Foi-se o tempo em que o envio de um SMS era apenas uma forma de comunicação entre pessoas em seus celulares. O SMS, nos dias de hoje, assumiu uma função muito significativa em estratégias de CRM marketing e relacionamento.

Entenda agora o que é o SMS marketing, seus principais benefícios, quais são melhores práticas para utilizá-lo em sua estratégia de relacionamento e as oportunidades que podem ser exploradas utilizando esse recurso. 

O que é SMS Marketing?

Short message service: o SMS nada mais é do que um serviço de mensagens curtas que podem ser enviadas de celulares e computadores para outros dispositivos móveis. Muito antes de termos acesso à internet em nossos smartphones, o envio do SMS era o principal meio de comunicação entre pessoas via celular.  

Hoje, trata-se de uma ferramenta eficiente e acessível que parte da premissa de comunicar-se de forma direta e imediata com seus clientes que, claro, devem autorizar esse contato previamente. O envio de SMS é autorizado pelo Código de Defesa do Consumidor desde que o cliente conceda sua permissão.

Quantas vezes você já recebeu algum SMS de uma marca e se perguntou “como será que eles conseguiram meu número?

Nunca comprei nessa loja e nem tenho interesse nesse produto”. Infelizmente, é mais frequente do que pensamos. Por esse motivo, o SMS deve ser utilizado (com parcimônia) em complemento a outras estratégias de comunicação e considerado, principalmente, naquelas que tem por objetivo fortalecer o relacionamento com clientes já existentes.

Principais vantagens

Baixo custo

O investimento em uma ferramenta de envio de SMS em massa pode ser considerado baixo se pensarmos na quantidade de pessoas que serão impactadas com a mensagem.

Para capilarizar ainda mais sua estratégia, combine o disparo de SMS com outros canais de interação com o cliente, como redes sociais e e-mail marketing.

Alto engajamento

Você sabia que as taxas de abertura de mensagens no celular são de aproximadamente 97%? 

Enviar uma mensagem para o celular do cliente é um passo a mais na construção do relacionamento com ele e deve ser considerada uma etapa em sua jornada de compra. Ao contrário do e-mail, quando recebemos um SMS, o acesso é muito mais imediato. 

Dica importante: personalizar (com o primeiro nome do cliente ou com ofertas direcionadas por segmentação, por exemplo) essas mensagens é muito importante, pois confere um grau de aproximação com o consumidor ainda maior. Já sabemos que comunicações massificadas estão cada vez mais obsoletas, não é?

Oportunidades: quais tipos de SMS posso enviar?

Promocional

Mensagens disparadas com o objetivo de comunicar promoções, divulgar novos produtos e serviços, ofertas e conceder cupons de desconto. 

Institucional

Comunicações enviadas com o propósito de reforçar o posicionamento da marca, bem como seus valores e ações sociais que apoia.

Transacional

Informa o cliente sobre transações realizadas junto a empresa, como confirmações de pagamentos ou agendamentos.

Geração de tráfego

Mensagens que tem o intuito de conduzir o consumidor a páginas externas da marca, como sites, landing pages ou redes sociais.

Agora que você já sabe quais tipos de comunicação podem ser enviadas por SMS, confira as melhores práticas para começar a utilizar esse recurso o quanto antes.

Dicas para incorporar o SMS na sua estratégia

1. Horário e frequência

Em geral, as pessoas abrem as mensagens que recebem no celular quase imediatamente após recebê-las. No entanto, compreenda que mensagens demais podem ser inconveniente, bem como quando são enviadas em horários inadequados. Portanto, atenha-se aos horário comercial para programar envios.

Além disso, pela proximidade de contato que o SMS oferece, o cliente não deseja ser constantemente perturbado com mensagens repetitivas e insistentes. Sua marca tem outros pontos de contato com o consumidor, então utilize o SMS com sutileza para não gerar desgastes com quem o recebe. 

2. Não deixe de se identificar

Os clientes que receberem seu SMS muito provavelmente não saberão que a mensagem foi enviada pela sua marca.

Por esse motivo, identificar-se é muito importante. Informe aos seus contatos quem é você para que imediatamente eles reconheçam o remetente do SMS. 

3. Objetividade é tudo

Você tem 160 caracteres para passar sua mensagem. Utilize esse limite com inteligência e ofereça clareza no recado que deseja transmitir. Forneça informações relevantes e seja direto. 

4. Atente-se ao conteúdo e ao português

Listamos acima os tipos de SMS que podem ser enviados por uma empresa. No caso de SMS promocional, sugerimos que a mensagem incentive algum tipo de comportamento do cliente dentro de um período limitado. Por exemplo: “10% de desconto para compras realizadas até as 17h de hoje”.

Dessa forma, será possível mensurar assertivamente os resultados, considerando um objetivo claro. Importante: esteja sempre atento à ortografia e pontuação. A escrita correta faz toda a diferença!

5. Explore gatilhos mentais

O uso de gatilhos em SMS costuma ser bem sucedido. Como já falamos, são poucos caracteres, então é preciso pensar em uma forma imediata de chamar a atenção do seu cliente. Escassez, urgência e curiosidade são alguns gatilhos estratégicos que saltam aos olhos de quem está lendo.

