Aumentar as vendas durante a Black Friday é muito bom, mas se a sua marca conseguir manter o ritmo de crescimento após esse evento é bem melhor, concorda? Apostamos que sim!
Diante disso, criar estratégias de recompra é crucial, então, neste artigo, nós elencamos 03 sugestões para estimular a sua base de clientes a continuar comprando, mesmo após o fim desta festividade do varejo.
Vem com a gente conferi-las?
Falando grosseiramente, a base de clientes presente no seu CRM pode ser dividida entre consumidores mais ou menos engajados.
Os engajados são, por exemplo, aqueles com compras recentes e/ou frequentes, que sempre abrem e/ou clicam nas suas campanhas de marketing, que estão sempre navegando no e-commerce, dentre outros.
Considerando que esse público tem maior interação com a marca e, potencialmente, gosta mais dela do que o restante das pessoas, consequentemente, tem maior probabilidade de compra.
Então, se você precisa maximizar rapidamente o faturamento, vale a pena começar as ações de marketing direcionando a comunicação para esses grupos, afinal, eles tendem mais à compra por impulso, caso seja ofertado um benefício ou condição especial.
Só não cometa um erro bem comum: dialogar somente com bases engajadas.
Muitas marcas varejistas, observando o poder de compra destes clientes, passam a enviar mensagens massivas unicamente para eles.
Isso é uma falha, pois, em algum momento, essas pessoas podem se “cansar” da marca e, de defensores fiéis, passarem a ser haters / detratores.
Inclusive, sempre que possível, envie Pesquisas CSAT para descobrir a percepção dos consumidores em relação aos seus processos e marca.
Apesar dos desengajados estarem comprando com menos frequência, clicando pouco nas suas notificações e/ou não visitando o e-commerce, não significa que sempre foi assim ou que eles não querem comprar nunca mais.
Essas pessoas podem não estar interagindo com a sua empresa por diversos fatores, como:
Assim sendo, segmente estes públicos, customize campanhas para cada um deles, busque dialogar, entender a “dor” de cada indivíduo e tratá-la com a ação mais assertiva. Fazendo isso, com certeza, eles voltarão a comprar.
O RFM (ou RFV) é a abreviação para Recência, Frequência e Valor Monetário.
Essa metodologia visa agrupar os consumidores de uma marca com base nos seus comportamentos de compra, de até 12 meses anteriores em relação à data atual.
A partir do momento onde a sua empresa tiver a visão, por exemplo, de quem são os clientes campeões, leais, novos ou daqueles que já demonstram não ter tanto interesse pelos produtos ofertados, ficará extremamente mais fácil criar estratégias de recompra para o Pós Black Friday.
E então, o que você achou destas sugestões? Deixe a sua opinião nos comentários.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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