Como a RN Tintas recuperou clientes inativos e registrou 24% de crescimento na receita com a Dito
Como a RN Tintas recuperou clientes inativos e cresceu 24% com o uso de um CDP e CRM
Sobre a RN Tintas
O Grupo RN Tintas consolidou-se como a maior rede de tintas e ferramentas do Sul de Minas Gerais. Atualmente, a marca conta com mais de 55 lojas físicas, estrategicamente distribuídas por mais de 40 cidades no Sul de Minas e no interior de São Paulo. Além da sua forte presença física, a empresa deu um passo importante para a transformação digital em 2020 ao lançar o seu e-commerce, passando a comercializar seus produtos para todo o Brasil. Contudo, o rápido crescimento também trouxe novos obstáculos para a operação.
Sumário
Os Desafios
Apesar do grande alcance territorial, a RN Tintas enfrentava dificuldades significativas para escalar suas vendas mantendo a rentabilidade. Primeiramente, a marca sofria com a falta de uma estratégia unificada de gestão do relacionamento com os consumidores da base. Além disso, era necessário implementar uma ferramenta de CRM totalmente do zero, o que exigia não apenas o treinamento de toda a equipe, mas também a disseminação de uma verdadeira cultura de centralidade no cliente. Por fim, a alta concorrência do mercado gerava uma constante guerra de preços, provocando a queda nas margens de lucro devido à necessidade de aplicar descontos agressivos para atrair o público.
A Solução: Estratégia e Tecnologia com a Dito
Para reverter esse cenário desafiador e rentabilizar a sua base de contatos de forma inteligente, a RN Tintas apostou nas soluções da Dito. Dessa forma, a nova estratégia de retenção foi estruturada em três pilares fundamentais:
-
Onboarding acelerado e cultural:
Logo de início, com o apoio do time técnico e de Sucesso do Cliente da Dito, a RN Tintas implementou o CRM rapidamente. Como resultado, foi possível capacitar a equipe, planejar as ações de relacionamento com agilidade e garantir a previsibilidade e o alinhamento interno da operação.
-
Segmentação inteligente com um CDP (Customer Data Platform)
Em seguida, utilizando o Dito CDP (Customer Data Platform), a marca passou a ter uma visão clara e baseada em dados sobre o comportamento real da sua base, separando de forma precisa os clientes ativos, recorrentes e inativos. Essa tecnologia permitiu a criação de campanhas altamente relevantes. Consequentemente, a empresa reduziu a dependência de descontos agressivos, mantendo margens de lucro saudáveis e ampliando o seu potencial de recuperação de vendas.
-
Relacionamento personalizado via Dito Agenda
Por meio do Dito Agenda, a RN Tintas começou a enviar ofertas e recomendações que faziam sentido para o perfil de cada consumidor. Desde a indicação de produtos complementares até estímulos direcionados para quem estava inativo, essa hiperpersonalização foi a chave para elevar o ticket médio e trazer de volta os compradores distantes.
Os Resultados
Graças a essas iniciativas e ao uso integrado de um CDP de ponta, a RN Tintas transformou seus desafios em métricas de crescimento expressivas:
- +24% na receita de clientes inativos (na comparação anual): Essa vitória foi fruto da estratégia de segmentar os consumidores que não compravam há mais de 12 meses, oferecendo comunicações hiperpersonalizadas baseadas em seus comportamentos históricos.
- +10% no ticket médio entre os clientes impactados pelo CRM: Ao ativar ofertas de produtos complementares — uma ação que era impraticável antes do CRM —, a marca aumentou de forma notável a relevância das recomendações e o valor gasto por compra.
- +5,4% na receita gerada entre clientes recorrentes: Adicionalmente, com o disparo de campanhas que ativam o cliente em toda a jornada de compra (desde o cadastro até o pós-venda), a RN Tintas aumentou a frequência de retorno às lojas e ao e-commerce.
A Palavra do Cliente
Em resumo, o sucesso dessa jornada de digitalização e inteligência de dados pode ser ilustrado pela própria experiência da RN Tintas com a plataforma:
“A Dito nos ajudou a mapear melhor os clientes. Assim, conseguimos acertar a comunicação e as campanhas por segmento de consumidores.”


