Demonstração Gratuita do CRM para Varejo da Dito

Nós já publicamos aqui no Blog um texto falando sobre o gerenciamento remoto de equipes, entretanto, esse tema é tão amplo que decidimos postar mais este outro sobre gestão à distancia do time comercial.

Esse setor, tradicionalmente, foi acostumado (e obrigado) a trabalhar presencialmente, afinal, o famoso “olho no olho” sempre fez a diferença para conduzir negociações.

Porém, com o sucesso do modelo de trabalho remoto, seja total ou parcial, surgiu a necessidade das empresas se adequarem e buscarem novas estratégias para realizar a gestão à distancia.

Assim sendo, o objetivo deste artigo é apresentar boas práticas para auxiliar os Gestores Comerciais a motivar seus liderados e maximizar os resultados.

Gestão à distância: 5 boas práticas

Alinhamento de processos

Em equipes com mais de três ou quatro colaboradores, é comum haver “ruídos” sobre quais tarefas e rotinas são obrigatórias e quais não são.

Nesse sentido, alinhe com o seu time quais reuniões eles devem estar presentes (e porque), quais sistemas precisarão acessar diariamente, quais documentos necessitam preencher e etc.

Em diversas empresas, o processo falha porque “o óbvio não foi dito”, então, tenha a certeza que todo os seus liderados estão cientes de todas as informações necessárias para desenvolver um bom trabalho.

Definição de metas

Estabelecer objetivos é importante para saber onde chegar. As metas devem ser instituídas de forma objetiva e transparente, de forma que todo o time esteja devidamente ciente. 

Acompanhamento de resultados

Manter a clareza dos resultados para toda a equipe é muito recomendado.

O objetivo não é fomentar uma competitividade tóxica entre os colegas. É importante ser transparente em relação às entregas que o time, como um todo, está conseguindo realizar. 

Nesse acompanhamento também é possível identificar pontos positivos e a melhorar em diversas etapas do processo de vendas. Essa troca é importante e pode gerar melhorias para todos os envolvidos.

Forneça ferramentas adequadas

Os vendedores de lojas físicas precisaram reinventar sua forma de trabalhar. O próprio WhatsApp é um exemplo de ferramenta que tornou-se um canal de vendas essencial.

O papel do gestor aqui é investigar ferramentas e processos que auxiliem o trabalho remoto desses profissionais.

Além de ferramentas, é importante disponibilizar treinamentos periódicos que sirvam para atualizar seus vendedores em relação à comunicação, gestão, abordagem comercial e planejamento.

Motivação e clima

A exaustão emocional em que nos encontramos é uma realidade para todas as pessoas, em maior ou menor grau.

Isso significa que o gestor, na posição de líder do time de vendas, precisa estimular um clima positivo entre a equipe. 

Entenda o perfil de seus liderados para criar momentos de interação e descontração que façam sentido.

Mostre, de forma prática, que você se importa com o bem-estar físico e mental de seus liderados. A humanização das marcas passa, inclusive, pelo cuidado com seus colaboradores.  

Sugestões extras

No papel de gestor, esteja atento a alguns cuidados que farão toda a diferença no acompanhamento remoto de seu time de vendedores.

Seja organizado

Em tempos de gestão à distância, o cuidado com documentos, relatórios e e-mails deve ser redobrado. Concentre todos os arquivos importantes em um mesmo lugar para evitar que alguma informação se perca.

Melhor pecar pelo excesso

Ao escrever orientações ou instruir o time em alguma chamada de vídeo, seja bastante detalhista.

O objetivo é evitar ruídos na comunicação com o time e deixar as diretrizes sempre bem claras, sem margens para interpretações incorretas.

Mantenha o foco

Trabalhar de casa implica estar em contato constante com muitas distrações, principalmente se o espaço é compartilhado com outras pessoas.

Organize seu ambiente de trabalho, opte por um local mais tranquilo e identifique suas tarefas prioritárias para aquela semana ou dia. Incentive a mesma rotina por parte dos seus liderados.

