Sumário
A Black Friday das marcas de luxo movimentam muito o varejo, afinal, os consumidores de moda premium gastam bastante nesta época.
Para exemplificar, durante a Black Friday de 2022, os clientes do mercado de luxo e premium que atendemos, geraram juntos mais de R$ 150 milhões de receita total e mantiveram uma taxa média de recompra de 50%.
Além destes dados, veja outros números impressionantes:
E não é só durante o período da Black Friday que o varejo de luxo e premium fica aquecido.
Confira alguns dados interessantes divulgados no Report “The State of Fashion 2023”, elaborado pela “The Business of Fashion e McKinsey & Company”:
Estão sempre em busca do próximo produto para comprar.
Esse público consome itens de luxo para mostrar que está na moda. Cerca de 80% afirma que está disposto a pagar mais por produtos ecológicos.
Para essa base de consumidores do seu CRM, o ideal é apresentar as tendências e novidades, trazendo contexto de moda e de mercado para validar o produto.
Eles associam a compra de luxo ao prestígio, ao status e à exclusividade.
Compram os produtos, principalmente, devido à sua raridade e singularidade.
Cerca de 76% desse público afirma que ficar mais bem informado, além de adquirir novos conhecimentos, é a sua prioridade.
Para este segmento, dê acesso exclusivo e/ou antecipado aos novos produtos da marca. Apresente aqueles com maior valor agregado e leve informações ricas sobre a coleção.
Estes clientes compram produtos de luxo como autorrecompensa a fim de comemorar marcos especiais.
De todos os “Indulgentes”, 79% dizem que, às vezes, gostam de se presentear com alguma coisa, mesmo que não estejam precisando.
Esse público é ativado por impulso ou momentos marcantes, então, use gatilhos de datas especiais e condições exclusivas para despertar a atenção.
Os “Clássicos” gostam de comprar itens atemporais e se preocupam muito com as histórias por trás das marcas. Deste público, 9% gasta mais de 2.700 euros, por ano, em joias.
Para eles, conte como a sua marca nasceu, apresente o processo de produção dos produtos e enfatize cada detalhe.
Mostre as “relíquias” da sua coleção e evidencie personalidades importantes que já compraram itens similares.
Os “Essenciais” se sentem um pouco céticos em relação ao luxo porque o veem, num certo nível, como algo superficial.
Eles compram em ocasiões especiais e para comemorar conquistas importantes.
Portanto, os aborde em datas comemorativas e foque nos valores da marca, ao invés de evidenciar o custo dos produtos.
Eles são os que gastam menos em artigos de luxo, porque não veem valor e os consideram superficiais.
Este segmento prefere investir em experiências como refeições gourmet e viagens internacionais.
Assim sendo, apresente a marca como uma experiência e não somente como um produto.
Para os clientes do varejo de luxo, investir em estratégias de marketing sensorial é uma excelente ideia. Diante disso, veja as sugestões abaixo:
Estímulos visuais ajudam o consumidor a diferenciar marcas. Alinhe a sua comunicação de Black Friday ao Branding.
Na loja física, ofereça experiências como cafés especiais e/ou Champagne.
Use o aroma da marca para encantar o cliente. Amostras dele podem ser oferecidas durante a Black Friday como brinde VIP.
Permita ao cliente tocar nas peças, vesti-las e ver como ficam no corpo.
Capriche nas playlists tocadas nas lojas físicas. Dê o play em jingles da marca e exiba vídeos em totens digitais.
Veja abaixo outras informações relevantes e oportunidades no varejo de luxo:
Para o pós Black Friday no varejo de luxo, envie pesquisas de satisfação questionando como foram as experiências durante o período.
Para os compradores com o ticket médio mais alto, faça uma ação específica de mala direta + brinde.
Coloque um QR Code para o cliente se cadastrar e ter benefícios exclusivos (Jantares, personal stylist ou bate-papo com CEO da marca).
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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