencer, aplique nas mensagens de WhatsApp os gatilhos mentais da urgência e da escassez. A soma destes ingredientes, pode ajudar a converter mais consumidores na loja virtual.

Caso você queira impactar também quem tem cashback vencendo, mas comprou durante a Black Friday, é sugerido enviar uma mensagem em tom de relacionamento, ou seja, apenas agradecendo pelas compras recentes.

Entretanto, neste ensejo, aproveite a oportunidade para dar ênfase ao montante de cashback disponível. Essa informação pode induzir o cliente a querer ver e adquirir produtos complementares aos adquiridos na Black.

Desconto em produtos específicos + benefício extra

Outra estratégia que costuma gerar bons resultados é manter os preços da Black Friday em produtos específicos, porém, agregando um benefício extra como o frete grátis.

Esse tipo de campanha é uma excelente opção, especialmente para as marcas que não bateram as metas de vendas e que precisam “queimar” o excesso de estoque parado.

Portanto, selecione os produtos que tiveram um giro inferior ao esperado e, logo nas primeiras horas da segunda-feira, envie por meio do seu CRM, campanhas de SMS, usando gatilhos de “surpresa” e “urgência”.

Exemplo de copy: “Fulano, veja essa lista de produtos surpresa com desconto de Black Friday + frete grátis. Expira em 8 horas”.

Apesar de estarmos fazendo essa proposta, faça as contas e analise a viabilidade de realizar esse tipo de campanha, afinal, tantos descontos mais o custo do SMS, podem gerar prejuízo, principalmente, se o frete for para regiões do Brasil distantes dos seus pontos de distribuição.

Pós-venda com pesquisa de opinião

Lembre-se que na relação entre marcas e consumidores, nem sempre deve-se focar em estratégias que estimulam a recompra.

Em alguns momentos é saudável criar campanhas para ouvir o cliente e captar feedbacks para melhorar a operação. E, neste sentido, as Pesquisas CSAT e NPS são as melhores ferramentas para cumprir esse fim.

Quando você for configurá-las no seu CRM, aproveite para agregar na tela de agradecimento pela resposta, uma mensagem curta dizendo que as ofertas de Cyber Monday já estão rolando no e-commerce.

Os clientes promotores que responderem a pesquisa, com certeza, vão ficar curiosos e querer “dar um pulo” na loja virtual para conferir. Esse tipo de ação, além de produzir insights valiosos, pode acabar também gerando alguns pedidos extras.

E então, o que achou destas sugestões? Aproveite esse momento para conhecer outras estratégias que os grandes varejistas estão aplicando agora! Clique aqui para baixar, gratuitamente, o material que fala sobre esse tema.

Até breve!

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