E então, o que achou destas sugestões? Deixe a sua opinião nos comentários.

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Esse setor, tradicionalmente, foi acostumado (e obrigado) a trabalhar presencialmente, afinal, o famoso “olho no olho” sempre fez a diferença para conduzir negociações.

Porém, com o sucesso do modelo de trabalho remoto, seja total ou parcial, surgiu a necessidade das empresas se adequarem e buscarem novas estratégias para realizar a gestão à distancia.

Assim sendo, o objetivo deste artigo é apresentar boas práticas para auxiliar os Gestores Comerciais a motivar seus liderados e maximizar os resultados.

Gestão à distância: 5 boas práticas

Alinhamento de processos

Em equipes com mais de três ou quatro colaboradores, é comum haver “ruídos” sobre quais tarefas e rotinas são obrigatórias e quais não são.

Nesse sentido, alinhe com o seu time quais reuniões eles devem estar presentes (e porque), quais sistemas precisarão acessar diariamente, quais documentos necessitam preencher e etc.

Em diversas empresas, o processo falha porque “o óbvio não foi dito”, então, tenha a certeza que todo os seus liderados estão cientes de todas as informações necessárias para desenvolver um bom trabalho.

Definição de metas

Estabelecer objetivos é importante para saber onde chegar. As metas devem ser instituídas de forma objetiva e transparente, de forma que todo o time esteja devidamente ciente. 

Acompanhamento de resultados

Manter a clareza dos resultados para toda a equipe é muito recomendado.

O objetivo não é fomentar uma competitividade tóxica entre os colegas. É importante ser transparente em relação às entregas que o time, como um todo, está conseguindo realizar. 

Nesse acompanhamento também é possível identificar pontos positivos e a melhorar em diversas etapas do processo de vendas. Essa troca é importante e pode gerar melhorias para todos os envolvidos.

Forneça ferramentas adequadas

Os vendedores de lojas físicas precisaram reinventar sua forma de trabalhar. O próprio WhatsApp é um exemplo de ferramenta que tornou-se um canal de vendas essencial.

O papel do gestor aqui é investigar ferramentas e processos que auxiliem o trabalho remoto desses profissionais.

Além de ferramentas, é importante disponibilizar treinamentos periódicos que sirvam para atualizar seus vendedores em relação à comunicação, gestão, abordagem comercial e planejamento.

Motivação e clima

A exaustão emocional em que nos encontramos é uma realidade para todas as pessoas, em maior ou menor grau.

Isso significa que o gestor, na posição de líder do time de vendas, precisa estimular um clima positivo entre a equipe. 

Entenda o perfil de seus liderados para criar momentos de interação e descontração que façam sentido.

Mostre, de forma prática, que você se importa com o bem-estar físico e mental de seus liderados. A humanização das marcas passa, inclusive, pelo cuidado com seus colaboradores.  

Sugestões extras

No papel de gestor, esteja atento a alguns cuidados que farão toda a diferença no acompanhamento remoto de seu time de vendedores.

Seja organizado

Em tempos de gestão à distância, o cuidado com documentos, relatórios e e-mails deve ser redobrado. Concentre todos os arquivos importantes em um mesmo lugar para evitar que alguma informação se perca.

Melhor pecar pelo excesso

Ao escrever orientações ou instruir o time em alguma chamada de vídeo, seja bastante detalhista.

O objetivo é evitar ruídos na comunicação com o time e deixar as diretrizes sempre bem claras, sem margens para interpretações incorretas.

Mantenha o foco

Trabalhar de casa implica estar em contato constante com muitas distrações, principalmente se o espaço é compartilhado com outras pessoas.

Organize seu ambiente de trabalho, opte por um local mais tranquilo e identifique suas tarefas prioritárias para aquela semana ou dia. Incentive a mesma rotina por parte dos seus liderados.

E então, o que achou destas sugestões? Deixe a sua opinião nos comentários.

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