Sumário
ToggleO início da primavera será no domingo, dia 22 de setembro de 2024, logo após o Dia do Cliente.
Essa época contribui para aquecer o Varejo, especialmente o de Moda, afinal, os consumidores aproveitam esse momento para renovar o guarda-roupas com peças leves e coloridas.
A expectativa para o período é positiva, visto que, segundo a CNC, 71% da população pretende gastar mais no 2º semestre, em comparação ao que foi gasto no ano anterior.
Apresentado esse panorama, siga a leitura para descobrir quais outros desafios e oportunidades a temporada das flores irá trazer para o comércio virtual brasileiro.
Desafios do E-commerce
Um dos desafios atuais do e-commerce é atrair novos clientes.
Isso está acontecendo, pois há mais empresas investindo em mídia paga e a concorrência nos canais orgânicos é enorme, logo, anunciando ou não, está mais complexo impactar novas audiências.
Diante disso, focar nas estratégias de CRM é o melhor caminho, no entanto, não confunda “melhor” com “mais fácil”.
Os varejistas amadureceram muito nos últimos anos, tal como os clientes passaram a exigir mais personalização nas interações com as marcas. Então, as campanhas de marketing que visam aumentar a recompra, também demandam mais zelo e atenção durante a criação.
Estratégias para aumentar as vendas
Segundo o E-commerce Brasil, no nosso país já existem mais de 1.9 milhão de lojas virtuais.
A concorrência é gigantesca e ranquear nas primeiras posições do Google está se tornando mais difícil, graças às mudanças no algoritmo.
Assim sendo, se pergunte:
- Após analisar o relatório do PageSpeed, o que é preciso mudar para otimizar o desempenho do seu e-commerce?
- Você está trabalhando bem o SEO? Está selecionando as palavras-chaves corretas e descrevendo de forma completa os produtos e categorias?
- A sua estratégia de mídia paga, de fato, está gerando o retorno esperado?
- Já cogitou fazer parcerias com influenciadores digitais para expandir o tráfego e as vendas?
- Já ativou fluxos de nutrição e réguas recorrentes automáticas?
Há vários caminhos para maximizar os resultados, todavia, é fundamental sair da zona de conforto e inovar.
Como potencializar os resultados?
Além das sugestões trazidas até aqui, talvez, esta seja uma boa hora para, ao invés de “reinventar a roda”, revisar o que já está pronto e garantir que as “estruturas” construídas no passado estão operando corretamente.
Por exemplo:
- Você tem 100% de certeza que a integração entre e-commerce e CRM está funcionando e traqueando todas as páginas e eventos?
- As réguas automáticas de comunicação por E-mail, SMS e WhatsApp estão disparando nos momentos certos e ainda fazendo sentido?
- Será que não há links “quebrados”, categorias ou páginas que não existem mais no e-commerce?
- Todos os formulários de captura de dados estão exercendo a sua função?
No mais, o segredo é não se esquecer do “óbvio”, então, já que o início da primavera está aproximando, lembre-se de:
- Comunicar previamente para a sua base de clientes as novidades que estão a caminho para a nova estação;
- Apostar no cross-selling e up-selling, então, aplique as configurações necessárias para que nas páginas sejam exibidos produtos similares aos que estão sendo pesquisados;
- Mostre no checkout produtos complementares que agregam à compra que acabou de ser fechada;
- Se a sua marca também tem lojas físicas, renove o layout e capriche nas cores. Mais do que nunca os canais offline e online precisam “conversar”, logo, entregue uma experiência omnicanal para o seu cliente;
O E-commerce do Futuro
Para concluir este artigo, nós sugerimos que você baixe, gratuitamente, o nosso e-book sobre o E-commerce do Futuro.
Neste material, nós reunimos as principais tendências que vão nortear o comércio eletrônico nos próximos anos, então, esse conteúdo irá complementar bastante o seu conhecimento.
Esperamos que goste. Até breve!