É comum diversos varejistas nos procurarem querendo saber como fazer pesquisa de mercado.
Isso ocorre com bastante frequência, afinal, desde que a temática “marketing orientado a dados” ganhou força, ficou evidente que pesquisar previamente é melhor do que aplicar estratégias com base em “achismos”.
Nesse sentido, pesquisas de mercado com objetivos claros e roteiros bem estruturados podem trazer uma série de informações valiosas para as marcas, gerando assim, vantagem competitiva.
Portanto, abaixo nós vamos apresentar alguns passos que você deve seguir para criar e aplicar uma pesquisa de mercado. Confira!
É fundamental entender a dinâmica do ambiente que seu negócio está inserido, enxergar os desafios e as oportunidades inexploradas.
Pesquisas de mercado, comumente, elucidam pontos críticos, influenciando diretamente na tomada de decisão dentro de empresas.
Por sua abrangência, listamos a seguir um passo a passo para a elaboração de uma pesquisa de mercado.
O que você pretende descobrir com a pesquisa? Responder essa pergunta de forma objetiva e transparente é a primeira etapa.
Com uma pesquisa de mercado, você pode, por exemplo, buscar compreender se há interesse do público por um determinado tipo de produto, se os clientes gostaram da coleção passada, como os seus concorrentes atuam, como as pessoas enxergam a sua marca, dentre inúmeras outras possibilidades.
Quem vai responder a sua pesquisa? Clientes? Potenciais clientes? Parceiros e fornecedores?
Tenha em mente qual é o perfil dos respondentes, pois isso influencia diretamente na qualidade dos dados que serão coletados.
A amostra é a quantidade de respondentes da pesquisa dentro do universo do seu estudo. Se esses conceitos não são claros para você, explicamos:
A metodologia indica a forma como a pesquisa será conduzida. Na pesquisa de mercado, os dois principais tipos são:
Para elaborar o formulário da pesquisa, liste todos os pontos que deseja analisar, desde os mais genéricos até os mais específicos. Defina também se as perguntas serão abertas para que os respondentes possam dissertar com mais detalhes sobre cada tópico ou de múltipla escolha.
Defina se a aplicação do roteiro será por meios tradicionais (entrevistas presenciais ou ligação, por exemplo) ou digitais (como disparo de e-mail marketing ou formulário integrado ao site da sua empresa).
As plataformas de CRM reúnem todas as informações de uma determinada base de clientes em um banco de dados.
A análise contínua desses dados nos dá uma série de informações sobre o comportamento do seu consumidor.
A pesquisa de comportamento, além de servir como fonte alternativa de confirmação dessas informações, também tem o papel estratégico de descobrir hábitos e ações que não estão necessariamente claros para as marcas.
Aqui conseguimos entender mais sobre o perfil do público pesquisado.
Exemplos: quais os meios digitais que mais consomem, formatos de conteúdo mais acessados, a quais portais ou influenciadores recorrem para ter acesso a notícias e novidades do mercado, quais são seus principais assuntos de interesse profissional e pessoal.
Medindo a satisfação do seu cliente, é possível entender quais pontos da sua jornada demandam ajustes ou intervenções.
Saber se ele foi bem atendido, se os produtos ou serviços atenderam as expectativas, se voltariam a comprar na sua loja ou recomendá-la são informações muito valiosas para a marca e que também fazem com que o consumidor se sinta especial e ouvido.
O pós-venda é tão importante quanto o processo que antecede a compra.
Converse com seus clientes, demonstra abertura e vontade de ouvir seu feedback e comece aqui, por meio de uma pesquisa, a construção de um bom relacionamento.
O Dito CX é o módulo da nossa plataforma que viabiliza o disparo de pesquisas de satisfação do cliente via E-mail.
Empresas que possuem e fomentam a cultura de dados vão se destacar cada vez mais.
A melhor forma de saber onde investir seus recursos (pessoas, tempo e dinheiro) é coletando dados e analisando-os para tomar a decisão mais assertiva e estratégica.
A aplicação de pesquisas traz apenas benefícios para as marcas e em um contexto em que o cliente deve ser o centro de qualquer estratégia, essa torna-se uma ferramenta mais poderosa do que nunca.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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