Indicadores de desempenho do varejo

Indicadores de desempenho do varejo em 2023

Apresentação

Aqui na Dito, um dos produtos que temos mais orgulho é o CDP (Customer Data Platform). Em nossa plataforma de dados há 15 anos de conhecimento, angariado junto a mais de 200 marcas varejistas e mais de 180 milhões de consumidores.

De posse dessa base informacional tão rica, nós decidimos levar a Dito para outro nível, ou seja, entendemos que não queremos ser somente mais uma empresa SaaS, mas sim, uma SaaS que, além da plataforma, fomenta o mercado varejista com dados valiosos e tem a capacidade de “prever o futuro”.

Com esse ideal em mente, lançamos em 2022, a Pesquisa Clienting Index; o maior benchmarking do segmento de moda já produzido com indicadores diversos sobre clientes.

Esse estudo foi muito bem aceito no varejo e, perante tantos feedbacks positivos, entendemos que, em 2023, seria essencial lançar outro material de magnitude similar.

De face com tal objetivo, criamos esse relatório com Indicadores de desempenho do varejo, relativos ao 1º semestre, que vai ajudar os varejistas a refletir se as macro previsões feitas para o ano estão se cumprindo e, principalmente, a enxergar se o que está acontecendo no mercado, reflete a realidade interna da empresa.

A nossa intenção focal com esse estudo é clarear a visão de quem ainda não percebeu que precisa “corrigir a rota”. Todavia, nós também almejamos inspirar quem está em busca de resultados mais agressivos.

Os dados que você descobrirá a seguir são embasados pelo desempenho de todos os clientes da Dito, sendo que, em alguns momentos, vamos afunilar as análises considerando os resultados, exclusivamente, dos varejistas de moda que atendemos.

Esperamos que esse conteúdo seja útil para o seu negócio.

Boa leitura!

Receita Total

O início de 2023, infelizmente, começou tenso para o varejo brasileiro.

As previsões de crescimento que já eram tímidas (abaixo de 1%), se tornaram pessimistas quando começaram vir a público os casos de falência, de reestruturação de dívidas, de marcas com dificuldade para acessar crédito, dentre outros.

Perante estas questões negativas que surgiram logo no limiar do ano, nós decidimos verificar, ao final do primeiro semestre, se, de fato, as perspectivas desfavoráveis se confirmaram na prática.

E para isso, um dos primeiros indicadores que analisamos foi a Receita Total. Para que não haja dúvidas, a Receita Total corresponde ao faturamento das marcas varejistas que atendemos, dentro do período analisado.

Desde o primeiro olhar, fica evidente o cenário de recessão que o varejo está vivendo, afinal, se em Janeiro de 2023 o somatório da Receita Total de todos os nossos clientes chegou à casa de R$ 4.2 bilhões, em Junho, esse número decresceu em 57% (R$ 1.8 bilhões).

Obviamente, comparar dois períodos tão distintos para o varejo, pode resultar num cenário que não transmite a realidade, entretanto, nem mesmo os meses em que há datas comemorativas relevantes, como Março, Abril e Maio, foram capazes de superar a Receita Total de Janeiro.

A confirmação da recessão vem quando comparamos o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período deste ano. Em Janeiro de 2022, a Receita total dos nossos clientes ultrapassou R$ 3.5 bilhões, enquanto em Junho, o resultado cresceu 20% (R$ 4.2 bilhões).

E se em 2023 notamos a queda contínua da Receita Total, em 2022, esse indicador evoluiu em praticamente todos os meses, com exceção de Fevereiro (R$ 3.4 bilhões) e do próprio mês de Junho, já que em Maio, a Receita Total das marcas que atendemos chegou ao incrível número de R$ 4.4 bilhões.

Apesar destes resultados globais assustarem, quando estreitamos a investigação por segmento de varejo, o positivismo ressurge.

No setor de moda, por exemplo, em que a Dito CRM é especialista, a Receita Total dos nossos clientes se maximizou em praticamente todos os meses de 2023.

Veja abaixo a tabela comparativa:

RECEITA TOTAL (R$) – VAREJO DE MODA

Ano

Janeiro Fevereiro Março Abril Maio

Junho

2022 1.5B 1.4B 1.6B 1.6B 2.0B

1.9B

2023 2.1B (+40%) 1.9B (+36%) 2.3B (+44%) 2.0B (+25%) 1.7B (-15%)

1.2B (-37%)

 

E se considerarmos ainda somente o 1º trimestre, o crescimento médio do faturamento das marcas de moda que atendemos, foi superior a varejistas renomadas como Renner e Riachuelo, que cresceram, em média, 17%.

Os nossos clientes do segmento de Beauty também estão voando alto em 2023.

O site Statista já havia publicado que o setor de beleza deve movimentar cerca de 571,1 bilhões de dólares em 2023, o que representa o aumento de 8% em relação ao ano anterior.

E aqui na Dito, os nossos dados estão ratificando essa previsão otimista.

Confira a tabela a seguir que demonstra a evolução da Receita Total das marcas de Beauty que atendemos:

RECEITA TOTAL (R$) – VAREJO DE BELEZA

Ano

Janeiro Fevereiro Março Abril Maio

Junho

2022

10.7M 9.5M 11.5M 12.3M 11.6M

12.5M

2023 14.8M (+38%) 14.3M (+51%) 15.8M (+37%) 14.4M (+17%) 24.4M (+110%)

11.5M (-8%)

 

Apresentados esses dados, fica claro que há sim motivos para manter atenção, contudo, também é límpido que a crise não é tão feia quanto andam pintando por aí.

