As estratégias de personalização de ofertas são uma forma de melhorar a experiência e aumentar a retenção e a fidelização de clientes. Esse processo requer uma boa segmentação da base por meio de softwares de automação. Nesse cenário, um CRM pode ajudar. Portanto, entenda como criar jornadas customizadas.
Sumário
A personalização de ofertas é o ato de fazer promoções de produtos e serviços no momento certo, para os clientes adequados e com a abordagem correta. Todo esse trabalho requer uma boa segmentação de perfis para aumentar a chance de conversão.
Ainda é importante adotar a tecnologia. A automação de campanhas customizadas com o uso de um CRM com inteligência artificial, por exemplo, é essencial para o alcance de bons resultados — e pesquisas comprovam a afirmação.
Segundo um estudo da Segment, 73% dos líderes de negócios acreditam que a IA vai remodelar as estratégias de customização. Já um estudo da Segment e Twilio demonstrou que 92% usam a personalização direcionada por inteligência artificial para ter crescimento.
A expectativa é que esse processo tenha uma implementação cada vez maior, segundo as previsões para o varejo feitas pela National Retail Federation (NRF) para 2025. Portanto, fica claro que esse é um fator obrigatório para manter sua vantagem competitiva.
Como você pode se adequar a esse cenário? Vamos trazer algumas sugestões a partir de agora. Continue a leitura e entenda quais são as boas práticas.
Personalização de ofertas são promoções criadas para clientes individuais ou para grupos que compartilham características e/ou comportamentos similares.
A ideia é analisar o histórico de compras, as preferências e o comportamento dos consumidores para fornecer condições vantajosas e vender mais.
Na prática, você oferece um produto já desejado pelo potencial comprador, a partir dos dados coletados. Assim, a taxa de conversão tende a aumentar e a experiência do cliente melhora.
Os motivos para esses benefícios são o fato de a sua marca atender às demandas do seu público e trazer praticidade. Dessa forma, essas pessoas sentem-se valorizadas e essa característica impacta diretamente o engajamento e a fidelização de clientes.
Para uma empresa de varejo, esse movimento representa o aumento da satisfação com a compra, das vendas e da reputação da marca. Também é a chance de construir um relacionamento mais profundo e de longo prazo.
Em outras palavras, a personalização de campanhas e ofertas traz benefícios e praticidade ao potencial comprador. Como consequência, há melhoria na retenção de clientes e nos resultados do seu negócio.
Essa questão é tão relevante que a McKinsey revelou que as empresas que trabalham a intimidade com o consumidor de forma excelente apresentam um crescimento de receita maior.
Por esse motivo, 89% dos tomadores de decisão da área de marketing consideram a customização como fator essencial para o sucesso corporativo até 2027. O dado é do estudo da Segment.
Personalizar uma oferta significa oferecer uma promoção ao cliente no melhor momento para ele aproveitar condições exclusivas e benefícios. É uma abordagem precisa e baseada em dados para aumentar a taxa de conversão e trazer praticidade ao consumidor.
Portanto, essa é uma proposta vantajosa para empresas e compradores. No âmbito corporativo, representa a possibilidade de aumentar as vendas, o faturamento, a retenção e a fidelização dos clientes.
Para os consumidores, é a chance de adquirir os produtos ou serviços desejados por um preço mais baixo e da forma mais conveniente. Assim, a pessoa tem um sentimento de valorização.
Existem vários exemplos de personalização, muitas vezes baseadas em algoritmos de inteligência artificial. Algumas alternativas são:
Leia também: Como fazer a segmentação de clientes de forma estratégica? Veja dicas para colocar em prática!
A personalização de ofertas traz vários benefícios para a conversão de vendas e fidelização de clientes. Os principais impactos se referem a:
Perceba que todos esses fatores se relacionam e impactam o outro ponto. Por exemplo, o crescimento do LTV tende a levar à redução do CAC. A recompra eleva a taxa de conversão e as vendas, e por aí vai.
Alguns dos principais dados para personalização de ofertas são: histórico de compras e interesses, canais de comunicação preferidos e segmentação por comportamento (como frequência de compra, valor gasto e produtos mais adquiridos).
Tenha em mente que essas informações são apenas exemplos de conhecimentos que você precisa obter. No entanto, quanto mais dados você tiver, mais fácil será a oferta de uma jornada personalizada ao consumidor.
Por esse motivo, você pode utilizar os seguintes dados para personalização de ofertas:
É nesse momento que se torna relevante usar a inteligência artificial para segmentação. Com base na tecnologia, é possível coletar os dados, identificar padrões, cruzar as informações e fazer uma análise acertada.
Ou seja, as suas decisões e estratégias adotadas tendem a oferecer melhores resultados, especialmente por que os consumidores são classificados conforme suas preferências e interesses. Desse modo, fica mais fácil fazer a personalização de campanhas.
A promoção personalizada é uma oferta direcionada para consumidores específicos, de acordo com suas preferências, interesses e histórico de compra. O objetivo é garantir o engajamento do cliente e oferecer uma boa experiência de consumo para elevar as vendas.
A personalização no atendimento ao cliente é o uso de técnicas de valorização da pessoa para estabelecer um relacionamento de longo prazo. Nesse sentido, algumas boas práticas são:
Você pode utilizar um software de CRM para personalizar campanhas de forma escalável da seguinte maneira: segmentação inteligente com base em comportamento e preferências, e automação de campanhas personalizadas para impactar o cliente no momento ideal.
O software de gestão do relacionamento com o cliente tem justamente a função de centralizar os dados dos usuários. Portanto, apresenta todo o histórico do consumidor. Esses dados são úteis para as estratégias de personalização de ofertas.
Afinal, trazem o embasamento necessário para a segmentação de clientes no varejo. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode reunir informações sobre as compras dos consumidores, os tipos de peças adquiridas, a faixa de preço, etc.
A partir dessas informações, é possível segmentar os clientes e criar campanhas hiperpersonalizadas, que tenham mais potencial de conversão. Porém, nem toda solução tem esse foco.
Para alcançar esse objetivo, é importante investir em um CRM para personalização, especialmente se contar com inteligência artificial. Desse modo, você consegue:
O CRM da Dito potencializa a personalização de ofertas porque foca na retenção, fidelização e encantamento de clientes.
Assim, fortalece o relacionamento com a base de consumidores e garante o acesso a todos os recursos necessários para o alcance dos seus objetivos.
Confira as soluções da Dito que você pode usar para personalizar as suas ofertas:
Com todos esses recursos, você trabalha a sua base e cuida do engajamento do cliente usando os dados para personalização de ofertas. A consequência é o crescimento das vendas e do faturamento.
E você, quer personalizar as ofertas e campanhas da sua empresa com o uso de soluções inovadoras? Conheça a Dito e veja como o nosso software ajuda seu negócio a se destacar!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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Muito boa as dicas, Carlos!