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Comunicação Personalizada
E-mail Marketing
Segmentação
Varejo

fev

10, 2021

O potencial do email marketing para o varejo

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Email marketing é um poderoso canal digital que pode trazer resultados muito expressivos para marcas que atuam no varejo. Consiste na comunicação de empresas com sua base de clientes via email.

Além disso, é um ponto de contato é muito relevante na jornada do consumidor. Geralmente, é realizado por meio de ferramentas de disparo de emails. 

Você sabia que a Dito é um CRM que contempla, inclusive, essa funcionalidade? Saiba porque nós somos uma solução completa para o varejo clicando neste link. 

Por meio deste canal, é possível enviar mensagens customizadas, ofertas direcionadas, explorando fortemente as oportunidades oriundas da segmentação.

Ou seja, o email marketing torna-se um recurso extremamente assertivo e até intimista. Portanto, não deve ser utilizado de forma genérica e impessoal.

Tipos de email marketing

Marcas podem entrar em contato com seus clientes por diversos motivos. Listamos abaixo os principais formatos de email marketing para sua compreensão.

Campanhas promocionais

São comunicações que trazem ofertas de produtos e por isso, tem um objetivo claro: vender.

O segredo para alcançar bons resultados com emails promocionais é explorar a segmentação. Oferte o produto certo para o consumidor certo.  

Emails transacionais

Muito utilizado por e-commerces, a comunicação transacional é enviada de forma automatizada para formalizar e confirmar ações que o consumidor realizou junto a marca.

Exemplos: pré-reserva de um produto, confirmação de pagamento e até mesmo o email de boas vindas que recebemos ao nos cadastrarmos em um site ou loja virtual.

Newsletters

Consiste basicamente em um boletim de cunho informativo disparado com periodicidade pré definida. Os clientes que realmente desejam estar em contato com a marca são comunicados sobre novos conteúdos nos demais canais da marca, por exemplo. 

É uma excelente oportunidade de fazer-se presente junto aos seus consumidores de forma frequente, podendo explorar assuntos e levar informações que tenham relação com sua marca mas sem um apelo comercial.

Exemplo: sou uma marca de beachwear para mulheres e posso incluir na minha newsletter dicas de cuidados com a saúde da pele no verão, ou elencar as melhores praias brasileiras para visitar na baixa temporada.  

Melhores práticas

Pelo potencial que o email marketing apresenta, é importante tratá-lo de forma estratégica, além de atentar-se às melhores práticas para aproveitar ao máximo sua performance.

As dicas listadas abaixo são fortemente indicadas para evitar que sua comunicação via email caia na caixa de spam. Os riscos que corre-se ao ter muitos emails desovados no spam é cair em uma blacklist, tendo suas comunicações oficialmente taxadas como lixo eletrônico.

Frequência

Definir a periodicidade das suas comunicações via email é muito importante. Como estamos falando do uso do email marketing para a construção de um relacionamento com a base, é fundamental fazer-se presente na rotina dele.

Tenha cuidado para não tornar a comunicação inconveniente (principalmente tratando-se de emails promocionais), entrando em contato diariamente ou com várias comunicações no mesmo dia.

A dica nesse caso é estabelecer um equilíbrio. Evite exceder 2 emails no período de 7 dias para seus contatos. O risco de uma comunicação insistente e repetitiva é ter seu email marcado como spam. 

Outro ponto importante: se você não tem dados suficientes sobre o comportamento digital dos seus clientes, faça testes para descobrir os dias e horários que performam melhor. 

Segmentação

O recurso mais estratégico para nortear a sua estratégia de email marketing é a segmentação. O primeiro passo para criar segmentações é explorar as informações disponíveis dentro do seu CRM sobre sua base de clientes. Crie listas com critérios pré definidos comuns a uma quantidade de clientes.

Exemplo: sou uma marca de roupas femininas que envia produtos para todo o Brasil. No entanto, posso oferecer frete grátis apenas para a região Sudeste. Preciso também reaquecer um recorte da minha base de consumidores que não compram comigo há seis meses.

Neste contexto, criarei uma segmentação com clientes que pertencem aos quatro Estados do Sudeste divulgando a entrega sem custo adicional. Vou acrescentar a essa lista apenas aqueles que não efetuam compras em minha loja no período de 180 dias. 

Tom de voz

Como o email marketing é um ponto de interação com clientes, é fundamental construí-lo com uma linguagem que transmita as características da sua marca.

O tom de voz da marca é extremamente estratégico. Falar na mesma língua que o consumidor torna mais fácil a aproximação que tanto buscamos. 

Entenda o perfil dos clientes da sua base e busque por referências no nicho em que você atua. Comunique-se de forma autêntica, buscando sempre transmitir o propósito de sua marca e gerar identificação por parte de quem está lendo.

Analisando os resultados

Para entebder se os resultados das suas campanhas de email marketing estão sendo satisfatórios, acompanhe regularmente as métricas disponibilizadas pelo disparador de emails. 

Emails entregues

Quantidade de destinatários que receberam a comunicação enviada. É importante acompanhar para entender se sua lista de contatos está devidamente atualizada.

Emails que não foram entregues são chamados de bounces. Hard bounce indica um erro definitivo em determinado contato. Já soft bounce são emails que estão temporariamente indisponíveis.

Taxa de abertura

É o percentual de contatos que abriram o email enviado, considerando a quantidade de destinatários que receberam a comunicação.

Cliques

Trata-se do número de cliques dividido pelo número de emails enviados. Aqui é importante considerar os cliques únicos para que haja uma visibilidade maior do engajamento da campanha. Afinal, a mesma pessoa pode clicar mais de uma vez em um CTA do email recebido.

Conversões

A conversão é definida conforme a ação que espera-se que o cliente realize após o recebimento de seu email.

No contexto do varejo, o objetivo principal é vender. Portanto, em comunicações promocionais, principalmente, é essencial mensurar a quantidade de conversões em vendas oriundas de uma campanha por email.

Marcação de spam

Esteja sempre atento à taxa de spam, que nunca deve ser superior a 0,1%. Essa métrica pode comprometer muito sua reputação, prejudicando inclusive a entregabilidade das suas comunicações.

Mantenha suas listas sempre atualizadas, limpas e nunca compre mailings!

Descadastros

Representa a quantidade de contatos que clicaram no link de descadastro e não desejam mais receber comunicações da empresa.

Sempre respeite a vontade do cliente para não evitar que ele marque o seu contato como spam.

Diante das dicas acima, queremos saber: a sua marca está utilizando o email marketing da forma correta?

Confira nosso case sobre como o uso deste canal de forma customizada gerou aumento de receita para a marca Live!. Clique aqui para acessá-lo.

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