ESG

Qual é a importância do ESG para o varejo?

No panorama empresarial contemporâneo, a conscientização acerca das preocupações ambientais, sociais e de governança (ESG) tem ganhado destaque.

Afinal, as empresas estão percebendo que adotar práticas sustentáveis e éticas como parte de sua responsabilidade corporativa é uma estratégia de negócios bastante vantajosa.

Inclusive, um estudo conduzido recentemente pelo Pacto Global da ONU revelou que 78,4% das empresas brasileiras estão integrando os princípios do ESG na formulação de suas estratégias.

A sua marca tem interesse em incorporar os preceitos do ESG em suas operações de varejo? Continue a leitura e veja como o ESG pode promover a rentabilidade e a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo!

O que é ESG?

Antes de tudo, é importante contextualizarmos o que é ESG; sigla para Environmental, Social and Governance. O ESG abrange três pilares interconectados: o pilar Ambiental, o Social e o da Governança:

  • Ambiental: este componente aborda a gestão responsável dos recursos naturais, a redução das emissões de carbono, a minimização de resíduos e a proteção da biodiversidade;
  • Social: já este pilar, envolve as relações da empresa com seus colaboradores, clientes, comunidades e a sociedade em geral;
  • Governança: este componente, por sua vez, abrange a transparência, a ética, os riscos socioambientais e estruturas de controles internos;

Transformação nos padrões de consumo

Agora que já temos o conceito de ESG fresco na cabeça, vamos falar um pouco sobre como a crescente preocupação do consumidor com a sustentabilidade nos últimos anos, transformou os padrões de compra da população.

A crescente disposição dos consumidores, por exemplo, em pagar mais por produtos fabricados de maneira sustentável, ou que abracem princípios de sustentabilidade, é um ótimo indicador disso.

De acordo com um estudo conduzido pela Union + Webster, 87% dos cidadãos brasileiros têm preferência por adquirirem itens provenientes de empresas que adotam práticas sustentáveis.

Inclusive, você já ouviu falar na tendência do “Recommerce ou Resale”? Ela engloba a compra e venda de produtos usados e é uma prática que tem se popularizado progressivamente (e que tem tudo a ver com ESG).

Em 2016, se questionássemos um grupo de consumidores sobre a possibilidade de comprarem um produto usado, apenas 32% manifestariam interesse. No entanto, essa perspectiva evoluiu substancialmente, alcançando 92% nos dias atuais.

Qual é o impacto positivo que o ESG pode proporcionar?

A adoção de práticas ESG por empresas varejistas, não somente se alinha com essa transformação dos padrões de consumo, como também ajuda a mitigar riscos, aprimorar a reputação da marca e garantir uma vantagem competitiva duradoura.

Em especial o setor varejista, com sua vasta cadeia de suprimentos e amplo alcance de clientes, detém grande capacidade de efetuar um impacto social e ambiental significativo ao adotar estratégias de ESG.

As ações de ESG realizadas por empresas impactam além do ambiente corporativo. Segundo Oscar Freire, líder de ESG da Voke, O ESG transforma a relação dos colaboradores, clientes e fornecedores com a empresa. Eles podem observar com transparência como ela está agindo para prevenir riscos e promover práticas responsáveis e sustentáveis. Essa mudança leva essas partes interessadas a refletirem sobre como aplicar mudanças e melhorias em suas próprias vidas.”

Há também outros impactos positivos, como a forma com que a empresa passa a organizar os seus resíduos, reduzindo o desperdício, e a preocupação que passa a ter com o reaproveitamento de materiais, resultando em redução de custos para o negócio, entre outros.

Como um varejista pode começar a aplicar iniciativas de ESG?

É muito comum vermos divulgações grandiosas de ações de ESG. Essas publicações em veículos renomados de comunicação podem passar a ideia de que é preciso muito esforço ou um orçamento muito robusto para começar uma iniciativa de ESG.

Mas isso não é necessariamente verdade. O importante para uma empresa que está pensando em começar ações de ESG é simplificar os seus primeiros passos. 

“O primeiro passo é levantar os temas materiais, aqueles que são relevantes para a empresa. Em seguida, mapear as principais ações internas conectadas a esses temas e colocar ainda mais energia nelas. No caso da Voke, nós já tínhamos muitas iniciativas voltadas para nossos colaboradores, então começamos ampliando o seu alcance. Incentivar as ações positivas que já existam dentro da sua companhia é um ótimo caminho para fortalecer a cultura ESG e adotar práticas sustentáveis que agreguem valor ao seu negócio.”, aconselha Oscar

Sustentabilidade Amplificada pela Tecnologia

Não é de hoje que as inovações tecnológicas estão redefinindo o varejo, concorda? E inclusive, muitos outros setores.

Portanto, quando falamos de ações ESG, isso não poderia ser diferente. Existem muitas maneiras pelas quais a tecnologia pode ser integrada ao ESG e nós trouxemos algumas situações para ilustrar: 

  • Experiência do Cliente Aprimorada: A análise de dados possibilita a personalização das ofertas, reduzindo o excesso de produção ao direcionar produtos específicos para consumidores com base em suas preferências e necessidades individuais;
  • Economia Circular: Tecnologias de rastreamento, como a blockchain, permitem rastrear cada etapa da vida útil de um produto. Isso assegura a utilização de materiais mais sustentáveis em sua produção e garante sua destinação adequada;
  • Engajamento Comunitário: Por meio das redes sociais e plataformas digitais, as empresas podem envolver os seus clientes em causas sociais e ambientais a partir das ações que promovem, fortalecendo os vínculos e construindo uma comunidade engajada;

A convergência entre os princípios do ESG e as inovações tecnológicas no setor varejista representam um passo crucial em direção a um futuro mais sustentável e ético.

Empresas que adotam, não só as práticas citadas neste artigo, como tantas outras relacionadas, satisfazem as expectativas dos consumidores modernos e também contribuem para moldar um ambiente empresarial que valoriza a ética, a responsabilidade ambiental e a transparência.

Você concorda com essa ideia? Compartilhe este artigo com seus colegas de trabalho e sua equipe, vamos ampliar essa discussão!

Artigo escrito pela parceira da Dito: https://www.voke.tech/

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *