O que melhorar no e-commerce? Confira!

O comércio eletrônico vêm apresentando um crescimento considerável nos últimos anos, então, buscar formas de melhorar o seu e-commerce é crucial para se manter competitivo.

Para provar essa afirmação, veja a seguir 03 dados importantes que evidenciam esse impulsionamento.

Crescimento histórico

Segundo matéria publicada no site Infomoney, em 2022, o comércio virtual registrou um recorde histórico. O setor faturou incríveis R$ 262 bilhões.

Novos consumidores

Também no mesmo ano, o e-commerce teve alta de 24% no número de consumidores.

Perfil dos consumidores

E ainda segundo a fonte acima, a maioria dos clientes digitais brasileiros tem mais de 35 anos.

A representatividade dessa faixa etária cresceu ao longo do ano de 2022 e soma mais de 68% do público total.

Diante desses indicadores que evidenciam o destaque que o e-commerce vem ganhando, separamos 05 sugestões para aproveitar o momento e aperfeiçoar a sua loja virtual, bem como suas estratégias de marketing digital.

Experiência do cliente

A sua loja virtual deve oferecer um ambiente tão agradável quanto sua loja física.

Preocupe-se em entender o caminho que seu consumidor percorre dentro do e-commerce e antever qualquer gargalo.

A sua loja oferece uma interface amigável? O processo de pagamento está claro? A navegação é intuitiva e responsiva? Os canais de atendimento disponíveis funcionam e resolvem os problemas que chegam?

A experiência do cliente é um “divisor de águas” e deve ser uma prioridade.

Canais de comunicação

O seu público não é “todo mundo”.

O primeiro passo para selecionar os canais corretos é investigar o seu consumidor ideal. Entender em quais redes sociais ele está inserido, se tem o hábito de ler e-mail, quais portais consulta, dentre outros, é crucial.

A ideia aqui é entender o comportamento digital para que você possa abordá-lo de forma assertiva e fazer-se presente nos meios mais adequados.

Sazonalidade

Datas comerciais são feitas para vender. Planeje-se para essas ocasiões.

Crie um cronograma de ações, desenhe qual será a estratégia de preço, selecione os canais de divulgação das campanhas e prepare sua estrutura interna para evitar eventuais problemas técnicos na data.

Monitoramento dos resultados

Entender os resultados obtidos é fundamental para saber como performa o seu negócio.

Faça uma lista dos principais indicadores do seu e-commerce e crie uma rotina para monitorá-los. Defina a frequência de cada um e os critérios a serem considerados. 

Alguns indicadores básicos do varejo virtual são: ticket médio, taxa de conversão, taxa de abandono de carrinho, vendas totais e vendas por período, CAC total e CAC por canal, LTV, custo por pedido, ROI, índices de devoluções e trocas e claro, satisfação. 

Acompanhar os resultados ajuda a entender a evolução do seu negócio e em quais pontos devem ser implementadas melhorias.

Segmentar para vender mais

Estude o seu CRM para conhecer o perfil dos clientes que realizaram mais de uma compra em seu e-commerce nos últimos doze meses para criar campanhas direcionadas. 

Entenda o comportamento de compra, quais produtos se destacaram, quanto tempo levou de uma compra para a outra, qual foi o ticket médio, qual foi a forma de pagamento mais utilizada, em qual região ou Estado se concentra a maior parte dos compradores. 

Os dados que um CRM oferece sobre o consumidor são muito ricos e devem ser analisados e transformados em inteligência.

É hora de aproveitar a crescente do varejo digital para impulsionar seus negócios. Mas não se esqueça: foque em crescer, mas sem abrir mão da qualidade.

E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

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Crescimento histórico

Segundo matéria publicada no site Infomoney, em 2022, o comércio virtual registrou um recorde histórico. O setor faturou incríveis R$ 262 bilhões.

Novos consumidores

Também no mesmo ano, o e-commerce teve alta de 24% no número de consumidores.

Perfil dos consumidores

E ainda segundo a fonte acima, a maioria dos clientes digitais brasileiros tem mais de 35 anos.

A representatividade dessa faixa etária cresceu ao longo do ano de 2022 e soma mais de 68% do público total.

Diante desses indicadores que evidenciam o destaque que o e-commerce vem ganhando, separamos 05 sugestões para aproveitar o momento e aperfeiçoar a sua loja virtual, bem como suas estratégias de marketing digital.

Experiência do cliente

A sua loja virtual deve oferecer um ambiente tão agradável quanto sua loja física.

Preocupe-se em entender o caminho que seu consumidor percorre dentro do e-commerce e antever qualquer gargalo.

A sua loja oferece uma interface amigável? O processo de pagamento está claro? A navegação é intuitiva e responsiva? Os canais de atendimento disponíveis funcionam e resolvem os problemas que chegam?

A experiência do cliente é um “divisor de águas” e deve ser uma prioridade.

Canais de comunicação

O seu público não é “todo mundo”.

O primeiro passo para selecionar os canais corretos é investigar o seu consumidor ideal. Entender em quais redes sociais ele está inserido, se tem o hábito de ler e-mail, quais portais consulta, dentre outros, é crucial.

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Sazonalidade

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Crie um cronograma de ações, desenhe qual será a estratégia de preço, selecione os canais de divulgação das campanhas e prepare sua estrutura interna para evitar eventuais problemas técnicos na data.

Monitoramento dos resultados

Entender os resultados obtidos é fundamental para saber como performa o seu negócio.

Faça uma lista dos principais indicadores do seu e-commerce e crie uma rotina para monitorá-los. Defina a frequência de cada um e os critérios a serem considerados. 

Alguns indicadores básicos do varejo virtual são: ticket médio, taxa de conversão, taxa de abandono de carrinho, vendas totais e vendas por período, CAC total e CAC por canal, LTV, custo por pedido, ROI, índices de devoluções e trocas e claro, satisfação. 

Acompanhar os resultados ajuda a entender a evolução do seu negócio e em quais pontos devem ser implementadas melhorias.

Segmentar para vender mais

Estude o seu CRM para conhecer o perfil dos clientes que realizaram mais de uma compra em seu e-commerce nos últimos doze meses para criar campanhas direcionadas. 

Entenda o comportamento de compra, quais produtos se destacaram, quanto tempo levou de uma compra para a outra, qual foi o ticket médio, qual foi a forma de pagamento mais utilizada, em qual região ou Estado se concentra a maior parte dos compradores. 

Os dados que um CRM oferece sobre o consumidor são muito ricos e devem ser analisados e transformados em inteligência.

É hora de aproveitar a crescente do varejo digital para impulsionar seus negócios. Mas não se esqueça: foque em crescer, mas sem abrir mão da qualidade.

E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

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