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Aumente as taxas de abertura dos e-mails na Black Friday e venda mais

Aumente as taxas de abertura dos e-mails na Black Friday

Com a aproximação da Black Friday, a tendência é que o número de e-mails e notificações se intensifiquem nas próximas semanas, afinal todos querem vender mais.

Isso significa mais concorrência para sua marca, mais notificações na caixa de entrada dos seus clientes, e, com isso, menores chances de abertura. 

Mas isso não é desculpa para floodar as caixas e-mail dos seus consumidores. Basta que você envie a mensagem certa para as pessoas certas e fique de olho em algumas boas práticas para que seus envios sejam mais certeiros.

Fizemos uma pesquisa sobre a Black Friday passada (2018), com 124 marcas de varejo, para identificar o que as campanhas de alta performance de engajamento tiveram em comum, e poder traçar alguns padrões.

A taxa de abertura é uma das principais métricas do E-mail Marketing, por isso, trouxemos neste artigo um compilado dos resultados da nossa pesquisa e outras dicas para que sua marca seja notada pelos consumidores na caixa de entrada:

Boas Práticas

Existem alguns fatores que podem ser um gatilho para que seus clientes abram seus e-mails: 

Relevância da sua marca

Caso tenha algum apelo emocional para seus consumidores, seja uma marca que eles se identificam tanto em aspectos de valores, como de estilo de vida, ou seja, se o dever de casa de Branding estiver bem feito, seus e-mails muito provavelmente podem ser abertos pelo simples fato de terem sido enviados pela sua marca.

Mas esse é o estado da arte. Um relacionamento como esse precisa de um bom tempo para ser construído. Por isso, comece já.

Assunto do e-mail:

Percebemos na nossa pesquisa que quanto maior o tamanho, maior é o impacto negativo na performance da campanha. Usar o assunto com muitas palavras têm uma influência negativa no engajamento.

Por isso, use assuntos com até 50 caracteres, sendo 6 a 10 palavras, uma vez que, de acordo com o dispositivo ou provedor de e-mail do seu consumidor, ele pode ser cortado e perder o sentido.

Abaixo segue um gráfico com as palavras que estavam presentes em notificações que tiveram alta performance nas notificações da Black Friday de 2018:

Nossa pesquisa apontou, ainda, que colocar todo o assunto com letras maiúsculas e adicionar muitos emojis pode impactar negativamente a taxa de abertura.

O uso de emojis deve ser moderado e de acordo com o assunto do e-mail. Precisa ser coerente com o seu texto. Não use apenas por usar, mas sim quando o contexto pedir: para enfatizar uma ideia, contar uma história, ilustrar uma emoção, etc.

Evite assuntos sensacionalistas e genéricos do tipo: “Corra!” – “Clique aqui!” – “Abra esse e-mail!”. Esse é o caminho que a maioria das marcas usam e, muitas vezes são reportados ao SPAM por causa disso.

Prefira assuntos mais personalizados, chame o cliente pelo primeiro nome: “João, olha só essa seleção de camisetas florais!”.

Nossa pesquisa também apurou que o uso de números no assunto, foi a característica mais importante para notificações que performaram acima da média:

“Pedro, Pré-Black Friday: Compre 1, leve 2”

“Luiza, vem ver essa promo! Batons à partir de 19,90!”

“Maria, Pré-Black Friday: 50% OFF!”

Use o assunto para citar promoções, formas de pagamento facilitadas, brindes, etc.

“Daniel: sua casa mais bonita em até 10x sem juros”

“Alice, quer ganhar um rímel full size? Vem ver!”

Subtítulo do e-mail:

Um espaço que é pouco usado pelo varejo em geral, é o subtítulo do e-mail. É a primeira frase que é exibida para o usuário, logo após o assunto.

Quando esse espaço não é utilizado, o que aparece para o cliente são os códigos em HTML, o que não ajuda em nada (e ainda pode atrapalhar) na experiência dele.

Você pode usar para complementar o assunto do e-mail. 

Para usar esse recurso, basta inserir o seu texto antes de todo o e-mail, ou como Alt Text da primeira imagem do cabeçalho.

Repique

Uma forma de aumentar suas taxas de abertura é através do Repique. Essa funcionalidade dá uma “segunda chance” para que as pessoas abram seu e-mail.

A notificação é reenviada, com outro assunto, para as pessoas que ainda não abriram o e-mail pela primeira vez.

Teste A/B

O teste A/B permite a análise de performance de 2 ou mais assuntos de e-mail para um grupo de controle, e, posteriormente o assunto com o melhor resultado é enviado ao restante da base.

No entanto, é importante que seja feito da forma correta. Sempre teste uma única variável, durante alguns disparos, posteriormente mantenha a vencedora, teste uma próxima variável e assim por diante.

Se você testar 2 assuntos completamente diferentes um do outro, como vai saber o que de fato fez a diferença? Impossível.

O que pode ser testado, por exemplo:

Horário Inteligente

Imagine poder enviar um e-mail marketing no horário mais propenso de cada cliente abrí-lo, individualmente. As chances de abertura aumentam bastante certo?

A Dito criou essa funcionalidade, e, durante nossos testes, percebemos um aumento médio de 12% na taxa de abertura dos nossos clientes.

Esse aumento influência também na taxa de clique, conversões e receita. Foi observado que enviar no horário certo influencia na reputação dos IP’s e redução da Taxa de Bounce, que beneficiam também na Taxa de Entrega.

O Horário Inteligente facilita a rotina dos profissionais de Marketing, retirando a necessidade de análises para descobrir o melhor horário para enviar suas comunicações. 

Utilizando a tecnologia da Dito é possível enviar a notificação no melhor momento para cada consumidor da sua base, em um único clique, personalizando em um nível 1 para 1.

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