Como melhorar a taxa de conversão? Veja!

É excelente quando notamos que o tráfego qualificado orgânico da loja virtual está crescendo, mas você sabe o que fazer para melhorar a taxa de conversão?

A taxa média de conversão de visitas em compras no e-commerce brasileiro é de 1,65%, segundo pesquisa da Experian Hitwise.

Se sua taxa é menor que essa, não se preocupe, pois vamos discutir aqui algumas formas de influenciar decisões de compra e aumentar as vendas.

Não existe milagre e não há como melhorar resultados do dia para a noite. Mas alguns pontos simples podem ser trabalhados desde já para mudar essa realidade.

Afinal, de que vale todo o investimento em trazer tráfego para o seu site se você não consegue reter esses visitantes?

Focando nas 3 sugestões abaixo, você poderá canalizar seus esforços e colher melhores taxas de conversão.

Vem com a gente conferir?

Mapeie os clientes em potencial

Em primeiro lugar, você deve conhecer com clareza a sua data-driven persona.

Quem são as pessoas que podem se interessar por seus produtos?

Comece pelas características demográficas, como gênero, idade, local de moradia e renda.

Depois, coloque-se na “cabeça” do seu potencial consumidor para entender seus interesses, anseios, hábitos, padrões de consumo, entre outros pontos relacionados ao comportamento.

Importante dizer que esse exercício não pode ser feito com uma bola de cristal.

Colete dados sobre seus clientes, especialmente, informações sobre o comportamento de navegação, para acessar os desejos implícitos de cada cliente.

O público que você quer atingir é mais guiado pela razão ou pela emoção? Dê a essas pessoas o que elas precisam.

O perfil do consumidor

A Geração Y, ou Millennials, nascida a partir do final dos anos 1980, é formada por pessoas já acostumadas ou ambientadas com o comércio eletrônico.

Um estudo divulgado pela American Millennials, mostrou que os jovens Y gostam de procurar informações sobre marcas nas redes sociais.

E uma pesquisa da AOL mostrou que eles estão navegando mais pelos sites de vendas e fazem mais compras por impulso.

De que gerações são seus potenciais clientes? Baby Boomers, X, Y, Z, Alpha?

A partir dessas informações, você poderá direcionar suas ações de marketing e, assim, aumentar as chances de vender mais.

Além disso, o que mais motiva essas pessoas a comprar na sua loja online?

Pode ser a confiança na qualidade dos produtos ofertados, a fidelidade ou simplesmente os preços e prazos de pagamento.

Há ainda aquelas pessoas que já sabem exatamente o que querem comprar e a média de preços, pois avaliaram as lojas dos seus concorrentes.

Essa decisão será muito influenciada pela experiência de compra, o que inclui navegabilidade do site, aparência e rapidez na transação.

Nesse caso, se ainda houver dispersão, é importante saber exatamente o momento do abandono desse visitante para fazer um trabalho de recuperação de carrinho abandonado inteligente.

Mostre que a sua marca conhece o público

Depois de traçar o perfil ideal dos seus clientes e entender na prática quem são essas pessoas que visitam sua loja virtual, é importante fazer ações de comunicação segmentadas e personalizadas.

Deixe claro que você sabe quem é seu público, construindo um relacionamento quase íntimo com cada consumidor, tratando-o pelo nome e oferecendo conteúdos ou produtos de acordo com seus interesses.

Com esse tipo de engajamento, encontre seus clientes fiéis e incentive boas recomendações.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Dimensional Research, citada pela Zendesk, 90% das pessoas que leem comentários online, disseram que os positivos influenciam suas decisões de compra, enquanto 86% disseram que suas decisões de compra foram influenciadas por comentários online negativos.

Investindo nesses pontos, você conseguirá aumentar a taxa de conversão de visitas em compras e, assim, ganhar uma vantagem competitiva relevante.

Em resumo, conheça o perfil dos clientes, entenda seus interesses, segmente e direcione a comunicação para que cada pessoa seja tratada de forma personalizada.

