Especialmente nos dias atuais, fazer a gestão de e-commerce não é uma tarefa simples.
Segundo matéria do portal ECBR, o número de lojas virtuais no Brasil cresceu 16,5% em 2023, chegando a quase 2 milhões de comércios eletrônicos.
No entanto, apesar deste dado positivo, muitos e-commerces encerram a operação antes mesmo do primeiro ano de vida.
Modelos de negócio mal elaborados, projeções falhas e alta burocracia são alguns dos principais motivos.
Assim sendo, veja agora, de forma mais detalhada, os principais erros cometidos ao montar uma loja virtual e saiba como evitá-los.
É bastante desanimador entrar em um e-commerce e ter dificuldades ou, simplesmente, não conseguir encontrar o produto que deseja, concorda?
Em certos casos, essa falha costuma acontecer por falta de estoque.
Porém, em boa parte das vezes, isso ocorre devido a erros na barra de pesquisa, a “links quebrados”, a descrições ruins de produtos, imagens com baixa resolução, estratégia errada de SEO e etc.
Diante disso, criar um mecanismo inteligente de busca é uma das melhores formas de evitar que o seu cliente migre para o concorrente.
Seus clientes, assim como boa parte das pessoas, não terão tempo (ou paciência) para preencher formulários extensos durante o processo de compra.
Assim sendo, para cadastros em Newsletters, por exemplo, solicite unicamente informações básicas como o nome completo e o e-mail.
Espere o consumidor adicionar todos os produtos ao carrinho e clicar em “concluir pedido” para solicitar o cadastro. Neste momento, peça apenas as informações cruciais para o fechamento do pedido.
Configure pop-ups e mobile push com moderação, afinal, muitas mensagens simultâneas mais confundem do que ajudam.
Em meio a um trânsito congestionado, tudo para e não flui. No e-commerce, o mesmo paradigma se aplica no que se refere à interface da loja virtual.
Se as páginas forem mal projetadas ou estiverem “poluídas”, o cliente não vai conseguir se orientar em meio a propagandas desnecessárias, banners em demasia, design confuso e janelas pop-up por todos os lados.
Aqui, a melhor saída é contratar uma empresa especializada em e-commerce para desenvolver o seu layout. Afinal, elas contam com equipes multidisciplinares capazes de projetar uma interface sucinta, simples, elegante e, acima de tudo, funcional.
Embora, atualmente, em plataformas como a VTEX E-commerce, o próprio empreendedor consegue dar os primeiros passos, sem necessariamente, precisar contratar um prestador de serviço.
Se você vai à uma loja física para procurar um produto, a chance de você comprar algo que atenda às suas expectativas é grande. Isso acontece porque você avaliou o produto de perto.
No e-commerce, entretanto, a chance de arrependimento é maior, já que a mercadoria pode ser mal apresentada, com fotografias e descrição não satisfatórias para o consumidor.
Tudo isso vai causar falta de confiança e, consequentemente, terminar numa venda perdida.
A dúvida sobre o que se está comprando é a maior inimiga das conversões, sendo muitas vezes mais impactantes que o preço.
Fotos de qualidade e em todos os ângulos dos produtos, bem como uma descrição detalhada sobre todas as suas características e funcionalidades, fornecem ao cliente a segurança para comprar o que ele procura, evitando, assim, devoluções e surpresas desagradáveis.
Neste aspecto, as novas tecnologias como o Metaverso e a Realidade Aumentada podem contribuir bastante. E para te ajudar a visualizar isso mais facilmente, te aconselhamos visitar o e-commerce da Espaço Smart.
Por lá eles exploram destes recursos para vender diversos produtos, inclusive casas! Você não leu errado! Eles vendem casas no e-commerce, então, vale muito a pena conferir esse case.
E para fechar, quando finalizar a sua visita ao e-commerce da Espaço Smart, volte aqui e conte pra gente nos comentários o que achou da experiência vivida por lá.
Até breve!
Esse texto foi inspirado no artigo da Bertholdo sobre “Erros que detonam o seu e-commerce” e publicado aqui com a autorização do autor.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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