O Dia dos Namorados em 2021 será celebrado no sábado (12/06), mas, mediante ao cenário pandêmico que estamos presenciando, o varejo precisará se adaptar para aproveitar ao máximo essa data comercial.
Assim sendo, nós preparamos alguns dados e sugestões de estratégias de CRM para apoiar os varejistas.
Confira!
Em 2020, as vendas no Varejo durante a semana do Dia dos Namorados (entre 6 e 12 de junho), sofreram uma queda de quase 28% em comparação ao mesmo período de 2019.
Muitas aquisições comuns à data (pacotes de viagem e reservas em restaurantes, por exemplo) foram substituídas por comemorações à distância e presentes comprados pela internet.
Inclusive, segundo o E-commerce Brasil, o varejo digital registrou aumento de 117% no faturamento em relação ao ano passado.
Outro comportamento interessante foi a intenção dos casais em confeccionar os próprios presentes, como apontou pesquisa realizada pela empresa Azulis, do grupo Red Ventures.
Segundo notícia veiculada pelo jornal Correio Braziliense, o comércio do Distrito Federal estima um crescimento médio de 16,2% nas vendas no Dia dos Namorados de 2021.
O dado é proveniente de uma pesquisa da Fecomércio-DF.
O clima entre os lojistas é de otimismo: 55,6% dos comerciantes entrevistados aguardam por resultados similares ou melhores que os de 2020.
Pelo menos 63% deles utilizará estratégias de vendas para o período que antecede a data.
Os setores que se destacaram como preferência do consumidor para presentear, nesse estudo, foram: Moda e Acessórios, Calçados e Alimentos/Bebidas.
Em relação aos hábitos de consumo para o Dia dos Namorados, a Shopee Brasil conduziu uma pesquisa com mais de 2.300 pessoas de todo o Brasil, entre 19 e 55 anos.
A intenção de investimento no presente deverá ser superior ao ticket médio do Dia das Mães deste ano (R$ 210,00). O consumidor estima pagar até R$ 240,00.
A maioria dos respondentes (69%) possui o hábito de comprar presentes para datas especiais pela internet. Um dado interessante é que 61% dos entrevistados costumam comprá-los com antecedência de uma a três semanas.
Além disso, também consideram o preço acessível um fator decisivo para a escolha do presente.
A pequena parcela dos participantes da pesquisa que já definiu qual será o presente para seu companheiro (a), mencionou produtos dos setores de Perfumaria, Moda e Acessórios e Eletrônicos como os escolhidos.
Mais informações neste link do E-commerce Brasil.
O Dia dos Namorados é uma das principais datas comerciais do ano e encerra o primeiro semestre com uma boa oportunidade de faturamento para o Varejo digital.
Confira algumas dicas para potencializar os resultados dessa ocasião.
O primeiro passo é adaptar o layout do seu e-commerce para o Dia dos Namorados.
Em seguida, desenvolva conteúdo para seus canais que tenham adequação à data e conversem com a identidade da sua loja.
Faça uma seleção dos principais meios que promovem engajamento com sua marca. Escolha alguns formatos interessantes para a produção de conteúdo.
Vídeos de desafios para casais, templates com perguntas sobre o casal, infográficos com curiosidades sobre a data e listas com dicas de como comemorar são algumas sugestões.
Como vimos na pesquisa mencionada acima, são poucas as pessoas que já definiram qual será o presente do companheiro (a).
Como trata-se de uma dúvida comum, sua marca pode (e deve) auxiliar o cliente nessa escolha.
Crie um guia de presentes sugeridos de acordo com as preferências de diferentes perfis, dentro da gama de produtos que a sua marca oferta.
Por exemplo: se você é uma marca de calçados, pode fazer uma seleção de presentes indicados para o estilo comfy, atleta, clássico, moderno, etc.
Aproveite para fazer o disparo dessas sugestões via e-mail marketing para impactar seus consumidores com mais assertividade.
Não se esqueça de segmentar a sua base para obter resultados mais satisfatórios e atingir o público que realmente tenha conexão com a sua marca.
Organização em tempos de alta no Varejo é fundamental, principalmente quando falamos de e-commerce.
O Dia dos Namorados em 2021 cairá num sábado. Esteja atento a isso e foque sempre em oferecer a melhor experiência possível para o seu cliente.
Deixe claro os termos e prazos de entrega para não frustrá-lo, principalmente àquele que deixa a compra para última hora. Surpreenda na embalagem e no cuidado com a entrega.
Os mínimos detalhes fazem toda a diferença.
Aproveite nossas dicas para que sua marca prospere nesta data e boas vendas.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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