LGPD no varejo: leia a opinião de um especialista!
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Somente atender bem não é mais um grande diferencial. É preciso que os vendedores atuem como verdadeiros Personal Shoppers, entregando consultorias e experiências inesquecíveis aos consumidores.
Sumário
Neste sentido, um dos cargos que está ganhando cada vez mais protagonismo no varejo brasileiro é justamente o do Personal Shopper.
Esse profissional está assumindo a “cadeira” do “vendedor tradicional” a fim de elevar a qualidade do relacionamento com os clientes e alcançar resultados mais expressivos para as marcas.
Se o “vendedor do passado” tinha uma postura mais reativa, o Personal Shopper é extremamente proativo e, diariamente, busca se antecipar às necessidades e desejos dos clientes, para atingir as metas com mais celeridade.
Dado esse contexto inicial, siga com a gente na leitura para descobrir mais sobre o Personal Shopper.
O Personal Shopper é um profissional de vendas que trabalha proativamente como um consultor pessoal dos clientes.
Por meio da análise de dados presentes no CRM, o Personal Shopper investiga, previamente, o histórico de comportamentos dos consumidores a fim de adaptar o seu formato de atendimento e as ofertas que irá apresentar.
Também orientado pelas informações do seu CRM para Varejo, o Personal Shopper busca compreender quais são as características mais marcantes dos seus clientes para proporcionar experiências customizadas e inesquecíveis.
Esse trabalho antecipado e estratégico é de suma importância dado que, segundo uma Pesquisa da Opinion Box, em parceria com Dito, 72% dos clientes esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos.
E neste mesmo estudo foi descoberto ainda que 73% dos consumidores preferem comprar de varejistas que já ofereceram a eles experiências personalizadas no passado.
No decorrer deste texto, com certeza, você já notou algumas características que devem compor o perfil do Personal Shopper, entretanto, confira mais algumas para não errar na contratação.
Aquele vendedor com a “cara fechada” e de “poucas palavras” está perdendo espaço no varejo e, provavelmente, deixará de “existir” nos próximos anos.
O novo profissional de vendas, ou o Personal Shopper, deve ter excelentes habilidades de relacionamento, sendo flexível e capaz de manter a gentileza, a calma e a seriedade a cada novo atendimento que realizar.
Uma vez que o Personal Shopper é um profissional “data-driven” e atento às tendências do varejo, ele precisa ter a capacidade de usar o conhecimento que detém para se posicionar com autoridade perante ao cliente.
Para ilustrar, esse posicionamento diz respeito à indicação assertiva de produtos, à proposta de combinações de looks, ao momento certo de indicar (ou não) a compra de um item, dentre outros.
Uma vez que o varejo está em constante e célere evolução, o Personal Shopper necessita ter conhecimento sobre as novas tecnologias e procurar meios para inovar em seus processos de trabalho.
Vinculado a isso, esse profissional deve se manter atualizado e, realmente, “amar” a rotina de aprendizado recorrente, buscando realizar benchmarkings, acompanhar influenciadores da área e ler conteúdos de valor.
Apesar de estarmos vivendo um tempo onde o digital e a inteligência artificial, por exemplo, são cruciais, o Personal Shopper precisa ter a aptidão de humanizar o seu atendimento.
Nesse sentido, contar com um profissional que saiba praticar a escuta ativa e a empatia durante o contato com o cliente, é fundamental para construir relacionamentos sólidos e duradouros.
Mesmo sendo o cliente o foco da sua atenção, o Personal Shopper, de forma alguma, pode “perder” as suas metas de vista.
Assim sendo, é primordial que ele crie rotinas para acompanhar e mensurar o volume de clientes atendidos presencialmente, em canais digitais como o WhatsApp, e a receita influenciada pelo CRM.
Embora estejamos trazendo esse assunto em tom de novidade, saiba que já há varejistas brasileiros contando com os Personal Shoppers na equipe.
Para exemplificar, podemos citar a Inbrands e a NK Store.
Pela nossa experiência atendendo mais de 350 marcas varejistas, contratar Personal Shoppers traz diversas vantagens para as empresas. Dentre as principais, destacam-se:
E então, acredita que vale a pena trazer esses profissionais para o seu time?
Um dos canais mais explorados pelos Personal Shoppers para aproximar o relacionamento com os clientes e vender mais é o WhatsApp.
Assim sendo, para complementar o seu conhecimento, sugerimos que leia outro artigo aqui do Blog com o título “Como ser um bom vendedor pelo WhatsApp“.
Esperamos que goste. Até breve!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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