Investir em tecnologia e inovação não é algo trivial, especialmente, quando se fala de plataformas de automação de marketing ou de um CRM, por exemplo.

Em boa parte das vezes, o varejista não compreende como o software funciona e/ou não sabe quais resultados pode esperar a partir do momento em que a ferramenta já estiver operando.

Se este é o seu cenário, continue a leitura, pois nós vamos “desmistificar” algumas questões importantes com este artigo.

Vem com a gente conferir?

O case de sucesso da Amazon

Para começar as reflexões, vamos partir por um dos maiores cases de sucesso do mercado; o da Amazon.

A empresa começou pequena. Seu fundador, Jeff Bezos, tinha 30 anos quando largou Wall Street, mudou-se para Seattle e resolveu inovar em um mercado bem tradicional: livros.

Em 6 anos, Bezos previa faturar US$1 bi, mas conseguiu, um ano antes, chegar a US$1,6 bilhões, com 8,4 milhões de clientes.

A história é tão bacana que virou livro: “A Loja de Tudo”. O autor, Brad Stone, resumiu assim a forma como a Amazon inovou:

“Você não precisa mais pegar filas ou dirigir até uma loja. Bastam apenas alguns cliques. Além disso, com o algoritmo de sugestão, ele descobriu um jeito das lojas saberem o que o cliente quer”.

Tecnologia é coisa séria para a gigante do e-commerce.

A Amazon é hoje a empresa que mais investe em inovação no mundo segundo a 13ª edição do Global Innovation 1000, estudo realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC.

Lista de empresas que mais investem em inovação no mundo

A pesquisa mostra que a Amazon investe quase 12% do faturamento em inovação. Sei que você ainda não fatura US$ 16 bilhões, mas qual percentual da sua receita hoje é colocado em tecnologia?

Depois que fizer este cálculo, continua lendo este post. Vamos falar mais sobre algumas tecnologias para Varejo que você precisa conhecer mais a fundo se quiser continuar no mercado.

Quando contratar uma ferramenta de CRM?

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta que vai te ajudar a gerenciar seu relacionamento com o cliente, como o próprio nome sugere.

É indicado que você faça esse investimento quando tiver a necessidade de conhecer melhor o perfil do seu cliente, sua jornada de compra, para que possa direcionar melhor sua comunicação com ele.

Essa tecnologia vai te possibilitar conversar com a sua base de maneira segmentada e personalizada, criar um relacionamento, fidelizar mais clientes e incentivar a recompra, ou seja: vender mais para seus clientes. É justamente aí que o investimento se justifica.

Com uma ferramenta como essa você consegue integrar o online com o offline e ter uma visão única do seu cliente.

Isso é importante porque o seu cliente pode navegar no seu site e “namorar” algum produto, mas apenas finalizar essa compra na sua loja física.

Entender essa jornada de compra é saber como impactá-lo da forma correta e na hora certa, que se traduz em maior engajamento com a sua marca.

Outro benefício desse tipo de solução é poder mensurar os resultados das suas campanhas em tempo real e de forma muito mais detalhada que o Google Analytics.

Outras métricas como Receita Influenciada, Last Click, ARES, podem ser facilmente mensuradas.

Assim você acompanha mais de perto seus resultados e entende se o investimento está gerando lucros. Isso te dá mais autonomia na tomada de decisão.

E-mail marketing

De posse de um CRM Omnichannel, uma das primeiras estratégias que você poderá explorar para aumentar a receita é o e-mail marketing.

Inclusive, se você já cadastra seus clientes no e-commerce e nas lojas físicas, temos uma boa notícia: você pode começar a enviar e-mails marketing hoje mesmo.

Para ter um bom resultado com o e-mail é preciso que você se atente para as boas práticas, respeite o tempo do seu cliente, personalize bem suas campanhas e, principalmente, entenda que não é uma estratégia que vai te dar um retorno imediato (na maioria das vezes).

É preciso construir um relacionamento com seus clientes primeiro, encontrar o tom dos seus e-mails assim como o melhor período para mandá-los. Isso você só vai conseguir descobrir com o tempo e com muitos testes.

Segmentação da base de clientes

Outra possibilidade do CRM é realizar a segmentação da base de clientes.

Inicie fazendo segmentos mais simples como, por exemplo, agrupando o público por gênero, localização e/ou idade.

Com a evolução da estratégia, aperfeiçoe os segmentos agregando mais características do público e/ou comportamentos de navegação na loja virtual.

Quando você já estiver familiarizado com essa tarefa, é hora de automatizar outros formatos de campanhas, para que você poupe esforços do seu time – sem perder resultado.

Automação de outros canais de comunicação

Depois que você já estiver com réguas de relacionamento automatizadas, ou seja, vale a pena olhar para outros canais e diversificar seu contato com o cliente.

O SMS para e-commerce, por exemplo, tem sido um ótimo canal.

Como sabemos que a primeira tela das pessoas na internet é o celular, existem grandes chances do seu cliente visualizar a maior parte dos SMSs.

Vale lembrar que para usar esse canal é preciso muita cautela. Mensagens todos os dias podem acabar “cansando” o cliente, ao invés de engajá-lo.

Ainda falando sobre o mobile, sua inovação pode estar em um aplicativo. Muitas marcas já tem um App e interagem com seus clientes através dele.

A Track&Field criou um App para que os clientes acompanhem os eventos de esporte promovidos por eles, o que gera bastante engajamento com a marca

Além de ter um App com o calendário de eventos, os clientes também recebem pushs da marca, que aparecem como uma notificação no celular, convocando para os próximos eventos, entre outros assuntos relacionados.

