Você analisa os dados de navegação dos clientes?

Escrito por:
Carlos Nascimento
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O ditado “informação é poder” nunca foi tão verdadeiro quanto no atual cenário do Big Data. 

Muitas empresas, porém, já percebem que o poder, de fato, está na forma como analisamos os dados.

Coletar informações por meio de uma plataforma de CRM é um passo importante para as áreas de negócios, marketing e vendas.

Mas isso só será revertido em valor se indicar interesses implícitos ou explícitos dessas pessoas em relação a determinados produtos ou serviços.

Dados de navegação e a retenção de clientes

Algumas empresas com visão de futuro estão aplicando o poder dos dados de forma surpreendente visando aprimorar, especialmente, a gestão do relacionamento com os clientes.

O foco desse trabalho está na retenção dos consumidores e aumento de conversões.

Afinal, se soubermos exatamente o que interessa a cada pessoa, certamente teremos uma noção mais clara sobre o que oferecer a ele.

Por outro lado, se não entendermos o gosto do cliente, corremos o sério risco de tentar vender uma roupa feminina para um homem que queria uma gravata.

Em uma loja física, basta que o vendedor acompanhe o cliente e observe quais produtos ele está olhando.

Com esses dados, as marcas conseguem reduzir as taxas de dispersão e engajar os consumidores.

A partir daí, também é possível criar gatilhos inteligentes de marketing com ofertas personalizadas conforme o comportamento.

Se o consumidor, por exemplo, visitou mais de duas vezes a página de um produto específico, podemos disparar automaticamente uma mensagem a ele com uma oferta daquele produto.

Mais dados, mais ações

Então, quando você estiver olhando para planilhas e mais planilhas de informação, lembre-se de que é preciso tornar úteis todos esses dados.

Identifique padrões e mantenha-se atento às tendências que mostram em que pontos sua estratégia funciona e em quais isso não acontece.

Além de dados demográficos e sociais, o comportamento de navegação dos seus consumidores pode ser a maior fonte de informação para aumento de conversão.

Monitore a frequência de visitas de cada pessoa ao seu site, os produtos visualizados ou desejados, a receita, o abandono de carrinho, entre outros.

Entender o que cada consumidor quer para facilitar a compra com ofertas personalizadas e automáticas é a melhor forma de tornar os dados mais valiosos.

A sua empresa reúne e analisa dados sobre o comportamento dos consumidores? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários.

Carlos Nascimento

Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.

Pessoa segurando um celular de frente para um notebook.

Você analisa os dados de navegação dos clientes?

O ditado “informação é poder” nunca foi tão verdadeiro quanto no atual cenário do Big Data. 

Muitas empresas, porém, já percebem que o poder, de fato, está na forma como analisamos os dados.

Coletar informações por meio de uma plataforma de CRM é um passo importante para as áreas de negócios, marketing e vendas.

Mas isso só será revertido em valor se indicar interesses implícitos ou explícitos dessas pessoas em relação a determinados produtos ou serviços.

Dados de navegação e a retenção de clientes

Algumas empresas com visão de futuro estão aplicando o poder dos dados de forma surpreendente visando aprimorar, especialmente, a gestão do relacionamento com os clientes.

O foco desse trabalho está na retenção dos consumidores e aumento de conversões.

Afinal, se soubermos exatamente o que interessa a cada pessoa, certamente teremos uma noção mais clara sobre o que oferecer a ele.

Por outro lado, se não entendermos o gosto do cliente, corremos o sério risco de tentar vender uma roupa feminina para um homem que queria uma gravata.

Em uma loja física, basta que o vendedor acompanhe o cliente e observe quais produtos ele está olhando.

Com esses dados, as marcas conseguem reduzir as taxas de dispersão e engajar os consumidores.

A partir daí, também é possível criar gatilhos inteligentes de marketing com ofertas personalizadas conforme o comportamento.

Se o consumidor, por exemplo, visitou mais de duas vezes a página de um produto específico, podemos disparar automaticamente uma mensagem a ele com uma oferta daquele produto.

Mais dados, mais ações

Então, quando você estiver olhando para planilhas e mais planilhas de informação, lembre-se de que é preciso tornar úteis todos esses dados.

Identifique padrões e mantenha-se atento às tendências que mostram em que pontos sua estratégia funciona e em quais isso não acontece.

Além de dados demográficos e sociais, o comportamento de navegação dos seus consumidores pode ser a maior fonte de informação para aumento de conversão.

Monitore a frequência de visitas de cada pessoa ao seu site, os produtos visualizados ou desejados, a receita, o abandono de carrinho, entre outros.

Entender o que cada consumidor quer para facilitar a compra com ofertas personalizadas e automáticas é a melhor forma de tornar os dados mais valiosos.

A sua empresa reúne e analisa dados sobre o comportamento dos consumidores? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários.

Carlos Nascimento

Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.

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