Veja ideias de promoção para o Dia do Consumidor
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Datas comemorativas são altamente estratégicas (e rentáveis) para o comércio. Lojas físicas se enchem às vésperas de alguma data especial, ou até mesmo no próprio dia.
No entanto, quando falamos de comércio eletrônico, há de se considerar que esses períodos representam oportunidades, mas vêm também com alguns desafios.
Marcas que não se planejam com antecedência podem sofrer problemas que geram frustração nos clientes, como atraso na entrega, por exemplo.
Para ajudá-los a planejar as ações do seu e-commerce em 2021, listamos abaixo as principais datas comemorativas que podem ser exploradas com estratégias promocionais e em quais dias da semana elas cairão:
14 de fevereiro (domingo) – Valentine’s day (dia dos namorados em muitos países e também vem ganhando visibilidade – e declarações dos casais apaixonados – no Brasil a cada ano, mesmo o país tendo sua própria data).
8 de março (segunda-feira) – Dia Internacional da Mulher.
15 de março (segunda-feira) – Dia do Consumidor.
4 de abril (domingo) – Páscoa.
23 de abril (sexta-feira) – Dia mundial do livro.
Final do mês de abril – especial frete grátis.
9 de maio (domingo) – Dia das Mães.
25 de maio (terça-feira) – Dia do orgulho nerd.
12 de junho (sábado) – Dia dos namorados.
26 de julho (segunda-feira) – Dia dos avós.
30 de julho (sábado) – Dia do amigo.
8 de agosto (domingo) – Dia dos Pais.
15 de agosto (domingo) – Dia da Informática.
15 de setembro (quarta-feira) – Dia do cliente.
12 de outubro (terça-feira) – Dia das crianças.
31 de outubro (domingo) – Dia das Bruxas.
26 de novembro (sexta-feira) – Black Friday
29 de novembro (segunda-feira) – Cyber Monday.
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal.
As datas listadas acima são tidas como estratégicas para o comércio de modo geral. Porém, uma dica importante é avaliar se existe alguma outra que tenha adequação ao seu nicho de mercado.
Por exemplo, faz sentido que uma marca de produtos para animais domésticos realize uma ação promocional no Dia mundial dos Animais (4 de outubro).
Ou então, uma loja de camisetas de bandas realize uma promoção por volta do dia 13 de julho (Dia mundial do Rock).
É importante também ressaltar que não necessariamente seu negócio deve realizar ações para todas as datas.
É interessante priorizar algumas delas com base em critérios compatíveis com o seu público.
Sabemos que realizar promoções o ano inteiro não é uma estratégia de vendas sustentável, uma vez que o cliente que sabe que a marca está constantemente abaixando os preços dificilmente realizará uma compra no valor cheio de determinado produto.
Por isso, utilize as datas comerciais mais adequadas ao seu negócio para conceder descontos.
Lembre-se que sua campanha deve ter uma data de início e de fim, além de utilizar gatilhos de escassez e urgência nas suas comunicações.
Disponibilize cupons promocionais específicos para a data em questão.
Essa estratégia permite, inclusive, uma mensuração bastante assertiva sobre as vendas realizadas naquele período.
Aqui vale também a dica sobre campanhas bem estruturadas, como começo e fim. Você pode utilizar cupons personalizados e utilizar o gatilho de exclusividade para divulgá-los.
Se você possui um CRM para Varejo, terá informações estratégicas da sua base de clientes que podem auxiliá-lo a criar campanhas bem direcionadas.
Exemplo: sua marca atende ao segmento de moda feminina e seu público majoritário é composto por mulheres que trabalham como advogadas.
É possível criar uma campanha promocional exclusiva para a compra de camisas sociais femininas e dispará-la para esse recorte da base de clientes.
Parece óbvio, mas muitas marcas pecam por não se organizarem com antecedência.
Um passo a passo simples para realizar um planejamento básico seria:
E então, a sua marca está preparada para explorar todas essas oportunidades? Conta pra gente a sua experiência nos comentário abaixo.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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