6. Respeite o seu cliente

Caso algum contato queira cancelar o recebimento do SMS da sua empresa, não insista. A relação pode se tornar bastante desagradável e comprometer inclusive a imagem da sua marca diante de outros consumidores.

Respeite a vontade do seu cliente, comunique-se apenas com quem deseja estar em contato com você.

E então, você já utiliza esse potente recurso na sua estratégia de comunicação? Se você ainda tem dúvidas da eficácia do SMS, não deixe de conferir os cases das marcas Farm e Live!.

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Como utilizar o SMS na sua estratégia de marketing?

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Hoje, trata-se de uma ferramenta eficiente e acessível que parte da premissa de comunicar-se de forma direta e imediata com seus clientes que, claro, devem autorizar esse contato previamente. O envio de SMS é autorizado pelo Código de Defesa do Consumidor desde que o cliente conceda sua permissão.

Quantas vezes você já recebeu algum SMS de uma marca e se perguntou “como será que eles conseguiram meu número?

Nunca comprei nessa loja e nem tenho interesse nesse produto”. Infelizmente, é mais frequente do que pensamos. Por esse motivo, o SMS deve ser utilizado (com parcimônia) em complemento a outras estratégias de comunicação e considerado, principalmente, naquelas que tem por objetivo fortalecer o relacionamento com clientes já existentes.

Principais vantagens

Baixo custo

O investimento em uma ferramenta de envio de SMS em massa pode ser considerado baixo se pensarmos na quantidade de pessoas que serão impactadas com a mensagem.

Para capilarizar ainda mais sua estratégia, combine o disparo de SMS com outros canais de interação com o cliente, como redes sociais e e-mail marketing.

Alto engajamento

Você sabia que as taxas de abertura de mensagens no celular são de aproximadamente 97%? 

Enviar uma mensagem para o celular do cliente é um passo a mais na construção do relacionamento com ele e deve ser considerada uma etapa em sua jornada de compra. Ao contrário do e-mail, quando recebemos um SMS, o acesso é muito mais imediato. 

Dica importante: personalizar (com o primeiro nome do cliente ou com ofertas direcionadas por segmentação, por exemplo) essas mensagens é muito importante, pois confere um grau de aproximação com o consumidor ainda maior. Já sabemos que comunicações massificadas estão cada vez mais obsoletas, não é?

Oportunidades: quais tipos de SMS posso enviar?

Promocional

Mensagens disparadas com o objetivo de comunicar promoções, divulgar novos produtos e serviços, ofertas e conceder cupons de desconto. 

Institucional

Comunicações enviadas com o propósito de reforçar o posicionamento da marca, bem como seus valores e ações sociais que apoia.

Transacional

Informa o cliente sobre transações realizadas junto a empresa, como confirmações de pagamentos ou agendamentos.

Geração de tráfego

Mensagens que tem o intuito de conduzir o consumidor a páginas externas da marca, como sites, landing pages ou redes sociais.

Agora que você já sabe quais tipos de comunicação podem ser enviadas por SMS, confira as melhores práticas para começar a utilizar esse recurso o quanto antes.

Dicas para incorporar o SMS na sua estratégia

1. Horário e frequência

Em geral, as pessoas abrem as mensagens que recebem no celular quase imediatamente após recebê-las. No entanto, compreenda que mensagens demais podem ser inconveniente, bem como quando são enviadas em horários inadequados. Portanto, atenha-se aos horário comercial para programar envios.

Além disso, pela proximidade de contato que o SMS oferece, o cliente não deseja ser constantemente perturbado com mensagens repetitivas e insistentes. Sua marca tem outros pontos de contato com o consumidor, então utilize o SMS com sutileza para não gerar desgastes com quem o recebe. 

2. Não deixe de se identificar

Os clientes que receberem seu SMS muito provavelmente não saberão que a mensagem foi enviada pela sua marca.

Por esse motivo, identificar-se é muito importante. Informe aos seus contatos quem é você para que imediatamente eles reconheçam o remetente do SMS. 

3. Objetividade é tudo

Você tem 160 caracteres para passar sua mensagem. Utilize esse limite com inteligência e ofereça clareza no recado que deseja transmitir. Forneça informações relevantes e seja direto. 

4. Atente-se ao conteúdo e ao português

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5. Explore gatilhos mentais

O uso de gatilhos em SMS costuma ser bem sucedido. Como já falamos, são poucos caracteres, então é preciso pensar em uma forma imediata de chamar a atenção do seu cliente. Escassez, urgência e curiosidade são alguns gatilhos estratégicos que saltam aos olhos de quem está lendo.

6. Respeite o seu cliente

Caso algum contato queira cancelar o recebimento do SMS da sua empresa, não insista. A relação pode se tornar bastante desagradável e comprometer inclusive a imagem da sua marca diante de outros consumidores.

Respeite a vontade do seu cliente, comunique-se apenas com quem deseja estar em contato com você.

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