Saiba mais sobre o dia das mães no varejo

Estamos há pouco menos de dois meses para o dia das mães; uma das datas comerciais mais importantes do ano para os varejistas.

Tradicionalmente celebrada no segundo domingo do mês de maio, em 2024, comemoraremos no dia 12.

Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2023, o comércio eletrônico maximizou o seu faturamento em 3% e, para este ano, a perspectiva também é positiva.

Assim sendo, para te apoiar, nós vamos listar abaixo algumas sugestões para aumentar a sua receita.

Vem com a gente conferir?

Planejamento é essencial

Se você ainda não criou um cronograma de ações para o Dia das Mães, esse é o primeiro passo. A data é comemorada no 2º domingo de maio, mas, as ações devem começar antes.

A vantagem do e-commerce é que “as portas” da loja estão abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que você pode, inclusive, explorar os dias prévios e pós-dia das mães.

Liste todas as ações promocionais que deseja fazer e organize-as dentro dos dias disponíveis até a data.

É fundamental selecionar os canais corretos para comunicar-se com assertividade. Portanto, neste planejamento, inclua também os meios de contato com o seu público.

É importante conhecer o seu consumidor para fazer essas escolhas. Não deixe de recorrer ao seu CRM para entender o comportamento digital do seu cliente.

Acione os compradores do ano passado

Crie uma segmentação em seu CRM com todos os clientes que realizaram compras da sua marca no período que antecedeu o Dia das Mães no ano anterior.

É hora de entrar em contato com essa base para comunicá-los sobre novos produtos e promoções deste ano. E, quem sabe até, disponibilizar um cupom de desconto exclusivo para esses clientes especiais.

Cross-sell e upsell

O cross-sell consiste em oferecer ao cliente produtos complementares ao item que ele pretende adquirir em sua loja virtual.

Por exemplo: se você pretende comprar um tênis, o e-commerce sugere que você leve junto alguns pares de meias também.

Já o upsell ocorre quando é oferecida ao consumidor uma versão melhorada do produto ou serviço que está sendo comprado.

Ainda usando o exemplo do tênis, você escolhe o modelo mais econômico, mas ao chegar no carrinho para finalizar a compra, a loja disponibiliza um cupom com um desconto atrativo caso você escolha levar um modelo mais “premium” daquele tênis.

Essas duas estratégias são velhas conhecidas dos varejistas. São boas opções para impulsionar as vendas da sua loja virtual. 

Humanize a sua marca

O consumidor omnichannel está cada vez mais exigente quanto a ser tratado como pessoa e não como cifra.

O Dia das Mães é sim uma data comercial, mas a cada ano vem sendo ressignificada e ganhando campanhas comoventes. 

Ainda assim, lembre-se que não basta elaborar um discurso bonito: as marcas precisam repensar sua postura em todos os pontos de interação com os clientes. Tenha sensibilidade em suas comunicações e evite campanhas com apelo exclusivamente comercial. 

E então, já está preparado para aproveitar o Dia das Mães em 2024?

Para concluir esse artigo, caso queira aprofundar o seu conhecimento sobre esse tema, sugerimos a leitura de outro conteúdo aqui do Blog sobre dicas para vender mais no dia das mães. Até breve!

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Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2023, o comércio eletrônico maximizou o seu faturamento em 3% e, para este ano, a perspectiva também é positiva.

Assim sendo, para te apoiar, nós vamos listar abaixo algumas sugestões para aumentar a sua receita.

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Se você ainda não criou um cronograma de ações para o Dia das Mães, esse é o primeiro passo. A data é comemorada no 2º domingo de maio, mas, as ações devem começar antes.

A vantagem do e-commerce é que “as portas” da loja estão abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que você pode, inclusive, explorar os dias prévios e pós-dia das mães.

Liste todas as ações promocionais que deseja fazer e organize-as dentro dos dias disponíveis até a data.

É fundamental selecionar os canais corretos para comunicar-se com assertividade. Portanto, neste planejamento, inclua também os meios de contato com o seu público.

É importante conhecer o seu consumidor para fazer essas escolhas. Não deixe de recorrer ao seu CRM para entender o comportamento digital do seu cliente.

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Por exemplo: se você pretende comprar um tênis, o e-commerce sugere que você leve junto alguns pares de meias também.

Já o upsell ocorre quando é oferecida ao consumidor uma versão melhorada do produto ou serviço que está sendo comprado.

Ainda usando o exemplo do tênis, você escolhe o modelo mais econômico, mas ao chegar no carrinho para finalizar a compra, a loja disponibiliza um cupom com um desconto atrativo caso você escolha levar um modelo mais “premium” daquele tênis.

Essas duas estratégias são velhas conhecidas dos varejistas. São boas opções para impulsionar as vendas da sua loja virtual. 

Humanize a sua marca

O consumidor omnichannel está cada vez mais exigente quanto a ser tratado como pessoa e não como cifra.

O Dia das Mães é sim uma data comercial, mas a cada ano vem sendo ressignificada e ganhando campanhas comoventes. 

Ainda assim, lembre-se que não basta elaborar um discurso bonito: as marcas precisam repensar sua postura em todos os pontos de interação com os clientes. Tenha sensibilidade em suas comunicações e evite campanhas com apelo exclusivamente comercial. 

E então, já está preparado para aproveitar o Dia das Mães em 2024?

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