Sumário
ToggleTodos os anos, tradicionalmente, nós fazemos questão de reservar um momento da nossa agenda para analisar o desempenho do varejo após as principais datas comemorativas.
E em 2024, posteriormente ao Dia das Mães, não poderia ser diferente. Logo depois da festividade, nós iniciamos a investigação de alguns KPIs a fim de compreender se os resultados atuais superaram os de 2023.
A nossa análise considerou a performance de todos os varejistas que atendemos (+300 marcas), então, diante desta premissa, veja a seguir as principais descobertas.
Receita total e receita influenciada por CRM
Dois indicadores que acompanhamos de perto são a receita total e a receita influenciada pelas campanhas de CRM Marketing.
Em 2023, a receita total de todos os varejistas estudados, superou +5.3 bilhões de reais nos 30 dias que antecederam o Dia das Mães. Deste montante, +1.4 bilhões foram influenciados exclusivamente pelo CRM.
Neste ano, mesmo com algumas incertezas no varejo, o resultado foi positivo. Tanto a receita total quanto a receita influenciada por CRM cresceram em 3% e 28%, respectivamente.
Sabendo que, com base no Índice Cielo do Varejo Ampliado – ICVA, as vendas no setor decresceram 1,8% em abril, nós consideramos que a maior parte das marcas que usam o CRM da Dito, sobressaíram em comparação ao restante do mercado.
Ticket Médio
Outra métrica analisada na nossa pesquisa foi o ticket médio. Em 2023, nos 30 dias prévios ao dia das mães, o valor ficou em R$ 460,42. Em 2024, saltou para R$ 652,81 (+42%).
Essa conquista mostra que os varejistas estão se relacionando melhor com os consumidores, aumentando a frequência de compras da base e/ou a quantidade de produtos vendidos por atendimento (PA).
Caso queira conferir as táticas que sugerimos aos nossos clientes para maximizar o ticket médio, propomos a leitura do nosso artigo sobre “4 estratégias para aumentar o ticket médio no varejo”.
Total de compras e de recompras
No ano passado, os clientes de todas as marcas que atendemos, bateram o montante de 11.3 milhões de compras realizadas (30 dias antes do dia das mães), sendo que destas, 6.6 milhões foram transações de recompra.
É curioso observar que especialmente esses indicadores caíram. Em 2024, no mesmo período citado acima, registramos 8.2 milhões de compras (-27%), sendo destas, 4.9 milhões de transações de recompra.
A princípio essa informação pode soar negativa, mas ela não é, uma vez que sabemos que o ticket médio cresceu e a receita influenciada por CRM também.
A soma destes dados evidencia que os clientes, em quantidade, compraram menos, porém, nos pedidos fechados, gastaram mais. Inclusive, vinculado a isso, outro KPI que acompanhamos é o Same Customer Sales (SCS).
Conforme o gráfico abaixo, o SCS (Gasto médio anual por cliente) de 2024, já é o mais alto dos últimos anos.
Outros KPIs de Varejo
Esses foram alguns resultados que registramos no Dia das Mães, contudo, aqui no Blog da Dito, nós temos mais artigos que falam sobre outros KPIs de Varejo. Para conferi-los, acesse a nossa seção sobre “indicadores”.
E para concluir, conta pra gente: o que achou deste relatório? Deixe a sua opinião nos comentários.