Ao investir em engajamento, você terá mais condições de trabalhar seu funil de vendas, trazendo os visitantes certos e levando-os à conversão.

Você já usa ou vai usar essas estratégias? Compartilhe conosco as suas percepções nos comentários.

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Se sua taxa é menor que essa, não se preocupe, pois vamos discutir aqui algumas formas de influenciar decisões de compra e aumentar as vendas.

Não existe milagre e não há como melhorar resultados do dia para a noite. Mas alguns pontos simples podem ser trabalhados desde já para mudar essa realidade.

Afinal, de que vale todo o investimento em trazer tráfego para o seu site se você não consegue reter esses visitantes?

Focando nas 3 sugestões abaixo, você poderá canalizar seus esforços e colher melhores taxas de conversão.

Vem com a gente conferir?

Mapeie os clientes em potencial

Em primeiro lugar, você deve conhecer com clareza a sua data-driven persona.

Quem são as pessoas que podem se interessar por seus produtos?

Comece pelas características demográficas, como gênero, idade, local de moradia e renda.

Depois, coloque-se na “cabeça” do seu potencial consumidor para entender seus interesses, anseios, hábitos, padrões de consumo, entre outros pontos relacionados ao comportamento.

Importante dizer que esse exercício não pode ser feito com uma bola de cristal.

Colete dados sobre seus clientes, especialmente, informações sobre o comportamento de navegação, para acessar os desejos implícitos de cada cliente.

O público que você quer atingir é mais guiado pela razão ou pela emoção? Dê a essas pessoas o que elas precisam.

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A Geração Y, ou Millennials, nascida a partir do final dos anos 1980, é formada por pessoas já acostumadas ou ambientadas com o comércio eletrônico.

Um estudo divulgado pela American Millennials, mostrou que os jovens Y gostam de procurar informações sobre marcas nas redes sociais.

E uma pesquisa da AOL mostrou que eles estão navegando mais pelos sites de vendas e fazem mais compras por impulso.

De que gerações são seus potenciais clientes? Baby Boomers, X, Y, Z, Alpha?

A partir dessas informações, você poderá direcionar suas ações de marketing e, assim, aumentar as chances de vender mais.

Além disso, o que mais motiva essas pessoas a comprar na sua loja online?

Pode ser a confiança na qualidade dos produtos ofertados, a fidelidade ou simplesmente os preços e prazos de pagamento.

Há ainda aquelas pessoas que já sabem exatamente o que querem comprar e a média de preços, pois avaliaram as lojas dos seus concorrentes.

Essa decisão será muito influenciada pela experiência de compra, o que inclui navegabilidade do site, aparência e rapidez na transação.

Nesse caso, se ainda houver dispersão, é importante saber exatamente o momento do abandono desse visitante para fazer um trabalho de recuperação de carrinho abandonado inteligente.

Mostre que a sua marca conhece o público

Depois de traçar o perfil ideal dos seus clientes e entender na prática quem são essas pessoas que visitam sua loja virtual, é importante fazer ações de comunicação segmentadas e personalizadas.

Deixe claro que você sabe quem é seu público, construindo um relacionamento quase íntimo com cada consumidor, tratando-o pelo nome e oferecendo conteúdos ou produtos de acordo com seus interesses.

Com esse tipo de engajamento, encontre seus clientes fiéis e incentive boas recomendações.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Dimensional Research, citada pela Zendesk, 90% das pessoas que leem comentários online, disseram que os positivos influenciam suas decisões de compra, enquanto 86% disseram que suas decisões de compra foram influenciadas por comentários online negativos.

Investindo nesses pontos, você conseguirá aumentar a taxa de conversão de visitas em compras e, assim, ganhar uma vantagem competitiva relevante.

Em resumo, conheça o perfil dos clientes, entenda seus interesses, segmente e direcione a comunicação para que cada pessoa seja tratada de forma personalizada.

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Você já usa ou vai usar essas estratégias? Compartilhe conosco as suas percepções nos comentários.

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