Fluxo de nutrição para Varejo: confira dicas para potencializá-lo
O sucesso do varejo está diretamente relacionado, também, com a forma como você estabelece relacionamento com o seu cliente. Temos diversas formas para isso e uma delas é por meio do fluxo de nutrição.
Trata-se de uma estratégia de sequência de interações para estabelecer essa relação entre varejo e consumidores, ajudando na retenção de clientes. Mas afinal, como trazer isso a seu favor? Muitos gestores possuem dúvidas quanto a isso.
Para potencializar o fluxo de nutrição para varejo, separamos algumas dicas importantes para você. Continue lendo e tire suas dúvidas.
Segmente a lista de contatos
Todos os contatos da sua lista possuem o mesmo interesse? Provavelmente não. Por isso é fundamental ter uma boa segmentação da lista de contatos, para enviar conteúdos que gerem valor de fato para seus potenciais clientes.
Algumas segmentações que podem ser realizadas são:
- Aniversariantes;
- Clientes quem moram em uma determinada cidade;
- Usuários engajados que não efetuaram uma compra;
- Clientes inativos;
- Produtos visitados no site;
- Receita e quantidade de produtos comprados;
- Clientes de lojas físicas, entre outros.
Defina os conteúdos do fluxo
O que deverá ser passado para seus contatos no fluxo? Lembre-se que estamos falando de um fluxo, ou seja, você deve conduzir a pessoa desde a entrada no fluxo até o fim (com o objetivo proposto, que pode ser aumentar a autoridade da marca, conversão, entre outros). Para isso, planeje os conteúdos para cada etapa.
E, claro, pense que é fundamental produzir conteúdo de qualidade no fluxo. Lembre-se que a taxa de abertura e conversão das notificações dependerá, justamente, de como você consegue engajar o leitor nesse processo.
Entenda a diferença entre fluxos de nutrição para ecommerce e loja física
Se você possui tanto e-commerce quanto loja física, a comunicação deve ser omnichannel e as campanhas devem ser integradas nos diferentes canais de comunicação, mas com estratégias diferentes.
Os consumidores são diferentes entre si. Cada pessoa tem o seu próprio comportamento e preferência, que devem ser levados em consideração. Por isso, os fluxos de comunicação não devem ser os mesmos. Isso vale tanto para o objetivo final quanto para toda a condução do processo.
Tenha dados em mãos: qual o perfil de quem visita a loja física? E de quem compra no e-commerce? Quais são suas dores? O que elas querem saber? De que forma é possível estimulá-las a irem à loja ou, então, visitar o site?
Para clientes de e-commerce, você pode criar fluxos por e-mail marketing e SMS. Já para os que tem histórico em lojas físicas, você pode incluir réguas de mensagens por WhatsApp via vendedores de preferência, entre outras estratégias pensando em cada perfil de consumidor.
Tenha uma ferramenta de automação
Para facilitar os processos, é fundamental ter uma ferramenta de automação ao seu lado. A partir dela, é possível otimizar diversas tarefas, monitorar a performance e impulsionar resultados.
As plataformas de CRM mais modernas possibilitam a automação de campanhas de forma omnichannel em canais de comunicação online e offline com base em dados de comportamentos.
Essa inteligencia de dados permite criar mapas de jornadas que serão iniciados a partir de um comportamento e pode ter diversar ramificações e ações únicas para que cada pessoa consumidora da marca tenha uma experiência personalizada, entregando, mais do que nunca, a mensagem certa na hora certa.
Leia mais: Automação de marketing e seus benefícios
Veja como uma plataforma de CRM pode ajudar na construção de fluxos de nutrição para e-commerces e lojas físicas:
- Centralização de dados de consumidores para segmentação e criação de mapas de jornadas.
- Notificações personalizadas para disparos em canais de comunicação omnichannel como e-mail, SMS, browser push, mobile push e WhatsApp.
- Disponibilização de campanhas na Agenda do vendedor para realizar contatos com clientes.
- Análise dos resultados dos fluxo (o que permite analisar e gerar mudanças de rotas nas estratégias).
Se quiser entender um pouco mais sobre como um CRM especializado no varejo omnichannel pode otimizar a sua rotina e os resultados das suas estratégias, acesse nosso site e conheça as soluções da Dito.
Conheça os principais tipos de fluxo de nutrição para varejo
Outra dica importante para criar um bom fluxo de nutrição para varejo é conhecer os diferentes tipos que você pode trabalhar em suas estratégias. Você pode criar fluxos para se relacionar com os clientes, estimular o avanço na jornada de compras e para tentar recuperá-los. Vejamos os principais a seguir:
Fluxos para avançar na jornada:
- Boas-Vindas
- 1ª compra
- 2º compra e retenção
- Recompra e encantamento
- Clientes especiais (receita, ticket médio, recorrencia e recencia)
Fluxos para recuperação
- Carrinho abandonado
- Navegação
- Clientes Inativos (Win-back)
- Usuários desengajados
Fluxos para relacionamento
- Datas importantes do ano
- Aniversariantes
- Aniversario de cadastro
- Lançamentos e Novidades
- Promo e liquidações
- Institucional
Confira algumas dicas para trabalhar os principais fluxos de nutrição para o varejo citados acima:
O Fluxo de Boas-Vindas são comunicações para dar boas vindas aos novos usuários e contar uma breve história da marca, com foco na missão. Uma boa dica para esse fluxo é informar o usuário sobre os canais de comunicação (site, loja, blog, rede sociais).
Já o Fluxo de 1ª compra é essencial para fazer a manutenção do relacionamento com o cliente e agradecer pela primeira compra dele com a marca. É recomendado também apresentar outros produtos queridos pelos clientes.
Leia mais: E-mail marketing x Redes sociais: como gerar recompra no Varejo?
Garanta no Fluxo de Carrinho Abandonado que os usuários mais quentes, ou seja, que chegaram até o final da jornada mas ainda não efetivaram a compra, não desistam do produto de interesse.
No Fluxo para clientes inativos (Win-back) deve-se incentivar a recompra dos usuários que não compram a um determinado período por meio de oferta dos produtos mais ‘quentes’, lembretes para revisitar a marca e cupons de desconto.
É utilizado o Fluxo de Aniversariantes para fortalecer o relacionamento com o cliente, aprimorar a lembrança de marca, aumentar as chances de resgate de usuários inativos e aumentar frequência de compra.
A régua de nutrição para varejo é uma estratégia importante para estreitar relacionamento e conseguir gerar relações de valor entre marcas e clientes. E, além disso, é fundamental também integrar as estratégias de forma omnichannel para ter melhores resultados.
Tem mais dúvidas sobre o tema? Deixe nos comentários e responderemos.