Fluxo de nutrição: veja como melhorar os resultados!

O sucesso no varejo está diretamente relacionado com a forma como você estabelece “laços” com os seus clientes. E, para ajudar com isso, é essencial criar um fluxo de nutrição.

Trata-se de uma estratégia de sequência de interações para estabelecer essa relação entre o varejista varejo e os consumidores, ajudando na retenção de clientes.

Mas, afinal, como trazer isso a seu favor? Muitos gestores possuem dúvidas quanto a isso.

Para potencializar o fluxo de nutrição para varejo, separamos algumas dicas importantes para você.

Continue lendo e tire suas dúvidas.

Segmente a lista de contatos

Todos os contatos da sua lista possuem o mesmo interesse? Provavelmente não.

Por isso é fundamental ter uma boa segmentação de clientes para enviar conteúdos que gerem valor de fato.

Algumas segmentações que podem ser realizadas são:

  • Aniversariantes do dia e do mês;
  • Clientes quem moram em uma determinada cidade;
  • Usuários engajados que não efetuaram uma compra;
  • Clientes inativos;
  • Produtos visitados no site;
  • Receita e quantidade de produtos comprados;
  • Clientes de lojas físicas, entre outros.

Defina os conteúdos do fluxo

O que deverá ser passado para seus contatos no fluxo? Lembre-se que estamos falando de um fluxo, ou seja, você deve conduzir a pessoa desde a entrada no fluxo até o fim (com o objetivo proposto, que pode ser aumentar a autoridade da marca, conversão, entre outros).

Para isso, planeje os conteúdos para cada etapa. E, claro, pense que é fundamental produzir conteúdo de qualidade no fluxo.

Lembre-se que a taxa de abertura e conversão das notificações dependerá, justamente, de como você consegue engajar o leitor nesse processo.

Fluxos de nutrição para e-commerce e loja física

Se você possui tanto e-commerce quanto loja física, a comunicação deve ser omnichannel e as campanhas devem ser integradas nos diferentes canais de comunicação, mas com estratégias diferentes.

Os consumidores são diferentes entre si. Cada pessoa tem o seu próprio comportamento e preferência, que devem ser levados em consideração.

Por isso, os fluxos de comunicação não devem ser os mesmos. Isso vale tanto para o objetivo final quanto para toda a condução do processo.

Tenha dados em mãos: qual o perfil de quem visita a loja física? E de quem compra no e-commerce? Quais são suas dores? O que elas querem saber?

De que forma é possível estimulá-las a irem à loja ou, então, visitar o site?

Para clientes de e-commerce, você pode criar fluxos por E-mail marketing e SMS.

Já para os que tem histórico em lojas físicas, você pode incluir réguas de mensagens por WhatsApp via vendedores de preferência, entre outras estratégias pensando em cada perfil de consumidor.

CRM para automação

Para facilitar os processos, é fundamental ter um CRM para automação ao seu lado. A partir dele, é possível otimizar diversas tarefas, monitorar a performance e impulsionar resultados.

As plataformas de CRM modernas possibilitam a automação de campanhas de forma omnichannel em canais de comunicação online e offline com base em dados de comportamentos.

Essa inteligência de dados permite criar mapas de jornadas que serão iniciados a partir de um comportamento e sequenciadas em ramificações únicas para cada consumidor.

Veja como uma plataforma de CRM pode ajudar na construção de fluxos de nutrição para e-commerces e lojas físicas:

  • Centralização de dados de consumidores para segmentação e criação de mapas de jornadas;
  • Notificações personalizadas para disparos em canais de comunicação omnichannel como e-mail, SMS, browser push, mobile push e WhatsApp;
  • Disponibilização de campanhas na Agenda do vendedor para realizar contatos com clientes;
  • Análise dos resultados dos fluxo (o que permite analisar e gerar mudanças de rotas nas estratégias).

Se quiser entender um pouco mais sobre como um CRM especializado no varejo omnichannel pode otimizar a sua rotina e os resultados das suas estratégias, acesse nosso site e conheça as soluções da Dito.

Fluxo de nutrição para varejo

Outra dica importante para criar um bom fluxo de nutrição para varejo é conhecer os diferentes tipos que você pode trabalhar em suas estratégias.

Você pode criar fluxos para se relacionar com os clientes, estimular o avanço na jornada de compras e para tentar recuperá-los. Vejamos os principais a seguir:

Fluxos para avançar na  jornada:

  • Boas-Vindas;
  • 1ª compra;
  • 2º compra e retenção;
  • Recompra e encantamento;
  • Clientes especiais (receita, ticket médio, recorrência e recência);

Fluxos para recuperação

  • Carrinho abandonado;
  • Navegação;
  • Clientes Inativos (Win-back);
  • Usuários desengajados 

Fluxos para relacionamento

  • Datas importantes do ano;
  • Aniversariantes;
  • Aniversario de cadastro;
  • Lançamentos e Novidades;
  • Promoções e liquidações;
  • Institucional;

Estratégias práticas para fluxos de nutrição

O Fluxo de Boas-Vindas são comunicações para dar boas vindas aos novos usuários e contar uma breve história da marca, com foco na missão. Uma boa dica para esse fluxo é informar o usuário sobre os canais de comunicação (site, loja, blog, rede sociais).

Já o Fluxo de 1ª compra é essencial para fazer a manutenção do relacionamento com o cliente e agradecer pela primeira compra dele com a marca. É recomendado também apresentar outros produtos queridos pelos clientes.

Garanta no Fluxo de Carrinho Abandonado que os usuários mais quentes, ou seja, que chegaram até o final da jornada mas ainda não efetivaram a compra, não desistam do produto de interesse.

No Fluxo para clientes inativos (Win-back) deve-se incentivar a recompra dos usuários que não compram a um determinado período por meio de oferta dos produtos mais ‘quentes’, lembretes para revisitar a marca e cupons de desconto. 

É utilizado o Fluxo de Aniversariantes para fortalecer o relacionamento com o cliente, aprimorar a lembrança de marca, aumentar as chances de resgate de usuários inativos e aumentar frequência de compra.

A régua de nutrição para varejo é uma estratégia importante para estreitar relacionamento e conseguir gerar relações de valor entre marcas e clientes. E, além disso, é fundamental também integrar as estratégias de forma omnichannel para ter melhores resultados.

Tem mais dúvidas sobre o tema? Deixe nos comentários e responderemos.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *