Você analisa os dados de navegação dos clientes?
O ditado “informação é poder” nunca foi tão verdadeiro quanto no atual cenário do Big Data.
Sumário
Muitas empresas, porém, já percebem que o poder, de fato, está na forma como analisamos os dados.
Coletar informações por meio de uma plataforma de CRM é um passo importante para as áreas de negócios, marketing e vendas.
Mas isso só será revertido em valor se indicar interesses implícitos ou explícitos dessas pessoas em relação a determinados produtos ou serviços.
Dados de navegação e a retenção de clientes
Algumas empresas com visão de futuro estão aplicando o poder dos dados de forma surpreendente visando aprimorar, especialmente, a gestão do relacionamento com os clientes.
O foco desse trabalho está na retenção dos consumidores e aumento de conversões.
Afinal, se soubermos exatamente o que interessa a cada pessoa, certamente teremos uma noção mais clara sobre o que oferecer a ele.
Por outro lado, se não entendermos o gosto do cliente, corremos o sério risco de tentar vender uma roupa feminina para um homem que queria uma gravata.
Em uma loja física, basta que o vendedor acompanhe o cliente e observe quais produtos ele está olhando.
Com esses dados, as marcas conseguem reduzir as taxas de dispersão e engajar os consumidores.
A partir daí, também é possível criar gatilhos inteligentes de marketing com ofertas personalizadas conforme o comportamento.
Se o consumidor, por exemplo, visitou mais de duas vezes a página de um produto específico, podemos disparar automaticamente uma mensagem a ele com uma oferta daquele produto.
Mais dados, mais ações
Então, quando você estiver olhando para planilhas e mais planilhas de informação, lembre-se de que é preciso tornar úteis todos esses dados.
Identifique padrões e mantenha-se atento às tendências que mostram em que pontos sua estratégia funciona e em quais isso não acontece.
Além de dados demográficos e sociais, o comportamento de navegação dos seus consumidores pode ser a maior fonte de informação para aumento de conversão.
Monitore a frequência de visitas de cada pessoa ao seu site, os produtos visualizados ou desejados, a receita, o abandono de carrinho, entre outros.
Entender o que cada consumidor quer para facilitar a compra com ofertas personalizadas e automáticas é a melhor forma de tornar os dados mais valiosos.
A sua empresa reúne e analisa dados sobre o comportamento dos consumidores? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.