O que vemos são movimentos de mercado. Trocas de governo, inflação, preço do dólar, SELIC, dentre outros, sempre vão favorecer mais alguns setores do que outros.

Consumidores ativos

Como observamos nos resultados de Receita Total, de maneira global, há o cenário de recessão no varejo, entretanto, os nossos clientes dos segmentos de Moda e Beleza, por exemplo, estão conseguindo contornar a crise e seguir crescendo.

E uma das estratégias mais poderosas que as marcas varejistas têm explorado por aqui é a personalização de campanhas de marketing, com foco em bases inativas de consumidores.

O varejo, historicamente, tem o “vício” de vender apenas para os “clientes champion”, ou seja, para bases muito engajadas que realizam novas compras de forma recorrente.

Acontece que, por meio da segmentação de dados no CDP da Dito, nós temos evidenciado para as marcas que, dentre os consumidores inativos, também há grandes oportunidades para expandir receita.

Com esse pensamento em mente, cada vez mais, os clientes que atendemos estão customizando campanhas específicas para quem comprou pela última vez há mais de 1, 2 ou até 3 anos.

E o resultado não poderia ser diferente: as bases de consumidores ativos, especialmente, no segmento de Moda, têm crescido de forma exponencial.

Para ficarmos na mesma página, o dado de consumidores ativos leva em consideração clientes que compraram nos últimos 12 meses e são comunicáveis (possuem um e-mail ou telefone válido).

Para exemplificar, em Maio de 2022, olhando para todos os clientes da Dito, nós contabilizamos 23 milhões de consumidores ativos. Neste mesmo mês de 2023, esse número saltou para 37 milhões (+61%).

E quando olhamos unicamente para o segmento de Moda, em Maio de 2022, a soma de consumidores ativos foi de 13 milhões. Em 2023, o resultado praticamente dobrou, batendo a casa de 24 milhões de consumidores ativos (+85%).

A evolução deste dado é uma das justificativas para o crescimento da Receita Total no segmento de Moda, apontado no tópico anterior.

Quando criamos estratégias bem elaboradas de CRM, tratando cada base de consumidores de acordo com o seu perfil e características, a tendência natural é a expansão da receita, do ticket médio e do LTV. Não há recessão que freie o bom trabalho.

Qualidade dos cadastros

Outro benefício da reativação de consumidores é a melhoria da qualidade dos cadastros de clientes. Nós consideramos um cadastro completo quando 03 principais informações são preenchidas corretamente: o CPF, o telefone e o e-mail.

E nesse quesito, as marcas que atendemos, de maneira geral, estão dando um verdadeiro show, especialmente no último ano.

Em Maio de 2022, por exemplo, nós contabilizamos 109 milhões de cadastros válidos. Em 2023, esse número foi de 177 milhões (+62%).

Apesar de termos selecionado 1 mês como amostra, a própria curva do gráfico em si, já deixa claro que a qualidade dos cadastros está em ascensão.

A mentalidade do varejista no que tange à importância de captar dados corretos dos clientes está evoluindo, mas, vários outros fatores também têm contribuído para que as fichas dos consumidores estejam cada vez mais completas.

Um desses fatores é a preferência dos brasileiros em fechar pedidos usando meios de pagamento eletrônicos, como o PIX e o Cartão de Crédito.

Segundo a pesquisa “Tendências dos Meios de Pagamento para 2023”, promovida pela Fiserv Brasil, o PIX é o principal meio utilizado no Brasil (86% dos entrevistados) por todas as faixas etárias e regiões, seguido de cartão de crédito ou débito na maquininha (74%).

Uma vez que as compras têm sido concluídas, preferencialmente, por meios de pagamento eletrônicos, é praticamente impossível que as informações recebidas do consumidor estejam incorretas, logo, a qualidade dos cadastros sobe.

Outro fator que favorece a melhoria da qualidade dos cadastros, porém agora no “universo” da Dito CRM, são as “corridas” que o nosso time de Consultores de Sucesso estimulam as marcas que atendemos a realizar.

Essas “corridas”, basicamente, são competições com prazo determinado, onde a(s) loja(s) e o vendedor(es) que preencherem mais cadastros completos, são os vencedores e recebem premiações significativas. Essa gamificação do processo de cadastro já resultou em grandes recuperações de base.

Uma mensagem final

Agora que você teve acesso a esses dados, perguntamos: a sua empresa está acompanhando as médias do varejo ou é preciso ligar um sinal de alerta?

Se os seus números estiverem legais, excelente! Siga em frente, sempre atento aos movimentos de mercado, para que a sua estratégia não tenha falhas.

Mas se a comparação com os resultados aqui apresentados geraram preocupação, não demore para agir.

Com as experiências que adquirimos, especialmente após a pandemia, nós descobrimos, na prática, que protelar para reformular os planos é a pior decisão.

O varejo está extremamente volátil. O que faz sentido hoje, provavelmente, cairá em desuso amanhã. Portanto, se for necessário corrigir a sua rota, comece agora.

E lembre-se do mais importante: a Dito CRM está aqui para te apoiar.

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