Sumário
ToggleSe imagine passando pela seguinte experiência: você está prestes a embarcar para suas férias e não poderia estar mais ansioso e animado.
Assim que chega ao aeroporto, você está mais feliz do que uma criança de 6 anos a caminho para a Disney.
Você entra na fila para fazer o check-in e descobre que sua bagagem irá lhe custar uma taxa extra de US$25. Ok, a taxa é uma coisa chata, mas você não vai deixá-la arruinar suas férias, certo?
Sendo assim, você passa pela segurança e aguarda o seu voo no terminal.
A qualquer momento você irá embarcar a caminho do paraíso tropical dos seus sonhos. Entretanto, você escuta uma voz pelos autofalantes informando que seu voo tem um atraso de três horas.
Você olha pela janela para um céu azul claro e um avião esperando no portão. Qual o motivo do atraso?
Por curiosidade, você vai até a mulher na recepção que recém passou o comunicado e pergunta por que o voo está atrasado.
Ela olha para você por alguns segundos com um olhar de desgosto no rosto.
“Nós estamos enfrentando alguns atrasos e agradecemos a sua paciência, por favor, sente-se.”
Como você está se sentindo agora? Com raiva? Bem, você deve estar.
A companhia pela qual escolheu voar acabou de mostrar descaso completo com o seu atendimento e você se tornou uma vítima da falta de acompanhamento do chamado ciclo de vida do cliente. E, provavelmente, não voltará a comprar passagens dessa empresa.
O gerenciamento do ciclo de vida do cliente significa criar, cultivar e melhorar constantemente a relação da empresa com seus clientes, em todos os momentos de contato dele com a sua organização, e não apenas no momento exato da prestação de serviço.
É crucial implementar o gerenciamento do ciclo de vida do cliente no mercado de hoje, principalmente em meio à crise econômica que faz com que a concorrência se torne ainda mais feroz.
Para entender melhor como esse ciclo funciona, conheça no texto de hoje quais são os cinco estágios do ciclo de vida do consumidor.
Eles irão ajudá-lo a entender e melhorar o seu serviço cada vez mais. Acompanhe:
Os 5 estágios do ciclo de vida do consumidor
1. Alcançar
A marca da sua empresa deve ser devidamente divulgada em locais e nos canais de comunicação onde potenciais clientes estão, frequentam ou acessam.
Dessa forma, eles vão tornar-se consciente da existência da sua empresa e formar uma opinião a respeito dela.
2. Adquirir
Nesse estágio é precioso entender o que seus potenciais clientes querem e/ou precisam para que sua empresa possa fornecer o produto/serviço que eles irão querer comprar.
Aqui, vale diversas estratégias: pesquisas de opinião (NPS e CSAT) e de mercado para entender as necessidades do seu público e estratégias de marketing para atingi-los.
3. Desenvolver
Após a primeira compra, é importante que a empresa mantenha contato e construa um relacionamento com seu cliente.
Certifique-se de que eles estão totalmente satisfeitos com sua compra e inspire confiança para novas aquisições.
4. Reter
Clientes só se tornam fiéis desde quando um produto/serviço satisfaça suas necessidades. Não tenha medo de pedir feedback.
Seus clientes ficarão felizes que sua empresa se preocupa com a sua opinião e você pode usar os seus comentários para melhorar seus produtos e serviços. Faço-os se sentir uma parte do processo e desenvolvimento da sua empresa!
5. Advocacia (Inspirar)
Se seus clientes estão verdadeiramente satisfeitos, eles se tornarão defensores da sua marca.
Isto significa que ele irá indicar a sua empresa para outras pessoas, finalizando assim o ciclo completo do cliente.
Se a sua empresa implementa o perfeito gerenciamento do ciclo de vida do consumidor, você consegue melhorar o seu serviço de atendimento ao cliente e tornar sua experiência cada vez melhor.
Além disso, haverá o aumento nas vendas do seu produto e/ou melhores margens de lucro.
E você? Já conhecia o ciclo de vida do consumidor?
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