Sumário
ToggleSe você deseja entender o que é inbound marketing, siga a leitura, pois, neste breve artigo, nós vamos explicar do que se trata esse assunto.
Ao final do conteúdo, iremos também sugerir alguns materiais complementares para que você possa aprofundar o seu conhecimento a respeito do tema.
Vem com a gente conferir?
O que é inbound marketing?
O inbound marketing é a soma de diversas estratégias que visam atrair, converter e reter os consumidores de uma marca.
Essa estratégia, geralmente, é utilizada por empresas B2B, no entanto, ela também é bastante eficaz no B2C, especialmente para e-commerces varejistas que precisam aumentar o tráfego qualificado orgânico.
Para atrair, converter e reter os clientes, o inbound marketing explora o marketing de conteúdo em várias mídias como as redes sociais, os blogs, o e-mail marketing, podcast, revistas impressas e etc.
Benefícios do inbound marketing
A implementação das estratégias de inbound marketing gera diversos resultados positivos, como aumento da autoridade da marca e crescimento da geração de leads qualificados.
Nesse sentido, veja abaixo alguns dados interessantes:
- Marketing de conteúdo custa 62% menos que o tradicional e gera 3 vezes mais leads;
- Empresas que aplicam a estratégia de Inbound marketing para geração de leads tem um custo por lead 13% menor;
- Empresas que utilizam Inbound marketing tem economia média de U$14,00 por novo cliente;
- Em torno de 72% dos profissionais de marketing pensam que conteúdo produzido pela marca é mais eficiente que anúncios em revistas e 69% dizem que o retorno é maior que mala direta e PR;
- Cerca de 41% dos profissionais de marketing afirmam que marketing de conteúdo gera ROI positivo;
- Por volta de 82% dos profissionais de marketing que blogam veem ROI positivo para suas campanhas de inbound marketing;
7 passos para implementar o inbound marketing
Veja abaixo algumas etapas que você deve seguir para implementar uma estratégia de inbound marketing focada em um Blog.
- Comente determinando quais serão os seus objetivos com a estratégia, tal como os KPIS de sucesso para curto, médio e longo prazo;
- Construa a(s) data-driven persona(s)
- Direcionado à data-driven persona criada, crie uma estratégia de conteúdo para três meses, selecionando previamente as melhores palavras-chave e pautas para os artigos;
- Selecione as pessoas que farão a escrita dos textos, tal como os revisores e Designers que irão ilustrá-los;
- Em paralelo, com o apoio do seu time técnico, trabalhe para colocar o Blog “no ar”, otimizado com base nas Core Web Vitals;
- Verifique quais ferramentas serão necessárias para suportar a estratégia (SEM RUSH, Search Console, GA4);
- Transfira a responsabilidade desta estratégia para um analista da equipe;
Inbound marketing para e-commerce
Agora que chegamos até aqui, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre inbound marketing para e-commerce para ampliar o seu entendimento a respeito desta estratégia.
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