TikTok no varejo: vale a pena investir?

No ranking das redes sociais mais utilizadas no Brasil, o TikTok já ocupa a 5ª posição com mais de 98,6 milhões de membros ativos.

Apenas para comparação, esse número corresponde à mais da metade dos usuários presentes na rede mais usada, o WhatsApp (169M).

O TikTok irá completar o seu 10° ano de vida, enquanto o WhatsApp, o 15º.

Essas informações primárias já demonstram o poder dessa mídia, mas será que os varejistas devem criar estratégias para esse canal?

O objetivo deste artigo é refletir sobre essa questão com dados atualizados sobre o assunto.

Vem com a gente?

Público-alvo

Os varejistas, geralmente, têm focado suas estratégias nas Gerações X e Y.

Esse público até tem presença no TikTok, porém, conforme dados extraídos do site Máfia do Marketing, quem realmente domina a rede social atualmente são os integrantes das Gerações Z e Alpha.

Veja:

  • Idade 13-17: 27%
  • Idade 18-24: 42%
  • Idade 25-34: 16%
  • Idade 35-44: 8%
  • Idade 45-54: 3%
  • Mais de 55 anos: 4%

Inclusive, a pesquisa TIC Kids Online Brasil, além de ratificar os dados acima, os complementa apresentando faixas etárias mais jovens que usam essa rede social e a compara com as redes concorrentes.

Confira:

Pesquisa TikTok

Dependendo de quais produtos você comercializa, talvez, somente essa compreensão de qual é o perfil dos usuários do TikTok, já te induza a descartar esse canal da sua estratégia de marketing digital.

Porém, é essencial ter em mente que o jovem de hoje será o adulto de amanhã.

Então, pode ser interessante para a sua marca estar presente no TikTok com campanhas de Brand Awareness, afinal, se o público de lá se familiarizar com “o seu produto”, aumentam as chances de, no futuro, a memória afetiva construída durante os anos, ser o gatilho para estimular compras.

Vale ressaltar que colocamos “o seu produto” entre aspas, pois, se você decidir investir no TikTok, será preciso tomar bastante cuidado com as pautas que irá abordar e com os conteúdos em si.

Lembre-se que você, em parte do tempo, estará dialogando com os filhos; não com os pais.

Consumo de Conteúdo

Conforme Pesquisa da Opinion Box de 2024, 54% dos usuários brasileiros gostam de acessar a rede para ver conteúdos com temas de humor e descontração.

Outro dado relevante é que 37% gostam de usar o TikTok para assistir e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam. E, por fim, 31% dos consumidores dizem que gostam de acompanhar reviews de produtos.

A maior parte dos usuários costuma ficar online entre 18 e 00h.

Benefícios de investir na rede social

Caso você “abrace” a sugestão de desenvolver ações de Brand Awareness no TikTok, provavelmente, a sua marca passará a conhecer a própria audiência com riqueza de detalhes.

E isso trará um super benefício: a hiperpersonalização das campanhas de CRM para o varejo.

Mas não fique preso à ideia de que o TikTok serve apenas para aumentar o reconhecimento de marca.

A própria rede social já anunciou a sua integração com plataformas de e-commerce (VTEX, Shopify, Tray e etc.), então, com certeza, essa mídia é um poderoso canal de vendas.

Varejo de moda no TikTok

Se a sua marca está presente no varejo de moda, esse tópico é para você!

Olha esses dados do próprio do TikTok:

  • 3 em cada 4 usuários da rede social disseram já ter comprado um produto do universo Fashion, após de ter visto algo relacionado na plataforma;
  • Roupas são os itens mais comprados em 64% dos casos, mas, acessórios (59%) e calçados (47%) não ficam para trás;
  • 78% descobriram uma marca ou produto no TikTok;
  • 4 em cada 5 pessoas disseram que seguem criadores de conteúdo de moda no TikTok. E 76% afirmam que esses criadores Fashion mostram que a moda é para todos os corpos;

“71% dos usuários de TikTok concordam que as marcas devem estar presentes nas redes sociais. Além disso, 68% também acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas”. Fonte: Opinion Box 2024.

Os dados são autoexplicativos, concorda?

Quem segue acreditando que o TikTok é somente o aplicativo das “dancinhas”, está perdendo a oportunidade de maximizar os lucros e diversificar canais de aquisição.

Diante da soma de todas as informações mencionadas neste artigo, qual é a sua percepção final sobre o TikTok no varejo? Vale a pena (ou não) apostar nesta rede social?

Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe esse artigo no Linkedin. Até breve!

Fale com um especialista da Dito

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *