Sumário
ToggleA integração de diversas tecnologias representa, hoje, a expansão da tela para o mundo físico.
O Metaverso no varejo, enquanto conceito, expande as possibilidades com sua nova dimensão de tempo e espaço, tornando as interações entre os espaços virtuais e os espaços físicos, uma realidade em constante ascensão.
Na prática, o Metaverso aplicado ao varejo possibilita que as marcas criem linhas e coleções 100% virtuais, permitindo aumentar as vendas, sobretudo por meio de recursos tecnológicos robustos.
Os empreendimentos de varejo que desejam investir em Metaverso devem elaborar, antecipar e planejar as ações digitais.
Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
Como o Metaverso funciona?
O Metaverso consiste em uma interface pela qual os usuários vivenciam uma nova realidade, em que podem interagir, jogar, comprar, se divertir e trabalhar por meio de avatares digitais.
O conceito representa muito mais do que um jogo, website, plataforma ou aplicativo.
O Metaverso já influencia a economia e apresenta mudanças no comércio eletrônico, uma vez que a compra de bens e serviços online se torna uma experiência tridimensional e imersiva.
No varejo, o Metaverso possibilita que as marcas criem mundos virtuais específicos para a apresentação de novos produtos e canais de distribuição.
A experiência de compra, portanto, se potencializa por diferentes tecnologias, como realidade aumentada e jogos online.
O que se espera é que a tendência se estabeleça e se consolide em diversos segmentos do varejo.
Grande parte dos consumidores se sentem mais próximos ao interagir com uma marca digitalmente e acreditam ser muito mais simples interagir em um ambiente virtual.
Acompanhar os empreendimentos que tentam lidar com o Metaverso pode ser uma maneira eficiente de entender como esse novo universo realmente agrega experiências positivas do mundo físico e virtual.
Como se organizar para o Metaverso?
No setor varejista, há uma série de possibilidades que o Metaverso pode oferecer para os consumidores.
A tecnologia permite que a marca crie uma espécie de shopping virtual, demonstrando por meio da realidade aumentada e do 3D como os itens são, sem que os usuários precisem sair de casa.
O Metaverso também pode ser amplamente utilizado em e-commerces, tanto em relação à apresentação dos produtos quanto às possíveis formas de pagamento.
As marcas que desejam se aperfeiçoar nesse sentido devem investir em profissionais especializados em negócios e comércios digitais.
Um e-commerce de varejo com presença forte, com marketplace, website e aplicativo, por exemplo, deve aderir ao Metaverso para alcançar uma posição de destaque em relação à concorrência.
Varejistas que estão explorando o Metaverso
Alguns empreendimentos, como o da marca de óculos Chilli Beans, criou uma experiência imersiva virtual dentro do game GTA, totalmente baseada em metaverso.
O jogo apresenta uma ilha digital que pode ser explorada pelos convidados por meio de avatares.
A L’Oréal também lançou a sua primeira coleção virtual, chamada Signature Faces, possibilitando que os clientes utilizem sombras e batons da linha nas redes sociais e em plataformas de videoconferência, como o Google Chat e o Zoom.
O Google é outro gigante que avançou no Metaverso, apresentando uma nova funcionalidade de busca que libera testes ao vivo ao abrir a câmera frontal do celular quando o usuário digita o nome de algum produto cadastrado no sistema.
Não há dúvidas que o Metaverso já traz transformações significativas para as ações digitais, como o delivery e e-commerce.
As marcas devem se planejar o quanto antes para adotar a tecnologia em seus negócios para sair na frente e adquirir diferenciais para engajar os clientes.
E então, o que achou deste tema? Deixe a sua opinião nos comentários.
Acho cedo falar de multiverso, mas a turma ama acelerar prcessos.
Oi, Livia! Tudo bem? Aqui no Brasil, já temos algumas empresas fazendo um bom trabalho no Metaverso. Um exemplo é a Espaço Smart. Sugiro conhecer o e-commerce deles. Abraços e obrigado pelo comentário.