Qual a relação entre o BBB 24 e as estratégias de CRM?

No dia 8 de janeiro de 2024 estreia a 24ª temporada do Big Brother Brasil (BBB) e essa é uma excelente oportunidade para os varejistas aumentarem a receita influenciada por meio das campanhas de CRM.

O BBB é o maior reality crossmedia da televisão brasileira, tendo alcançado mais de 142 milhões de pessoas. Para ratificar o poder do programa, a 23ª edição foi a que recebeu mais visualizações e horas assistidas no Globoplay.

Mas, apesar desses dados, talvez você esteja pensando: o que isso tem a ver com o varejo e com as estratégias de CRM? E a resposta é: tudo a ver!

Segundo o plano comercial da Globo, 90% das pessoas que acompanham o programa já consumiram das marcas patrocinadoras.

E se considerarmos que o reality já foi custeado por varejistas como a Chilli Beans, Riachuelo, Carrefour, dentre outros, os assuntos já começam a se entrelaçar.

Legal, mas, a sua marca precisa patrocinar o BBB 24 para obter vantagens com o programa? Definitivamente, não! O segredo é usar a criatividade e explorar essa temática em suas campanhas de e-mail marketing, SMS, WhatsApp e/ou Notificações Push.

E para te ajudar nessa tarefa, vamos descrever abaixo algumas sugestões.

Vamos lá?

Cuidado com direitos de imagem

Antes de avançar é crucial ficar claro que as sugestões que vamos trazer na sequência, estão mais vinculadas às estratégias de segmentação de base e de copywriting. 

Portanto, não utilize imagens do reality (logotipos, fotos dos participantes e etc) sem autorização para isso.

Segmentação da base de clientes

Quando se conta com um CRM para o varejo de qualidade, uma das possibilidades que esse software oferece é a segmentação da base de clientes por características e por comportamentos (ou ambos).

Nesse sentido, o primeiro passo é entender qual é o público que assiste o BBB para iniciar a clusterização dos seus consumidores. E essa informação, a Globo já “entregou de bandeja” no quadro abaixo:

BBB 24
Só de olhar para o perfil da audiência, já fica evidente a importância de criar segmentos que separem a base por sexo, idade e ticket médio, por exemplo.

Isso se faz interessante, pois, apesar do público predominante ser feminino, os homens também acompanham o programa e as motivações de ambos podem ser totalmente diferentes.

O mesmo vale quando observamos a oscilação das faixas etárias, das classes sociais e das plataformas preferidas.

Os “gatilhos” que vão despertar a atenção de quem acompanha a atração pelo Globoplay (maioria das pessoas com idade entre 25 e 34 anos), serão diferentes de quem assiste pela TV aberta (maioria das pessoas com idade superior a 50 anos).

Assim sendo, analise com cautela todas as características que compõem o perfil da audiência do BBB e crie segmentos estratégicos para, consequentemente, poder personalizar mais as suas ações de marketing e ofertas.

Copywriting com base nos quadros do reality

Todos os anos, o BBB surge com novos quadros, entretanto, alguns deles, dificilmente, saem do roteiro como a prova do líder, a prova do anjo ou a votação para colocar um “brother” no paredão.

Diante disso, a sua marca pode “brincar” com esses temas para enviar, se fizer sentido, mensagens bem humoradas para as bases segmentadas. Exemplos:

  • Se o varejista comercializa produtos esportivos, ele pode enviar um e-mail marketing com o assunto: “Fulano, veja esses tênis para vencer a prova de resistência”;
  • Se o foco da marca é moda feminina, a campanha pode ter como pauta “Vestidos e saias para arrasar nas festas do BBB”;
  • Se o varejista é do setor de alimentos, uma ação de relacionamento com o título “X receitas para sobreviver na Xepa do BBB” pode gerar muitos cliques;
  • Se a empresa vende eletrodomésticos, “Ofertas de TV para quem tem poucas estalecas”;

Design das campanhas

Como dissemos acima, não é recomendável usar imagens oficiais do Big Brother sem autorização prévia para isso, entretanto, uma boa ideia é analisar a paleta de cores e os elementos do programa para se inspirar e criar padrões similares.

Não seja um spammer

Para concluir esse artigo, a dica final é tomar cuidado para não se transformar em um “spammer”. 

Muitas vezes, a área de CRM, “empolgada” com as novidades recorrentes do programa, acaba enviando várias campanhas sobre o assunto, para as mesmas bases, numa recorrência exagerada.

E o que era para atrair, acaba gerando repulsa (Hard Bounce).

Assim sendo, ainda na fase de planejamento, crie os segmentos que deverão ser impactados e estipule o calendário de conteúdos. Se possível, faça previamente testes A/B e foque nas campanhas com os resultados mais efetivos.

E agora que chegamos aqui, gostaríamos de saber: o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários. Até breve!

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