Não tenha medo de investir em tecnologia!

Não tenha medo de investir em tecnologias novas para o seu negócio.

Acompanhe de perto os resultados, faça mudanças de estratégia quando for necessário, mas invista aos poucos em tecnologia.

Faça a sua marca crescer aos poucos, dando passos em direção à uma comunicação personalizada e menos genérica.

Uma ferramenta de CRM pode fazer com que esse trabalho se torne mais simples e gere mais resultados.

Você consegue imaginar um mundo sem a Amazon? Sem a Apple? Sem a Samsung?

Existem muitas outras marcas top of mind que acredito que você não conseguiria imaginar um mundo sem. O que elas tem em comum? Grandes investimentos em tecnologia e em inovação.

E você? Já faz algum investimento? Tem valido à pena? Conte para a gente nos comentários!

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Se este é o seu cenário, continue a leitura, pois nós vamos “desmistificar” algumas questões importantes com este artigo.

Vem com a gente conferir?

O case de sucesso da Amazon

Para começar as reflexões, vamos partir por um dos maiores cases de sucesso do mercado; o da Amazon.

A empresa começou pequena. Seu fundador, Jeff Bezos, tinha 30 anos quando largou Wall Street, mudou-se para Seattle e resolveu inovar em um mercado bem tradicional: livros.

Em 6 anos, Bezos previa faturar US$1 bi, mas conseguiu, um ano antes, chegar a US$1,6 bilhões, com 8,4 milhões de clientes.

A história é tão bacana que virou livro: “A Loja de Tudo”. O autor, Brad Stone, resumiu assim a forma como a Amazon inovou:

“Você não precisa mais pegar filas ou dirigir até uma loja. Bastam apenas alguns cliques. Além disso, com o algoritmo de sugestão, ele descobriu um jeito das lojas saberem o que o cliente quer”.

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Quando contratar uma ferramenta de CRM?

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta que vai te ajudar a gerenciar seu relacionamento com o cliente, como o próprio nome sugere.

É indicado que você faça esse investimento quando tiver a necessidade de conhecer melhor o perfil do seu cliente, sua jornada de compra, para que possa direcionar melhor sua comunicação com ele.

Essa tecnologia vai te possibilitar conversar com a sua base de maneira segmentada e personalizada, criar um relacionamento, fidelizar mais clientes e incentivar a recompra, ou seja: vender mais para seus clientes. É justamente aí que o investimento se justifica.

Com uma ferramenta como essa você consegue integrar o online com o offline e ter uma visão única do seu cliente.

Isso é importante porque o seu cliente pode navegar no seu site e “namorar” algum produto, mas apenas finalizar essa compra na sua loja física.

Entender essa jornada de compra é saber como impactá-lo da forma correta e na hora certa, que se traduz em maior engajamento com a sua marca.

Outro benefício desse tipo de solução é poder mensurar os resultados das suas campanhas em tempo real e de forma muito mais detalhada que o Google Analytics.

Outras métricas como Receita Influenciada, Last Click, ARES, podem ser facilmente mensuradas.

Assim você acompanha mais de perto seus resultados e entende se o investimento está gerando lucros. Isso te dá mais autonomia na tomada de decisão.

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De posse de um CRM Omnichannel, uma das primeiras estratégias que você poderá explorar para aumentar a receita é o e-mail marketing.

Inclusive, se você já cadastra seus clientes no e-commerce e nas lojas físicas, temos uma boa notícia: você pode começar a enviar e-mails marketing hoje mesmo.

Para ter um bom resultado com o e-mail é preciso que você se atente para as boas práticas, respeite o tempo do seu cliente, personalize bem suas campanhas e, principalmente, entenda que não é uma estratégia que vai te dar um retorno imediato (na maioria das vezes).

É preciso construir um relacionamento com seus clientes primeiro, encontrar o tom dos seus e-mails assim como o melhor período para mandá-los. Isso você só vai conseguir descobrir com o tempo e com muitos testes.

Segmentação da base de clientes

Outra possibilidade do CRM é realizar a segmentação da base de clientes.

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Quando você já estiver familiarizado com essa tarefa, é hora de automatizar outros formatos de campanhas, para que você poupe esforços do seu time – sem perder resultado.

Automação de outros canais de comunicação

Depois que você já estiver com réguas de relacionamento automatizadas, ou seja, vale a pena olhar para outros canais e diversificar seu contato com o cliente.

O SMS para e-commerce, por exemplo, tem sido um ótimo canal.

Como sabemos que a primeira tela das pessoas na internet é o celular, existem grandes chances do seu cliente visualizar a maior parte dos SMSs.

Vale lembrar que para usar esse canal é preciso muita cautela. Mensagens todos os dias podem acabar “cansando” o cliente, ao invés de engajá-lo.

Ainda falando sobre o mobile, sua inovação pode estar em um aplicativo. Muitas marcas já tem um App e interagem com seus clientes através dele.

A Track&Field criou um App para que os clientes acompanhem os eventos de esporte promovidos por eles, o que gera bastante engajamento com a marca

Além de ter um App com o calendário de eventos, os clientes também recebem pushs da marca, que aparecem como uma notificação no celular, convocando para os próximos eventos, entre outros assuntos relacionados.

Não tenha medo de investir em tecnologia!

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Acompanhe de perto os resultados, faça mudanças de estratégia quando for necessário, mas invista aos poucos em tecnologia.

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Uma ferramenta de CRM pode fazer com que esse trabalho se torne mais simples e gere mais resultados.

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