Criar a mensagem certa para a sua audiência é o segredo para uma campanha de e-mail marketing bem sucedida. E, para cumprir essa tarefa, o login social é um excelente aliado.
Numa visão prática é crucial entender o que cada um dos seus clientes pensa, como se comportam, o que preferem e, principalmente, porque eles clicam nos seus links
Até pouco tempo, resolver essa segmentação era um grande desafio para o departamento de marketing das empresas. Era necessário muita pesquisa, formulários e, principalmente, boa vontade das pessoas, que escolhiam entre ajudar ou não.
Com a disseminação das redes sociais, principalmente o Facebook, essa possibilidade começou a estar disponível para todos que optam por logins sociais.
Ou seja, ao invés de você criar uma conta num novo serviço, basta acessar o site com seus dados de Facebook, ou outro provedor de logins, como o Google. Em geral, leva apenas um clique.
O social login gera um volume muito grande de dados à medida que os usuários publicam cada vez mais informações sobre suas vidas e seus interesses.
Hoje, através de ferramentas para métricas, é possível descobrir até a inclinação política dos seus fãs e seguidores. Mais do que isso, já é possível prever tendências de consumo e faturar em cima delas.
Praticamente todos os setores da empresa ganham ao ter acesso a este tipo de dados. Mas é o marketing o mais beneficiado, afinal, é ele o responsável por trazer novos clientes, além de manter e fidelizar os já existentes.
A principal vantagem de acessar os dados sociais da sua base de usuários é utilizar as informações para segmentar seu público. Ou seja, diferenciar quem prefere A, B ou A e B.
Essa informação, se bem usada, ajudará a otimizar suas campanhas, aumentando as conversões e a satisfação dos clientes.
Por exemplo: se você tem uma loja virtual que vende todo tipo de produto mas gostaria de fazer uma promoção apenas com games é muito importante saber quais usuários do seu site são jogadores e, mais do que isso, descobrir quais são seus jogos preferidos!
Diferenciar seus clientes apenas pelo sexo, como muitas empresas fazem hoje, é nivelar sua base por baixo.
Mesmo grupos pequenos possuem pessoas que não concordam com as tendências do grupo. Imagine então em grupos grandes!
Entender esse comportamento e direcionar suas campanhas de e-mail marketing é apenas o começo de uma boa estratégia de CRM.
Muitas empresas cometem o erro de disparar e-mails para toda a sua base de usuários na esperança de aumentar as conversões, apenas pelo volume.
Dessa forma não é incomum encontrar reclamações em redes sociais de homens que receberam e-mails de produtos femininos e vice-versa.
Utilize isso em favor das estratégias da sua empresa. Mesmo limitando os disparos para uma base pequena, ao conhecer seus interesses, as taxas de conversão serão maiores.
Ou seja, você utiliza dados sociais para focar num usuário com grande potencial para aquele produto ou serviço.
Ser generalista demais jamais irá posicionar sua marca como referência no segmento.
Aproveite os dados sociais e crie campanhas de e-mail marketing que sirvam mais do que um canal de venda, mas um diferencial competitivo.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Encontrar um CRM para e-commerce eficiente é o primeiro passo para garantir que o seu negócio tenha os resultados no longo prazo. Afinal, é a…
O Marketing Cloud está em alta em diversos setores, inclusive, no varejo. Por essa razão, neste artigo, nós vamos explicar do que se trata esse…
Você sabe o que é automação de marketing? Neste artigo, vamos falar sobre a eficiência desse recurso e seus principais benefícios. Automação de marketing é…
Investir em tecnologia e inovação não é algo trivial, especialmente, quando se fala de plataformas de automação de marketing ou de um CRM, por exemplo….
No Fórum E-commerce Brasil, uma das tendências que mais foram citadas por vários palestrantes foi a integração dos ambientes online com o offline. Isso está…
O custo de aquisição de clientes (CAC) é um dos KPIs chave para determinar o sucesso de uma empresa. A partir deste indicador, você descobrirá…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.