Sumário
Mesmo com a “turbulência” econômica pela qual passamos, o varejo virtual está se expandindo cada vez mais, logo, criar um e-commerce é uma excelente oportunidade para os varejistas que possuem apenas lojas físicas.
Mas será que é fácil criar um e-commerce de sucesso?
Na realidade, algumas etapas devem ser cumpridas, tal como alguns erros precisam ser evitados.
Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar um roteiro para que você consiga construir a sua loja online.
Vamos a ele?
Um dos primeiros passos antes de criar uma loja virtual é montar um sólido plano de negócios.
Esse documento deve ser norteado por quatro fatores: dinheiro em caixa, estoque, loja online em funcionamento e estratégias de marketing digital.
Esses elementos devem trabalhar em conjunto, uma vez que, quando um deles apresenta deficiência, os outros automaticamente sofrerão reveses.
Mas o que efetivamente deve constar no seu plano de negócio para e-commerce?
Depois de fazer o seu plano de negócios, chega a hora de pensar em evitar os erros mais comuns na formulação e implementação de e-commerces.
Conheça os principais!
Ao escolher o domínio para o seu site, ou seja, o “nome” da loja virtual que vai constar na URL, é necessário pensar em algo curto e explicativo.
Apesar de o domínio não ser importante em um primeiro momento, ele ajuda a deixar o seu site mais bem ranqueado no Google, o que aumenta o número de acessos.
Portanto, utilize o nome da marca e palavras-chave, auxiliando a memorização e possibilitando que seu potencial cliente encontre sua marca facilmente.
O layout da página é importante, porque um site com layout fraco e pouco responsivo não chama a atenção do usuário.
Em um ambiente em que as pessoas querem acesso fácil, a acessibilidade, tempo de resposta e versões para mobile são essenciais.
A ideia é que você tenha bem presente na página a sua marca, chamando a atenção do usuário nos primeiros momentos de acesso.
Utilize cores que correspondam ao seu negócio, alinhe os elementos, deixe alguns espaços em branco e use imagens bem editadas e de boa resolução.
Nesse quesito, contratar um especialista é uma ação interessante para aumentar a quantidade de acessos e ter melhores resultados.
Talvez você nunca tenha pensado nesse quesito, mas o seu site é fácil de usar? Se não for, é necessário reformulá-lo.
Ter um site complicado restringe muito a navegação, deixa o usuário confuso e irritado, e o faz querer procurar uma outra loja.
Pense bem: com tantas opções similares na internet, por que o internauta vai perder tempo tentando encontrar aquilo que procura no seu site?
Para evitar que isso aconteça, avalie a usabilidade dos menus e dos botões, verifique se estão bem organizados e visíveis, etc.
Teste o seu site com outra pessoa, e identificando possíveis locais de melhoria e colha depoimentos. Essa é a melhor forma de ter um site fácil de ser navegado.
Para complementar o seu conhecimento sobre esse tema, sugerimos aprender mais sobre “UX para e-commerce” e “SEO para e-commerce“.
Uma informação sempre precisa ser completa para não gerar dados errados e que não refletem a realidade. Para o e-commerce não é diferente.
Você precisa disponibilizar ao seu potencial cliente o máximo de informações possível, garantindo a ele que sua empresa é idônea. Isso passa credibilidade, o que aumenta a confiança do consumidor para tomar uma decisão e fechar negócio.
Para vender um produto após criar um e-commerce, você precisa apresentá-lo para seu consumidor.
No entanto, essa apresentação deve chamar a atenção do usuário, substituindo a experiência de compra ao vivo.
Por isso, tire fotos do seu produto, mostre-o a partir de diferentes ângulos, faça recomendações e sugestões e até mesmo grave vídeos mostrando como o seu produto pode ser utilizado.
Um dos quesitos mais importantes no e-commerce é a forma de pagamento e o frete.
O potencial cliente deve ter a opção de escolher entre diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, transferência bancária, boleto, pay pal, etc.
Além disso, seu site deve disponibilizar diferentes opções para o frete, de forma que o cliente possa escolher a melhor opção para ele.
Você precisará de fornecedores, funcionários, transportadoras e outros parceiros.
Por isso, considere aqueles que são melhores para seu negócio e que fornecerão um serviço de qualidade. Isso é importante porque qualquer erro desses fornecedores impactará diretamente na sua empresa.
Um atendimento ao cliente adequado é crucial para a satisfação do consumidor, garantindo que ele volte a comprar na sua empresa.
Por isso, responda às perguntas dos seus clientes e atenda-o no pós-venda. Isso garante a fidelização e ajuda a aumentar a credibilidade do seu e-commerce.
É necessário apresentar benefícios ao consumidor. Um dos grandes atrativos é o frete grátis, mas você também pode oferecer descontos, brindes e outros agrados.
Para criar um e-commerce e ter bons resultados é preciso investir em estratégias de marketing digital e CRM.
Não basta ter um site, é preciso criar posts patrocinados, ranqueá-lo bem na busca orgânica, utilizar e-mail marketing e outras estratégias.
Dessa forma, o seu potencial cliente chegará ao seu site e você poderá conduzi-lo na jornada de compra mais adequada.
Já tem seu e-commerce, usou essas práticas para colocar sua loja online ou conhece outras estratégias?
Conte-nos nos comentários!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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