Há algumas semanas, um dos maiores joalheiros do Brasil nos falou sobre a experiência da Maison no processo de transformação digital, visando se conectar ainda mais com as novas gerações.

O varejo de luxo vem crescendo, principalmente, através dos Millennials (pessoas que nasceram entre os anos 80 e 2000), e este novo perfil de consumidor está mudando consideravelmente a produção, consumo e seu relacionamento com as marcas.

As gerações Y e Z que, segundo a Bain & Company, representará mais da metade do mercado de luxo (cerca de 55% de acordo com projeções) até 2025, se comporta diferentemente dos baby boomers e geração X (que pertencem ao grupo de destaque do mercado até então). 

Para este perfil de consumidor, as marcas que não tem presença digital “não existem”.

Entenda mais como essa geração se relaciona com as marcas e sua jornada de compra.

Experiência digital é natural

As novas gerações já nasceram conectadas.

Diferentemente das gerações passadas, os Millennials já possuem como fator básico a hiperconectividade, fator que se expõe em quase todos os aspectos da sua vida.

Negligenciar parte da jornada do cliente que ocorre digitalmente é negligenciar 55% da possível receita até 2025.

Ao realizar compras pela Internet, 55% dos jovens consumidores de luxo usam celulares e tablets, enquanto 45% preferem os computadores. 

Na China, esta tendência sobe ainda mais, 77% dos jovens chineses compram pelos dispositivos móveis.

A preferência se torna a experiência

De acordo com a pesquisa da Kantar, feita no final de 2019, 52% dos millennials brasileiros preferem gastar com experiências do que em bens materiais.

Cada vez mais as pessoas estão “colecionando” momentos mais ricos e personalizados do que bens materiais por si só.

Deste modo, o Ponto de Venda (PDV) está sofrendo grandes mudanças até a metade desta década para se tornar cada vez mais um Ponto de Experiência (PDE), onde o cliente não somente adquire um produto, mas sim vive uma imersão e se conecta à fundo com a empresa. 

Essa conexão gera não somente um ticket maior, mas sim um fluxo de compras mais recorrente.

Afinal, os clientes voltam e adquirem mais produtos pela experiência diferenciada no processo de compra em si, além do seu relacionamento com as pessoas e a marca.

A demanda sustentável

As novas gerações já efetuam um consumo mais ético e sustentável. De acordo com recente publicação da Época negócios, 53% dos clientes evitam empresas de impacto social e/ou ambiental negativo.

(Para saber mais sobre esse assunto, leia outro artigo aqui do Blog sobre ESG).

Entre os mais jovens, esse percentual sobe para 84%.

Se anteriormente as questões ambientais não eram consideradas, agora, é necessário se conectar com os valores intrínsecos do novo público visando se adaptar às novas preferências de consumo.

Pensando em ajudar no início deste pensamento estratégico do varejo de luxo, listamos possíveis adaptações para  se conectar com este novo consumidor:

  • Invista no consumo sustentável: Adapte-se ao modelo eco-friendly;
  • Tenha uma comunicação consistente: Saiba como e quando falar com seus clientes;
  • Agregue sentimento em seus produtos: provoque emoções aos seus clientes;
  • Torne a experiência de compra algo divertido, torne a jornada omnichannel algo agradável e natural;
  • Se conecte com os valores pessoais do seu público. Torne o consumidor o foco da marca;

Sua marca já está preparada para as exigências dos Millennials? Conte pra gente nos comentários.

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Qual é o perfil do consumidor de luxo? Veja!

Há algumas semanas, um dos maiores joalheiros do Brasil nos falou sobre a experiência da Maison no processo de transformação digital, visando se conectar ainda mais com as novas gerações.

O varejo de luxo vem crescendo, principalmente, através dos Millennials (pessoas que nasceram entre os anos 80 e 2000), e este novo perfil de consumidor está mudando consideravelmente a produção, consumo e seu relacionamento com as marcas.

As gerações Y e Z que, segundo a Bain & Company, representará mais da metade do mercado de luxo (cerca de 55% de acordo com projeções) até 2025, se comporta diferentemente dos baby boomers e geração X (que pertencem ao grupo de destaque do mercado até então). 

Para este perfil de consumidor, as marcas que não tem presença digital “não existem”.

Entenda mais como essa geração se relaciona com as marcas e sua jornada de compra.

Experiência digital é natural

As novas gerações já nasceram conectadas.

Diferentemente das gerações passadas, os Millennials já possuem como fator básico a hiperconectividade, fator que se expõe em quase todos os aspectos da sua vida.

Negligenciar parte da jornada do cliente que ocorre digitalmente é negligenciar 55% da possível receita até 2025.

Ao realizar compras pela Internet, 55% dos jovens consumidores de luxo usam celulares e tablets, enquanto 45% preferem os computadores. 

Na China, esta tendência sobe ainda mais, 77% dos jovens chineses compram pelos dispositivos móveis.

A preferência se torna a experiência

De acordo com a pesquisa da Kantar, feita no final de 2019, 52% dos millennials brasileiros preferem gastar com experiências do que em bens materiais.

Cada vez mais as pessoas estão “colecionando” momentos mais ricos e personalizados do que bens materiais por si só.

Deste modo, o Ponto de Venda (PDV) está sofrendo grandes mudanças até a metade desta década para se tornar cada vez mais um Ponto de Experiência (PDE), onde o cliente não somente adquire um produto, mas sim vive uma imersão e se conecta à fundo com a empresa. 

Essa conexão gera não somente um ticket maior, mas sim um fluxo de compras mais recorrente.

Afinal, os clientes voltam e adquirem mais produtos pela experiência diferenciada no processo de compra em si, além do seu relacionamento com as pessoas e a marca.

A demanda sustentável

As novas gerações já efetuam um consumo mais ético e sustentável. De acordo com recente publicação da Época negócios, 53% dos clientes evitam empresas de impacto social e/ou ambiental negativo.

(Para saber mais sobre esse assunto, leia outro artigo aqui do Blog sobre ESG).

Entre os mais jovens, esse percentual sobe para 84%.

Se anteriormente as questões ambientais não eram consideradas, agora, é necessário se conectar com os valores intrínsecos do novo público visando se adaptar às novas preferências de consumo.

Pensando em ajudar no início deste pensamento estratégico do varejo de luxo, listamos possíveis adaptações para  se conectar com este novo consumidor:

  • Invista no consumo sustentável: Adapte-se ao modelo eco-friendly;
  • Tenha uma comunicação consistente: Saiba como e quando falar com seus clientes;
  • Agregue sentimento em seus produtos: provoque emoções aos seus clientes;
  • Torne a experiência de compra algo divertido, torne a jornada omnichannel algo agradável e natural;
  • Se conecte com os valores pessoais do seu público. Torne o consumidor o foco da marca;

Sua marca já está preparada para as exigências dos Millennials? Conte pra gente nos comentários.

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