Todo Personal Shopper que atinge resultados acima da média, com certeza, carrega consigo um poderoso script de vendas.
Mas você sabe do que se trata esse tema? Se não, siga a leitura para aprofundar o seu conhecimento.
Um script de vendas é um roteiro e, ao mesmo tempo, uma combinação de estratégias que devem ser seguidas, principalmente, para acelerar a decisão de compra dos clientes.
Neste script, o vendedor pode registrar desde frases e palavras-chave que devem emergir no diálogo a comportamentos personalizados (elevar ou baixar a voz, transparecer motivação, olhar nos olhos, escrever informalmente e etc.).
Para criar um script de vendas, é preciso levar em conta alguns fatores:
Para exemplificar, imagine que o vendedor Paulo irá abordar o cliente João.
O Paulo tem anotado no seu script de vendas que deve chamar o João no WhatsApp, afinal, sabe que ele detesta ligações e não abre e-mails.
Além disso, tem convicção de que se a conversa for iniciada de forma extrovertida e falando de futebol, aumentam as chances do João prestar mais atenção.
No entanto, é preciso ser objetivo, pois faltam somente 03 dias para o mês acabar e a meta da loja ainda não foi batida.
Neste sentido, então, o Paulo envia a seguinte mensagem:
Esse é um script hiperpersonalizado e individualizado, todavia, se a base presente no seu CRM é grande, você pode criar segmentos generalistas e elaborar roteiros de vendas mais simplórios.
Os vendedores que produzem os melhores scripts de vendas tem vasto conhecimento sobre gatilhos mentais e técnicas de persuasão. Inclusive é interessante ler o livro “As armas da persuasão” que trata o assunto.
Como foi dito, o script de vendas serve, prioritariamente, para fazer o consumidor decidir mais rápido, porém, ele também traz as seguintes vantagens:
Quando a marca conta com uma ferramenta de CRM para Varejo, fica mais fácil criar scripts de vendas.
Isso ocorre porque essa plataforma concentra diversos dados sobre características e comportamentos dos clientes. E também permite padronizar e automatizar mensagens que devem ser enviadas para determinados grupos.
Se você quiser entender melhor o que é esse software e quais outras possibilidades ele pode trazer para o seu negócio, sugerimos a leitura do nosso guia sobre “O que é CRM”.
E então, o que achou deste artigo? Deixe a sua opinião no campo de comentários logo abaixo.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Especialmente para marcas varejistas “jovens”, é essencial capturar e-mails dos usuários que acessam o e-commerce, afinal, é preciso aumentar a base para começar a criar…
A resposta para a pergunta “como vender mais no varejo” é fácil, porém a aplicação prática dela não é tão simples assim. Dizemos isso, pois…
Se você está na dúvida sobre como aumentar as vendas do e-commerce, siga a leitura, pois esse artigo vai te ajudar bastante. Segundo a Abcomm…
Se você está em busca de sugestões de campanhas para aumentar o tráfego do e-commerce, esse artigo é perfeito para você! Para começarmos, imagine um…
Com o objetivo de fomentar discussões e gerar insights para o varejo físico e digital, a Dito promoveu a 1ª edição da Dito Retail Week…
Um CRM para varejo é uma ferramenta ou software que ajuda a gerenciar o relacionamento com os consumidores de forma automatizada, bem como a configurar…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.