No dia 13 de janeiro de 2025 estreia a 25ª temporada do Big Brother Brasil (BBB).
Sumário
Acredite ou não, essa é uma excelente oportunidade para os varejistas aumentarem a receita por meio das campanhas de CRM.
Assim sendo, neste artigo, nós vamos apresentar algumas estratégias que você pode aplicar para faturar mais no período de exibição do programa.
Vem com a gente conferir?
O BBB é um reality show produzido pela Rede Globo desde o ano de 2002.
Apesar do programa de confinamento ter se tornado um sucesso aqui no Brasil, a ideia foi importada da Holanda. Originalmente, o Big Brother foi criado em 1999 por John de Mol.
Hoje em dia, o BBB é um dos maiores realities crossmedia da televisão brasileira, tendo alcançado mais de 142 milhões de pessoas.
Segundo o Terra, comparando o BBB 24 com a edição anterior, as menções nas redes sociais subiram 41%. Passa o tempo e o brasileiro continua ligado no reality.
Apesar dos dados mencionados acima, talvez você esteja pensando: o que isso tem a ver com o Varejo e com as estratégias de CRM?
E a resposta é: tudo a ver!
Segundo o plano comercial da Globo, 90% das pessoas que acompanham o programa já consumiram das marcas patrocinadoras.
E se considerarmos que o reality já foi custeado por varejistas como Electrolux, Chilli Beans, Riachuelo, Carrefour, dentre outros, os assuntos começam a se entrelaçar.
“Legal, mas a minha marca precisa patrocinar o BBB para obter vantagens com o programa?
Definitivamente, não!
O segredo é usar a criatividade e explorar essa temática em suas campanhas de e-mail marketing, SMS e WhatsApp, por exemplo.
E para te ajudar nessa tarefa, veja a seguir algumas sugestões.
Antes de avançar é crucial ficar claro que as sugestões que vamos trazer na sequência, estão mais vinculadas às estratégias de segmentação dos clientes e de copywriting.
Portanto, não utilize imagens do reality (logotipos, fotos dos participantes e etc) sem autorização para isso, combinado?
As ideias a seguir surgiram de conteúdos criados por alguns dos mais de 300 clientes do Varejo que atendemos. Confira!
Quando se conta com um CRM de qualidade, uma das possibilidades que esse software oferece é a segmentação da base por características e por comportamentos (ou ambos).
Nesse sentido, o primeiro passo é entender qual é o público que assiste o BBB para iniciar a clusterização dos consumidores.
E essa informação, a Globo já “entregou de bandeja” no quadro abaixo:
Só de olhar para o perfil da audiência, já fica evidente a importância de criar segmentos que separem a base por gênero, faixa etária e ticket médio, por exemplo.
Isso se faz interessante, pois apesar do público predominante ser feminino, os homens também acompanham o programa e as motivações de ambos podem ser totalmente diferentes.
O mesmo vale quando observamos a oscilação das faixas etárias, das classes sociais e das plataformas preferidas.
Os “gatilhos” que vão despertar a atenção de quem acompanha a atração pelo Globoplay (maioria das pessoas com idade entre 25 e 34 anos), serão diferentes de quem assiste pela TV aberta (maioria das pessoas com idade superior a 50 anos).
Assim sendo, analise com cautela todas as características que compõem o perfil da audiência do BBB e crie segmentos estratégicos para, consequentemente, poder personalizar mais as suas ações de marketing e ofertas.
Todos os anos, o BBB surge com novos quadros. Entretanto, alguns deles, dificilmente, saem do roteiro como a prova do líder, a prova do anjo ou a votação para colocar um “brother” no paredão.
Diante disso, a sua marca pode “brincar” com esses temas para enviar, se fizer sentido, mensagens bem humoradas para as bases segmentadas.
Exemplos:
Como dissemos acima, não é recomendável usar imagens oficiais do Big Brother sem autorização prévia para isso.
Todavia, uma boa ideia é analisar a paleta de cores e os elementos do programa para se inspirar e criar padrões similares.
Para concluir esse artigo, a dica final é tomar cuidado para não se transformar em um “spammer”.
Muitas vezes, a área de CRM, “empolgada” com as novidades recorrentes do programa, acaba enviando várias campanhas sobre o assunto, para as mesmas bases, numa recorrência exagerada.
E o que era para atrair, acaba gerando repulsa (Hard Bounce).
Assim sendo, ainda na fase de planejamento, crie os segmentos que deverão ser impactados e estipule o calendário de conteúdos.
Se possível, faça previamente testes A/B e foque nas campanhas com os resultados mais efetivos.
E agora que chegamos aqui, gostaríamos de saber: o que achou deste artigo?
Deixe a sua opinião nos comentários. Até breve!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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