TikTok no varejo: vale a pena investir?

Em 2023, no ranking das redes sociais mais utilizadas no Brasil, o famoso TikTok passou a ocupar a 5ª posição com mais de 82 milhões de membros.

Apenas para comparação, esse número corresponde praticamente à metade dos usuários ativos na rede mais usada, o WhatsApp (169M).

O curioso é que o TikTok irá completar apenas o seu 7° ano de vida, enquanto o WhatsApp, o 14º.

Essas informações primárias já demonstram o poder dessa mídia, mas será que os varejistas devem criar estratégias para esse canal?

O objetivo deste artigo é refletir sobre essa questão com dados atualizados sobre o assunto.

Vem com a gente?

Público-alvo

Os varejistas, geralmente, têm focado suas estratégias nas Gerações X e Y.

Esse público até tem presença no TikTok, porém, conforme dados extraídos do site Máfia do Marketing, quem realmente domina a rede social atualmente são os integrantes das Gerações Z e Alpha.

Veja:

  • Idade 13-17: 27%
  • Idade 18-24: 42%
  • Idade 25-34: 16%
  • Idade 35-44: 8%
  • Idade 45-54: 3%
  • Mais de 55 anos: 4%

Inclusive, a pesquisa TIC Kids Online Brasil de 2022, além de ratificar os dados acima, os complementa apresentando faixas etárias mais jovens que usam essa rede social e a compara com as redes concorrentes.

Confira:

Pesquisa TikTok

Dependendo de quais produtos você comercializa, talvez, somente essa compreensão de qual é o perfil dos usuários do TikTok, já te induza a descartar esse canal da sua estratégia de marketing digital.

Porém, é essencial ter em mente que o jovem de hoje será o adulto de amanhã.

Então, pode ser interessante para a sua marca estar presente no TikTok com campanhas de Brand Awareness, afinal, se o público de lá se familiarizar com “o seu produto”, aumentam as chances de, no futuro, a memória afetiva construída durante os anos, ser o gatilho para estimular compras.

Vale ressaltar que colocamos “o seu produto” entre aspas, pois, se você decidir investir no TikTok, será preciso tomar bastante cuidado com as pautas que irá abordar e com os conteúdos em si.

Lembre-se que você, em parte do tempo, estará dialogando com os filhos; não com os pais.

Benefícios de investir na rede social

Caso você “abrace” a sugestão de desenvolver ações de Brand Awareness no TikTok, provavelmente, a sua marca passará a conhecer a própria audiência com riqueza de detalhes.

E isso trará um super benefício: a hiperpersonalização das campanhas de CRM para o varejo.

Mas não fique preso à ideia de que o TikTok serve apenas para aumentar o reconhecimento de marca.

A própria rede social já anunciou a sua integração com plataformas de e-commerce (VTEX, Shopify, Tray e etc.), então, com certeza, essa mídia é um poderoso canal de vendas.

Varejo de moda no TikTok

Se a sua marca está presente no varejo de moda, esse tópico é para você!

Olha esses dados do próprio do TikTok:

  • 3 em cada 4 usuários da rede social disseram já ter comprado um produto do universo Fashion, após de ter visto algo relacionado na plataforma;
  • Roupas são os itens mais comprados em 64% dos casos, mas, acessórios (59%) e calçados (47%) não ficam para trás;
  • 78% descobriram uma marca ou produto no TikTok;
  • 4 em cada 5 pessoas disseram que seguem criadores de conteúdo de moda no TikTok. E 76% afirmam que esses criadores Fashion mostram que a moda é para todos os corpos;

Os dados são autoexplicativos, concorda?

Quem segue acreditando que o TikTok é somente o aplicativo das “dancinhas”, está perdendo a oportunidade de maximizar os lucros e diversificar canais de aquisição.

Diante da soma de todas as informações mencionadas neste artigo, qual é a sua percepção final sobre o TikTok no varejo? Vale a pena (ou não) apostar nesta rede social?

Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe esse artigo no Linkedin. Até breve!

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