Blockchain no varejo: entenda o conceito e a importância desta tecnologia

Você sabe por que vale a pena investir em blockchain no varejo? Essa tecnologia ficou mais conhecida com o surgimento das criptomoedas e, atualmente, já é uma tendência em diversos setores, como o varejista.

Grandes nomes, como Amazon e Walmart, têm colaborado com as big techs para explorar soluções de blockchain que ofereçam maior segurança e permitam a rastreabilidade da cadeia de suprimentos.

Porém, ainda falta uma estrutura regulatória adequada para que as empresas tenham menor resistência em utilizar essas tecnologias.

Diante deste cenário, nós preparamos este artigo para explicar com mais detalhes quais são os benefícios de investir no blockchain e como este recurso contribui para a otimização dos processos no varejo. Vamos lá?

O que é blockchain?

A tecnologia blockchain corresponde a um conjunto de blocos em cadeia, em que as informações são compartilhadas de maneira transparente e validadas por meio de criptografia.

Os dados são armazenados de acordo com a ordem cronológica e não podem ser alterados, garantindo maior segurança nas operações e evitando falsificações.

Embora muitas pessoas acreditem que essa tecnologia surgiu com o advento das criptomoedas, ela foi criada há pelo menos 20 anos. Entretanto, apenas com o surgimento do Bitcoin é que a blockchain passou a ter uma utilidade prática.

Atualmente, essa tecnologia tem sido utilizada de maneira inovadora em diferentes setores. Entre eles, podemos citar:

  • Energia;
  • Varejo;
  • Financeiro;
  • Entretenimento;

Porém, para que a blockchain contribua para o aumento da competitividade do negócio no mercado, é importante ter uma estratégia bem definida.

Quais as vantagens dessa tecnologia para o varejo brasileiro?

São diversos os desafios enfrentados pelos varejistas como: a existência de sistemas complexos de transporte, a distribuição de mercadorias e a conexão com os fornecedores.

Por isso, é importante investir em tecnologias que contribuam para a otimização dos processos como o CRM e a blockchain. 

A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens do uso da blockchain no varejo. Acompanhe!

Rastreabilidade

A blockchain permite que os varejistas façam o rastreamento das mercadorias e verifiquem os seus estoques em tempo real.

Com isso, é possível oferecer maior agilidade no atendimento, reduzir o custo e garantir uma boa experiência de compra para os clientes.

Segurança

As transações no varejo se tornam mais seguras, já que toda a cadeia pode ser verificada. Com o uso da blockchain, os varejistas conseguem identificar a autenticidade de todas as suas mercadorias, tanto novas quanto usadas.

Além disso, uma das características dessa tecnologia é a imutabilidade das informações, ou seja, é muito difícil fazer qualquer alteração dos dados de uma blockchain. Com isso, o ativo tem uma camada de proteção maior contra o ataque de hackers maliciosos.

Programas de fidelidade

É comum que os varejistas criem programas de fidelidade para garantir um maior nível de satisfação aos clientes. 

Com o uso da tecnologia blockchain, os consumidores podem resgatar os seus pontos em diversas plataformas, melhorando a experiência com o negócio, reduzindo os custos e as chances de fraude.

Como você pode perceber, a blockchain no varejo oferece diversos benefícios para o setor. Portanto, não deixe de conhecer novas tecnologias como essa para alcançar resultados cada vez melhores.

E aí, gostou deste post? Já sabe por que vale a pena investir nessa tecnologia? Aproveite e compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento. Até a próxima!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *