Inicio da Primavera

Início da primavera: veja oportunidades para o varejo!

O início da primavera deste ano coincide com um momento que, à primeira vista, parece bem desafiador para o e-commerce, afinal, estamos vivendo o pós-pandemia, a alta dos preços preocupa o mercado e a perda do poder de compra aflige o consumidor.

Porém, mesmo com esse cenário, as expectativas são otimistas. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no primeiro semestre de 2022, o setor teve um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

E a projeção para o segundo semestre segue positiva. Estima-se que o faturamento do e-commerce atinja a casa de R$ 91,5 bilhões.

Datas relevantes como o dia do cliente, o início da primavera e a Copa do Mundo + Black Friday devem contribuir para que este resultado financeiro seja alcançado.

Apresentado esse panorama inicial, siga na leitura deste post para descobrir quais outros desafios e oportunidades a temporada das flores irá trazer para o comércio virtual do Brasil, além de possibilidades para alavancar as vendas.

Principais desafios do e-commerce

Conforme comentamos na introdução, o comércio varejista virtual está encarando um contexto adverso neste ano de 2022.

Por mais que já tenhamos evoluído para um quadro de pós-pandemia e existam promessas animadoras, a incerteza ainda impera dado que, além dos fatores já ditos no início, há a imprevisibilidade trazida pela troca ou manutenção de governos após as eleições.

Ademais, outro tópico que vem “borbulhando” a mente dos gestores de e-commerce é a mudança no comportamento do consumidor e a evolução da jornada de compra multichannel para a omnichannel. 

Aplicar a integração de canais e garantir para o cliente uma experiência de consumo sem “gaps”, está dando dor de cabeça em muitas lideranças.

Expectativa para o início da primavera

Os dias mais ensolarados da primavera, naturalmente, vão incentivar as pessoas a saírem mais de casa e, consequentemente, a querer renovar o guarda-roupas.

E é provável que este comportamento seja intensificado neste ano, já que nos 2 anteriores, haviam restrições de circulação devido à pandemia.

Prova disso encontra-se, por exemplo, no setor de turismo.

Segundo esta matéria da CNN Brasil, quatro em cada dez agências do setor no Brasil registraram um faturamento maior no segundo trimestre de 2022, frente aos mesmos três meses em 2019, momento anterior à pandemia do coronavírus.

Outros dados que trazem boas perspectivas para o início da primavera estão presentes neste conteúdo da Revista Exame. Nele é citada uma pesquisa realizada pela Globo onde foi apontado que:

  • Para 62% dos consumidores, existe a esperança de progresso para o segundo semestre do ano;
  • E com essa possível progressão, 34% das pessoas pretendem comprar roupas e calçados, 32% almejam gastar com alimentação e bebidas e 26% preferem investir na educação, com cursos e escola;

Como é possível notar através destes números, o início da primavera promete aquecer vários setores, então, prepare a sua loja virtual, pois vem coisa boa por aí.

Oportunidades para o 2º semestre

Nos parágrafos limiares deste artigo nós citamos algumas datas comemorativas que devem aquecer o comércio virtual após o início da primavera. 

Entretanto, como essa informação é um tanto “clichê”, cremos que o importante, neste momento, para “cavar” oportunidades é “pensar fora da caixa”.

O Brasil já ultrapassou a marca de 1.3 milhão de lojas virtuais. A concorrência está cada dia maior e ranquear nas primeiras posições do Google está se tornando mais complexo graças às mudanças recorrentes de algoritmo

Assim sendo, se pergunte:

  • Você está trabalhando bem o SEO? Está selecionando as palavras-chaves corretas e descrevendo de forma completa os produtos e categorias?
  • A sua estratégia de mídia paga, de fato, está gerando o ROI esperado?
  • Já cogitou fazer parcerias com influenciadores digitais para expandir o tráfego e vendas?

Há vários caminhos para maximizar os resultados, todavia, é fundamental sair da zona de conforto e inovar.

Como potencializar os resultados?

Além das sugestões trazidas até aqui, talvez, esta seja uma boa hora para, ao invés de “reinventar a roda”, revisar o que já está pronto e garantir que as “estruturas” construídas no passado estão operando corretamente.

Por exemplo:

  • Você tem 100% de certeza que a integração entre e-commerce e CRM está funcionando e traqueando todas as páginas e eventos?
  • As réguas automáticas de comunicação por e-mail, SMS e WhatsApp estão disparando nos momentos certos e ainda fazendo sentido?
  • Será que não há links quebrados, categorias ou páginas que não existem mais no e-commerce?
  • Todos os formulários de captura de dados estão exercendo a sua função?

No mais, o segredo é não se esquecer do “óbvio”, então, já que o início da primavera está aproximando, lembre-se de:

  • Comunicar previamente para a sua base de clientes as novidades que estão a caminho para a nova estação;
  • Apostar no cross selling e up selling, então, aplique as configurações necessárias para que nas páginas sejam exibidos produtos similares aos que estão sendo pesquisados. Mostre no check-out produtos complementares que agregam à compra que acabou de ser fechada;
  • Se a sua marca também tem lojas físicas, renove o layout e capriche nas cores. Mais do que nunca os canais offline e online precisam “conversar”, logo, entregue uma experiência omnicanal para o seu cliente;

E para finalizar, a dica de 1 milhão de reais!

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Entender o poder do WhatsApp é crucial para vender mais neste início de primavera! Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Até breve.

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