barbie

Barbie caiu como uma “Bomba” no varejo! Entenda.

Se você não pegou a referência do título deste artigo, nós te explicamos! Ontem, dia 20/07, dois grandes sucessos estrearam nas “telonas”. Foram eles os filmes “Barbie” e “Oppenheimer”.

O nosso objetivo aqui não é comentar ou criticar essas obras, mas sim, analisar o impacto de lançamentos como estes para o varejo brasileiro.

Nós percebemos essa necessidade, pois o que parecia ser algo que repercutiria somente no faturamento dos cinemas, de repente, refletiu nas lojas de roupas, de brinquedos, nas livrarias, nos restaurantes, dentre outros.

Para exemplificar, conforme o Google Trends, veja como termos de busca relacionados à produtos que envolvem a temática dos filmes, começaram a ser mais pesquisados à medida que a data de estreia se aproximava:

Boneca Barbie
Livro Oppenheimer
Pipoca Rosa

Outro dado notável vem do relatório “Year in Fashion”, mencionado pelo site Consumidor Moderno. Em junho de 2022, quando foram divulgadas fotos da atriz Margot Robbie personificando a boneca Barbie, houve um aumento de 416% nas pesquisas por “roupas na cor rosa”.

De tendência à ações práticas

Uma vez que o “pink hype” tomou conta do mundo, muitos varejistas passaram a explorar essa oportunidade e a executar diversas ações em ambientes físicos e virtuais, visando maximizar os lucros.

Lojas de departamentos, como C&A, Renner e Riachuelo, desenvolveram coleções exclusivas, que esgotaram num piscar de olhos.

Barbie Riachuelo

Lojas de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos não ficaram para trás.

Barbie Magalu

O varejo de alimentos também “surfou nessa onda”.

Barbie BK

E os primeiros resultados já estão aparecendo!

Conforme matéria publicada no site O GLOBO, antes mesmo da estreia, a varejista Ri Happy já havia registrado um giro médio de 20% nos itens distribuídos pela Mattel.

“Segundo a loja, a coleção de produtos inspirada no filme vem sendo bem recebida”.

Como faturar mais explorando o lançamento de filmes?

Como “Barbie” já foi lançado, é pouco provável que você consiga, em tempo hábil, criar campanhas e ainda lucrar com esse filme, entretanto, isso não significa que lançamentos futuros não possam ser explorados.

O segredo para aumentar as vendas, tal como as marcas que citamos acima, é se planejar previamente.

Uma ação inicial, como mapear todos os curta e longas-metragens que serão divulgados nos próximos 12 meses, é o primeiro passo.

Feito isso, busque estudar quais são as audiências que irão “consumir” esses conteúdos e analise se elas fazem parte do seu público-alvo.

Caso façam, levante na sua plataforma de CRM as características e comportamentos de compra dessas pessoas para saber quais ações de marketing farão sentido.

Ciente de quais campanhas realizar e dos canais que serão “atacados”, não deixe de apresentar o seu planejamento para o Financeiro, afinal, sem orçamento disponível, a sua proposta não sairá do campo das ideias.

Para reduzir os custos operacionais, uma solução interessante é tentar fazer as famosas collabs entre marcas. Essa ação, além de, possivelmente, minimizar o investimento, traz como benefício o alcance de públicos nunca antes atingidos.

Assim como as campanhas de marketing, é crucial que você prepare o seu estoque para um possível crescimento repentino de pedidos. Essa organização deve considerar as semanas anteriores e seguintes ao lançamento do filme.

E como sugestão final, crie um “comitê de crise”, afinal, se o filme não cair no gosto dos telespectadores ou até decepcioná-los, será imprescindível haver profissionais preparados para lidar com os haters.

E então, o que achou deste artigo e destas dicas? Deixe a sua opinião nos comentários.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *